Ir ao conteúdo

AMD Phenom II x4 955 3.20GHz Black Edition, temperatura ideal ou muito alta?

Posts recomendados

Postado

Olá, estou anexando 2 screen, uma mostrando a temperatura do meu PC na área de trabalho ouvindo musica e na interne normal, Processador fica 50c gabinete aberto as vezes 45c, raramente e fechado chega a 55c, já jogando Witcher 3, Assassin's Creed Syndicate, Fallout 4, GTA V todos esses no ultra 1920x1080, fica 65c gabinete fechado, aberto fica 60c. VGA é de boa até, placa de vídeo temperatura baixa e eu uso o EVGA Precision X para regular cooler dela, exemplo: 50c Cooler fica 60%, 60c, cooler fica 70%, e assim vai indo, agora é normal essa temperatura do meu processador? Dizem que é mas eu realmente queria saber isso? Tenho a Placa mãe e Processador desde 2011 e nunca deu problema, mas gostaria e saber. Na imagens vocês podem ver temperatura e minha configuração. meu Cooler do processador é um da Coolermaster T2, placa mãe é a M4A88T-V Evo/USB3, processador é AMD Phenom II x4 955 3.20GHz Black Edition, uso pasta térmica da Artic, cinza.

Postado

Para um Phenom é normal. Mas se você quer mudar o padrão do esquentadinho, sugiro comprar um bom air cooler como o zalman cnps9900, cnps10x extreme ou então um watercooler como o h75 da corsair.

Seu cooler não é ruim, os citados acima são mais eficientes, no caso do air cooler, o cnps10x extreme é uma ótima escolha.

ps: seu gabinete tem que ter suporte para ventoinhas de 120mm, caso contrario o tamanho dos air coolers acima citados podem esbarrar na tampa. Se a escolha for o Watercooler, se torna incompatível pelas ventoinhas do mesmo serem de 120mm cada uma.

Postado
16 horas atrás, LetalWeapon disse:

Para um Phenom é normal. Mas se você quer mudar o padrão do esquentadinho, sugiro comprar um bom air cooler como o zalman cnps9900, cnps10x extreme ou então um watercooler como o h75 da corsair.

Seu cooler não é ruim, os citados acima são mais eficientes, no caso do air cooler, o cnps10x extreme é uma ótima escolha.

ps: seu gabinete tem que ter suporte para ventoinhas de 120mm, caso contrario o tamanho dos air coolers acima citados podem esbarrar na tampa. Se a escolha for o Watercooler, se torna incompatível pelas ventoinhas do mesmo serem de 120mm cada uma.

Hmm entendi, meu gabinete e um PCyes Tiger Preto com Led azul. Nome dele

6 horas atrás, oldnoob disse:

@DragonSoldierGamer ,depois de tudo que o @LetalWeapon falou,eu pergunto: já trocou alguma vez a pasta térmica?Se sim,tudo bem,se não,é hora de fazê-lo.

Boa sorte!

Eu troco a pasta termica de 5 em 5 meses quando limpo o PC ou de 6 em 6, toda semana uso soprador de ar para tirar pó, não deixo acumular muito

Postado

@DragonSoldierGamer ,então tá safo,man!!

Nesse caso é só regular a entrada e saída do fluxo de ar,calibrando a velocidade das ventoinhas do gabinete.

Entrada um pouco mais forte e saída um pouco mais fraca(meu jeito),além de ver se alguma coisa impede o caminho natural do ar frio na placa de vídeo.

Boa sorte!

Postado
12 horas atrás, oldnoob disse:

@DragonSoldierGamer ,então tá safo,man!!

Nesse caso é só regular a entrada e saída do fluxo de ar,calibrando a velocidade das ventoinhas do gabinete.

Entrada um pouco mais forte e saída um pouco mais fraca(meu jeito),além de ver se alguma coisa impede o caminho natural do ar frio na placa de vídeo.

Boa sorte!

