Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

LIguei o positivo e negativo invertido de uma placa bluetooth, poderiam me ajudar a identificar quais componentes preciso trocar para tentar recuperá-la.

Obrigado.

a placa é essa da foto

20151129_142326.jpg?psid=1

Postado

Não filho, você que não entendeu, isso ai não é eletrônica analógica que inverte o polo troca dois diodos e um capacitor que funciona de novo, esses processadores já eram, não são feitos para nem de longe aguentarem polaridade reversa... queimo tudo ai... Então sim, o faller esta certo, tem que trocar tudo  

Postado

Não filho, você que não entendeu, isso ai não é eletrônica analógica que inverte o polo troca dois diodos e um capacitor que funciona de novo, esses processadores já eram, não são feitos para nem de longe aguentarem polaridade reversa... queimo tudo ai... Então sim, o faller esta certo, tem que trocar tudo  

Por acaso há alguma possibilidade de trocando somente a base, funcionar?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694525140-base-interface-para-modulo-bluethooth-hc05-hc06-para-arduino-_JM

Postado

Não, a base é o que ainda esta funcionando ai, o problema são os processadores que provavelmente queimaram, o que vejo que pode ser feito ai é trocar o componente marcado como U1 e ver se por sorte ele queimou protegendo o resto....

• Membro VIP
Postado

Desculpa acho que postei minha duvida no fórum de Humor, queria ter postado no de eletronica.

É que somente TODOS os CI's potencialmente se danificaram. CI lógicos ou esses micro controladores geralmente toleram uma variação de tensão de +- 20% na alimentação.

Você aplicou uma tensão 100% oposta a que deveria aplicar. Isso significa um erro de 200%, o que achas??? .

Podes, se desejar, aproveitar aquela antena feita no impresso ai.. Só não me pergunte aonde enfiar a mesma...

Considere a experiência como sendo um aprendizado pago.. Não existem aulas que ensinam especificamente os danos causados pela inversão de polaridade.. Agora para você teve, e, espero, tenhas aprendido..

Postado

Não, a base é o que ainda esta funcionando ai, o problema são os processadores que provavelmente queimaram, o que vejo que pode ser feito ai é trocar o componente marcado como U1 e ver se por sorte ele queimou protegendo o resto....

Poderia me falar qual seria o nome desse componente marcado como U1? 

Procurei pelo datasheet desse modulo buetooth Crius, mas não encontrei.

Talvez optarei por comprar um novo, mas no merc. livre. Esse que queimei vem com HC-5 ou HC-6? 

Obrigado.

É que somente TODOS os CI's potencialmente se danificaram. CI lógicos ou esses micro controladores geralmente toleram uma variação de tensão de +- 20% na alimentação.

Você aplicou uma tensão 100% oposta a que deveria aplicar. Isso significa um erro de 200%, o que achas??? .

Podes, se desejar, aproveitar aquela antena feita no impresso ai.. Só não me pergunte aonde enfiar a mesma...

Considere a experiência como sendo um aprendizado pago.. Não existem aulas que ensinam especificamente os danos causados pela inversão de polaridade.. Agora para você teve, e, espero, tenhas aprendido..

Não há nada que desculpe a inversão de polaridade, vou pagar pelo erro...  mas eu já estava há algumas horas quebrando a cabeça para acessar esse modulo bluetooth utilizando uma placa FTDI que tinha acabado de comprar, e não dava comunicação (acho que ta com defeito, pois tentei programar um outro receptor e nada também), dai achei que iria funcionar utilizando a alimentacao de energia da placa FTDI e ligando o TX/RX num cabo serial (que utilizei para programar o receptor), dai na correria e cansado troquei os cabos. :(

Agora estou com dois problemas, tentar convencer a loja virtual brasileira que comprei a placa FTDI que este esta com problemas e arrumar esse modulo bluetooth, ou comprar ambos de novo em outro lugar. O modulo bluetooth veio da China. 

Postado

Por sorte danificaou só U1 mesmo. Ou nem. Ele aparenta ser um regulador 3V3. Tenta ver o que está impresso nele

Segue imagem, KB33

20151130_094624.jpg?psid=1

Colega na minha cidade não vou encontrar esse componente, pra falar a verdade nenhum componente eletrônico.

Onde posso garimpá-lo? Placa mãe de pc, de rede, me dá uma dica por favor.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Parece ser este

mic5205_285.jpg

Antes de trocar, meça 3V3 no pino 5. (entre pino 2 e 5). Pino 3 (EN) não pode ser zero. Prefira não ligar invertido de novo

Postado

Parece ser este

mic5205_285.jpg

Antes de trocar, meça 3V3 no pino 5. (entre pino 2 e 5). Pino 3 (EN) não pode ser zero. Prefira não ligar invertido de novo

Assim que chegar em casa vou testar, pode me indicar alguma loja virtual onde possa comprar esse componente? Ou alguma placa em que posso retirá-lo.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Não sei.... Mas não fique afoito. Vá com calma... Celulares, tablets, dispositivos usb e etc podem ter uma peça destas. Se tiver algum canibalizável...

Postado

Eu diria pra você remover esse ci, e no lugar da saída 3v3 dele alimetar direto com 3,3V. Se o módulo funcionar beleza, prossiga com a busca do ci pra trocar, senão nem adianta... só cuidado com a polaridade rsrs

Postado

Eu diria pra você remover esse ci, e no lugar da saída 3v3 dele alimetar direto com 3,3V. Se o módulo funcionar beleza, prossiga com a busca do ci pra trocar, senão nem adianta... só cuidado com a polaridade rsrs

FelipeZ sou leigo então vamos lá... desoldo esse componente MIC5205 da placa, dai utilizo a saída 3,3V de uma fonte de PC e soldo no ponto onde estava a perninha "5" do MIC5205, dai conecto o cabinho GND (preto da placa) no GND da fonte de PC. Se ligar vou garimpar esse componente na vizinha. É isso?

Aproveitando onde vocês compram componentes eletronicos na internet? Tem alguma loja brasileira que tem de tudo?

Obrigado.

Postado

A princípio é isso aí mesmo. Qunto a loja, acho difícil você achar algum lugar que venda esses componentes smd específicos assim, naturalmente não se usa isso aí a nível de hobby ou pequenas implementações a não ser em aplicações muito específicas

Postado

A princípio é isso aí mesmo. Qunto a loja, acho difícil você achar algum lugar que venda esses componentes smd específicos assim, naturalmente não se usa isso aí a nível de hobby ou pequenas implementações a não ser em aplicações muito específicas

Eu tostei um arduino nano outro dia... será que tem conserto? kkk

FelipeZ, se possível me ajude nesse tópico também: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1143149-imax-b6-com-connection-break/

Obs: esse tostou sozinho hein.

• Membro VIP
Postado

Eu tostei um arduino nano outro dia... será que tem conserto? kkk

FelipeZ, se possível me ajude nesse tópico também: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1143149-imax-b6-com-connection-break/

Obs: esse tostou sozinho hein.

Você é o tipo de sujeito que jamais poderia pensar em trabalhar numa fábrica de fogos de artifício, pois nessa sua teoria de tentativa erro poderia colocar a fábrica pelos ares..

Mas não se espante.. Tem alguns que se focam em aprender como fazer para resolver algum problema e você só tem se focado em como não fazer para tentar consertar. A diferença é pequena, o custo, esse sim, poderá ser bastante diferente.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!