Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei de gabinete, peguei um Corsair 600t e vou colocar 4 fans na lateral do gabinete, porém eu comprei uma Corsair Quiet Edition de 120mm 1500rpm para o meu antigo gabinete, mas não vou comprar mais 3 dessas, e sim 4 diferentes, e eu queria saber quais as melhores Fans CxC. E eu tenho que levar em consideração o rpm? 

Postado

No outro tópico eu sugeri o fan da Noctua. É mais caro, porém, é tido como um dos melhores e mais silenciosos.

Pesquise pela Noctua no Google no YT.

Estão disponíveis na WAZ.

O seu gabinete novo possui controlador de FAN?

Eu estou pensando seriamente em comprar um. São vários Fans ligados...é bom ter um controle maior deles.

Só não sei qual comprar...e se realmente valem esse investimento! rs

Postado

Se quiser um sistema de refrigeração eficiente, os cooler tem que serem em número par (metade para aspirar e metade para inspirar), todos iguais no que toca ao diâmetro, vazão, etc, a fim de criar um equilibrio na pressão porque o fluxo de ar que entra tem que ser igual ao que sai.

Se for colocar na tampa lateral, faça como "aspirador" porque se fizer como "expirar" irá puxar o ar para fora e prejudicar o cooler do processador uma vez que ele "joga" o ar em cima do dissipador e não expira como alguns pensam.

No meu modo de ver, a questão do processador, o ideal é instalar o duto na tampa lateral para que o cooler do processador possa aspirar ar fresco, com temperatura ambiente, uma vez que tudo dentro de um gabinete fera calor, então o ar usado no processador é aquecido ao passo que com o duto não.

• Curtir 1
Postado

@misterjohn

O colega está usando um H80i da Corsair, segundo postagem feita por ele ontem.

Nesse caso, o H80i já vem com dois fans para fazer o Push/Pull. Realmente, o melhor é instalar os fans adicionais puxando ar fresco para dentro do gabinete. 

Um fan do cooler vai puxar o ar de dentro (melhor resfriado pelos outros fans) e o outro vai jogar o ar quente fora.

É esse o raciocínio? 

Postado

No outro tópico eu sugeri o fan da Noctua. É mais caro, porém, é tido como um dos melhores e mais silenciosos.

Pesquise pela Noctua no Google no YT.

Estão disponíveis na WAZ.

O seu gabinete novo possui controlador de FAN?

Eu estou pensando seriamente em comprar um. São vários Fans ligados...é bom ter um controle maior deles.

Só não sei qual comprar...e se realmente valem esse investimento! rs

Esse gabinete da corsair 600t, vem com controlador de fans, além disso, vem com 3 fans instaladas. Frontal e superior de 20mm e traseida de 120mm.

Postado

Os fabricantes de equipamentos vivem "divorciados" dos fabricantes de hardware, em especial os de gabinete que fabricava modelos por exemplo com 3 baias de 3,5" mas só dava para usar uma ou duas no máximo devido os drivers de cd-rom baterem em peças nos slots como memórias por exemplo, outros apresentavam problemas coma fonte e o cooler.

Ainda continuam sem se preocupar do contrário não produziriam gabinetes com 3 fans, ainda desiguais

Os gabinetes atuais são grandes e alguns modelos possuem furinhos em vários lugares em especifico no topo, isso facilita a situação porque de acordo com a lei de física, o ar quente sobe e sai por esses furinhos por si então eu instalo no meu o que acho ideal, um ou dois no frontal, se couberem e um ou dois na traseira mas sempre respeitando a paridade, se couber dois na frente e apenas um atras ai coloco outro no local mais adequado, e o duto no processador, fazendo assim, já aproveito para dar um refresco nos hds que tenho (6) e ao ser aspirado na traseira, o fluxo de ar percorre todo o ambiente e refrigera tudo que está dentro dele.

Postado

Eu penso que colocar na lateral só se for para aspirar ar do ambiente para dentro uma vez que o fan do processador inspira o ar do interior do gabinete para o processador de modo que se voce colocar um na direção dele expirando. O ideal ainda no meu ponto de vista é instalar o duto na lateral assim o fan do processador puxa ar fresco de fora do gabinete.

voce já tem um desse: Corsair Quiet Edition de 120mm 1500rpm coloque na frente ou na traseira e compre outro igual um para cada operação.

Já viu isso: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1133285-case-mod-monstro/

Acho que foi erro de digitação onde diz 20 penso ser 120 mm,

Postado

Os reviews no Google apontam que é interessante a troca dos fans que acompanham o H80i.

