Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Linux Mint em Notebook que veio com W8


bgzavan

Posts recomendados

Estou tentando instalar o Linux Mint no meu notebook Asus x550 LN, porém mesmo depois de ter desabilitado o fast boot não encontrei a opção de desabilitar o UEFI, acho que consegui fazer ele dar boot pelo leitor de DVD porém ele não reconhece o DVD que eu gravei Será que a gravação não está boa ou é problema do Windows 8(atualizei pro 10).

Me ajudem por favor, fiz pesquisas em vários lugares e nada até agora.

Não queria ter que formatar o Windows, alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não!! 

 

não se deve extrair o arquivo .iso

 

podes gravar a imagem iso diretamente no dvd usando o CdBurnerXp:

 

http://download.cdburnerxp.se/minimal/0bd4113b720e9d014e85e6a6a7108cbe/564d18ed/cdbxp_setup_4.5.6.5931_x64_minimal.exe

 

ou criar um pendrive bootável utilizando o Rufus: https://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.5.exe

 

Obs. se escolher a opção do Pendrive, o mesmo deverá está em formato Fat32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for usar o pendrive, tente gravar no Rufus. Ele pode gravar tanto no modo que você gravaria em outro linux (método dd, mais efetivo, cria uma partição no pendrive, o Windows não consegue lê-la diretamente) e o método de cópia mesmo, que extrai os conteúdos da iso e marca a partição/ disco como boot.

O Rufus tambpem é compatível com UEFI (GPT) e também pode gravar mídias de instalação Windows nos pendrives.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja se encontra na bios como mudar para IDE a fim de reconhecer o leitor de dvd, se não conseguir crie um pen e de o boot pela usb.

 

Não faça isso. O kernel suporta AHCI há milhões de anos. O modo IDE é obsoleto e não deve ser usado. A questão é apenas configurar o firmware para iniciar a partir do leitor óptico (em UEFI, sem usar o modo Legacy) e fazer o instalador do Mint instalar e configurar corretamente o GRUB -- o que ele deveria fazer, em teoria, automaticamente quando completada a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faça isso. O kernel suporta AHCI há milhões de anos. O modo IDE é obsoleto e não deve ser usado. A questão é apenas configurar o firmware para iniciar a partir do leitor óptico (em UEFI, sem usar o modo Legacy) e fazer o instalador do Mint instalar e configurar corretamente o GRUB -- o que ele deveria fazer, em teoria, automaticamente quando completada a instalação.

Eu tive um NB ACER que só reconhecia assim, ele veio com o W8 instalado, eu criei as midias de recupeação e instalei o XP, depois resolvi vender ai reinstalei o original com elas, no meu caso era pegar ou largar... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive problemas pois o Secure Boot não reconhece a assinatura do Linux Mint no meu notebook, só do Ubuntu, Mas em breve desativarei essa ferramenta porque sonho em mandar no meu note um Debian (ou quem sabe um Kali?), mas ainda não me responderam se o Windows 10 continuaria funcionando com a desativação do Secure Boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tive problemas pois o Secure Boot não reconhece a assinatura do Linux Mint no meu notebook, só do Ubuntu, Mas em breve desativarei essa ferramenta porque sonho em mandar no meu note um Debian (ou quem sabe um Kali?), mas ainda não me responderam se o Windows 10 continuaria funcionando com a desativação do Secure Boot.

 

Funciona sem problema, basta manter o modo UEFI ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funciona sem problema, basta manter o modo UEFI ativo.

Então quer dizer que é só desligar o Secure Boot na UEFI, nem precisa de mexer naquela coisa nojenta do PowerShell?

Vou então desligar esse SecureBoot e enfiar um Debian Jessie nele para fazer o dual boot com o Windows 10. (Fazer um backup e gravar uma mídia de instalação do Windows 10 antes, afinal, tudo pode aontecer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...