Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

@matheuslealv Basicamente fila  só permite um sentido de entrada de elementos "FIFO"   First In, First Out

Já o vetor(arrays) é um conjunto de elementos.. que pode ser manipulado.. como tirar um elemento do inicio e por no fim.. ou tirar um elemento do meio e por no início...  e assim por diante.  esta é a principal diferença.

Postado

@dif Eu esqueci de um detalhe ushduds estou me referindo ao vector (vetor dinâmico) mas agora que parei pra pensar tem a mesma diferença ... A manipulação dos elementos que não necessariamente estão em uma das "pontas"... valeu

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Resumidamente um vetor é uma estrutura de armazenamento (variáveis) e uma fila é uma forma de gerenciamento de armazenamento (comportar-se como uma fila)... Fila é um conceito! Assim como também temos a Pilhas e as Listas...

Uma Fila seria um vetor com auto-gerenciamento, nesse sentido aplicando o já citado FIFO...  (já a pilha usa o LIFO, por exemplo)

Veja, se quero inserir um elemento no Fila, apenas chamo o comando correspondente e envio o que quero, daí a "fila" que vai gerenciar em que lugar vai ficar, ou se tem espaço ou não, etc.

Dá mesma forma, se quero o primeiro da fila, apenas chamo o procedimento correspondente e ele me traz (se existir é claro) e automaticamente faz com que o "segundo" passe a ser o primeiro... ou seja, o gerenciamento da fila é feito por ela mesma... 

Então, seria possível ter um fila usando um vetor (simples), ou usando um vetor dinâmico... o primeiro teria uma quantidade fixada de posições disponível e o segundo seria alocado dinamicamente....

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...