Há melhora na performance e no nível de ruído.

Pode usar a linha "P" da Corsair. Se quiser algo ainda melhor (e mais caro), tem os fans da Noctua.

Vou colocar dois Noctua 140mm na parte superior do meu gabinete e um Noctua 120mm na parte inferior.

A configuração final ficará assim:

Superior: Noctua 2 x 140mm 

Frontal : Corsair 2 x 140mm  (já acompanham o gabinete)

Inferior: Nocuta 1 x 120mm

Traseira: Corsair 1 x 140mm (já acompanha o gabinete)

Os coolers da parte superior e frontal puxarão ar para dentro do gabinete.

Os coolers da parte inferior e traseira puxarão ar para fora do gabinete.

Vou usar um CPU cooler da Noctua, o NH U12s. Acredito que consiga melhorar um pouco a performance dele, mantendo o gabinete bem resfriado, já que minha GPU tem 3 fans e joga esse ar para dentro do gabinete!

Sobre os fans, o Noctua AF 14 e AF15 (ambos de 140mm) são mais silenciosos e com melhor desempenho que os fans da Corsair. Agora...são um pouco mais caros...cerca de R$ 30 a mais.

@misterjohn

Você aconselha o uso de um controlador de fans dedicado?

Postado

Os reviews no Google apontam que é interessante a troca dos fans que acompanham o H80i.

Há melhora na performance e no nível de ruído.

Pode usar a linha "P" da Corsair. Se quiser algo ainda melhor (e mais caro), tem os fans da Noctua.

Vou colocar dois Noctua 140mm na parte superior do meu gabinete e um Noctua 120mm na parte inferior.

A configuração final ficará assim:

Superior: Noctua 2 x 140mm 

Frontal : Corsair 2 x 140mm  (já acompanham o gabinete)

Inferior: Nocuta 1 x 120mm

Traseira: Corsair 1 x 140mm (já acompanha o gabinete)

Os coolers da parte superior e frontal puxarão ar para dentro do gabinete.

Os coolers da parte inferior e traseira puxarão ar para fora do gabinete.

Vou usar um CPU cooler da Noctua, o NH U12s. Acredito que consiga melhorar um pouco a performance dele, mantendo o gabinete bem resfriado, já que minha GPU tem 3 fans e joga esse ar para dentro do gabinete!

Sobre os fans, o Noctua AF 14 e AF15 (ambos de 140mm) são mais silenciosos e com melhor desempenho que os fans da Corsair. Agora...são um pouco mais caros...cerca de R$ 30 a mais.

@misterjohn

Nessa imagem mostra como deve ser organizados as fans no gabinete, pelas leis da física o ar quente tende a subir, então se voc~e colcoar as superiores para jogar o ar de fora para dentro ficaria muito ar no gabinete. 

Phantom_410.jpg?1383747730

Valeria a penas trocar então minhas fans do h80i por duas dessas? Ou valeria a pena trocar por outra com mais rpm?

http://www.shoptime.com.br/produto/9143796/ventoinha-cooler-12cm-noctua-nf-s12a-flx 

Postado

O que importa na ventoinha usada em resfriamento direto é a capacidade de pressão estática. Por isso a Corsair mantém duas linhas de fans.

No caso da Noctua, o modelo recomendado é o que acompanha o cooler da marca: NF F-12PWM.

Pensando melhor...embora eu tenha indicado o fan da Noctua, acho que é mais jogo comprar o Corsair. Assim, você não terá nenhum tipo de dúvida caso preciso acionar a garantia (vai que aleguem que você usou um produto de outra marca, etc,etc, etc...).

Pegue o Corsair da linha SP.

http://www.corsair.com/pt-br/air-series-sp140-led-green-high-static-pressure-140mm-fan

Eu estou verificando bem essa questão de posicionamento de fans.

Não há uma regra específica para isso e as variáveis são enormes.

O ar quente tende a subir. Isso é uma consequência advinda da diminuição da densidade com a elevação da temperatura.

Porém, há "n" fatores que influenciarão o resfriamento do gabinete.

Alguns poucos exemplos:

1- Design interno do gabinete

2- Design dos componentes das peças instaladas no gabinete

3- Design dos fans

4- Velocidade dos fans

E por aí vai...rs

Além disso, é preciso pesar a questão da sujeira. Em ambos os cenários (gabinete com pressão positiva, ou, negativa) o pó se acumulará, porém, de formas diferentes.

Nem sempre a melhor performance em temperatura, será a melhor para durabilidade dos componentes...e é preciso cuidado com a fonte, que também possui seu próprio fan!

O assunto é bem bacana!

• Curtir 1
Postado

Sou contra isso, meu primeiro cooler da Thermaltake fazia o barulho de um motor de bomba d'agua, eu tinha um sobrado, o pc ficou na sala por causa do barulho, mesmo assim o ruido era ouvido no pavimento superior,  veio com controlador mas eu nunca usei porque quem sabe quanto necessita de refrigeração é o processador e não eu.

Olha o barulhento abaixo, mas isso faz tempo:

http://yusoft.kulichki.com/russian/doc/Coolers-Socket-A-ttake.jpg

Postado

Ah sim, o fan do cooler do processador é melhor deixar quietinho para quem não vai fazer overclock e não precisa cuidar dos parâmetros.

Refiro-me ao uso do controlador para os fans do gabinete!

A minha ideia inicial é, estando a GPU e CPU com  temperaturas controladas, controlar os fans do gabinete para a configuração com menor rotação possível, mantendo a temperatura.

Postado

Este assunto há muitas controvérsias, precisa analisar todo o contexto para ver qual é a melhor forma. O meu não colocarei mais nenhuma fans. Olha este link, esta fan ajudaria http://www.submarino.com.br/produto/9910734/cooler-corsair-air-series-para-gabinetes-sp120-performance-edition-high-static-120mm-co-9050007-ww, não achei aquele do link que me mandou para vender aqui no BR

Postado

É esse Corsair mesmo. O outro fan da Noctua não tem...a única loja que vende é a WAZ.

Como falei, as vezes é melhor manter tudo dentro da mesma marca.

Esse fan é mais silencioso (diferença grande!) e com rendimento melhor que o que acompanha o cooler.

Postado

É esse Corsair mesmo. O outro fan da Noctua não tem...a única loja que vende é a WAZ.

Como falei, as vezes é melhor manter tudo dentro da mesma marca.

Esse fan é mais silencioso (diferença grande!) e com rendimento melhor que o que acompanha o cooler.

Vou comprar duas dessas, além disso, fica visualmente mais bonita que a Noctua. Essa fans, ela é LED? a do link que te mandei. 

Outra coisa, quando eu for instalar a fan no radiador, como tem que estar viradas? o ar em uma direção

Postado

Essa do Submarino não é a versão com LED. Acho que só encontrará no Mercado Livre a versão com LED. 

A ideia (que segue a regra geral) na instalação é o "Push/Pull".

O fan que ficará para dentro do gabinete puxará o ar do mesmo, enquanto o fan que ficará na grade do gabinete, empurrará o ar quente para fora.

Agora...há quem faça o contrário e instale o sistema puxando ar de fora do gabinete e jogando o ar quente para dentro (como a placa de vídeo faz)...o que demandará melhor sistema de refrigeração no gabinete!

Postado

Essa do Submarino não é a versão com LED. Acho que só encontrará no Mercado Livre a versão com LED. 

A ideia (que segue a regra geral) na instalação é o "Push/Pull".

O fan que ficará para dentro do gabinete puxará o ar do mesmo, enquanto o fan que ficará na grade do gabinete, empurrará o ar quente para fora.

Agora...há quem faça o contrário e instale o sistema puxando ar de fora do gabinete e jogando o ar quente para dentro (como a placa de vídeo faz)...o que demandará melhor sistema de refrigeração no gabinete!

Então qual é a melhor maneira? 

Apenas para eu entender o sistema, o modo correto é, as duas puxando o ar de dentro do gabinete para fora (exaustão), correto? 

Para o meu gabinete, 600t, esta forma está 100%?

Postado

Ah sim, o fan do cooler do processador é melhor deixar quietinho para quem não vai fazer overclock e não precisa cuidar dos parâmetros.

Refiro-me ao uso do controlador para os fans do gabinete!

A minha ideia inicial é, estando a GPU e CPU com  temperaturas controladas, controlar os fans do gabinete para a configuração com menor rotação possível, mantendo a temperatura.

Os fãns do gabinete "são mudos" pelo menos os meus....

Postado

Os fãns do gabinete "são mudos" pelo menos os meus....

Os meus deixo na velocidade total, inclusive o cooler box, então faz um barulhinho, e quanto ativo o MSI After Burne, minha placa de vídeo parece que vai levantar vôo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!