Relugar voce diz? Eu tenho um Cooler 12x12 na frente que puxa ar de fora para dentro, outro cooler 12x12 que puxar o ar de dentro para fora e outro Cooler em cima que puxar o ar de dentro para fora também, apenas 3 entradas de ar, gabinete é o PCyes Tiger Preto com Led

@oldnoob Ou tem como aumentar a velocidade deles no BIOS? Não sei mexer muito por lá

Postado

@DragonSoldierGamer ,tem como aumentar sim,chefe! voce só tem que acessar o manula da sua placa de vídeo na internet,entra no site da sua placa mãe e vê como acessa as opções de ajuste de fan na bios.Como eu disse,o fluxo de ar entrando tem que ser (meu jeito,pode ter algum melhor),igual ou maior que o fluxo de ar saindo.Se voce tem 2 fans saindo rodando na mesma velocidade de apenas 1 que esta mandando ar pra dentro,voce tem 2 opções:

1- aumenta a rotação do fan de entrada e diminui a rotação dos fans de saída.

2- apenas diminui a rotação dos fans de saída,se estiverem muito fortes.

Surgiu um terceira opção:

Desligar o fan que puxa ar de cima,pois pode ser que ele esteja impedindo o ar frio de passar pelo cooler do processador.Principalmente se ele fica "antes" do processador.Explico: se ele fica mais perto da parte da frente do que o processador fica em relação à frente do PC.Se for isso,ele suga o ar frio antes que ele passe pelo cooler do processador,impedindo o mmesmo de esfriar .

Dá uma desligada nele e vê se melhora,só no fan de cima,o de trás deixa rolando,e faça o fan da frente mais rápido que o fan de trás.

Boa sorte!

Postado
2 horas atrás, oldnoob disse:

@DragonSoldierGamer ,tem como aumentar sim,chefe! voce só tem que acessar o manula da sua placa de vídeo na internet,entra no site da sua placa mãe e vê como acessa as opções de ajuste de fan na bios.Como eu disse,o fluxo de ar entrando tem que ser (meu jeito,pode ter algum melhor),igual ou maior que o fluxo de ar saindo.Se voce tem 2 fans saindo rodando na mesma velocidade de apenas 1 que esta mandando ar pra dentro,voce tem 2 opções:

1- aumenta a rotação do fan de entrada e diminui a rotação dos fans de saída.

2- apenas diminui a rotação dos fans de saída,se estiverem muito fortes.

Surgiu um terceira opção:

Desligar o fan que puxa ar de cima,pois pode ser que ele esteja impedindo o ar frio de passar pelo cooler do processador.Principalmente se ele fica "antes" do processador.Explico: se ele fica mais perto da parte da frente do que o processador fica em relação à frente do PC.Se for isso,ele suga o ar frio antes que ele passe pelo cooler do processador,impedindo o mmesmo de esfriar .

Dá uma desligada nele e vê se melhora,só no fan de cima,o de trás deixa rolando,e faça o fan da frente mais rápido que o fan de trás.

Boa sorte!

Bom, ajudo bastante, valeu mesmo, mas assim a VGA eu uso programa chamado EVGA Precision X a placa de vídeo é de boa, agora sobre os fans você entendeu errado, 1fan 12x12 na frente, puxando o ar de FORA para DENTRO e um fan 12x12 puxando o de DENTRO para FORA e um fan 12x12 em cima também puxando o ar de DENTRO para FORA, agora assim eu nunca achei nada sobre minha placa mãe, se poder ajudar, M4A88T-V EVO/USB3 já procurei vídeo e nunca achei nada

Postado

@DragonSoldierGamer ,não é vídeo,é o manual da sua placa mãe,em PDF.voce baixa e lê ele.Deve ter lá os comandos sobre conectar fans.

Sobre seu gabinete,eu entendi sim,só estou falando para voce desativar o fan de cima,para ver se não é ele que tá sugando o fluxo de ar que vai em direção ao cooler do processador.

Lembre-se que o ar deve entrar pela parte de baixo,onde é mais frio,e sair pela parte traseira superior,por isso os fans.

Entrando ar mais forte do que saindo,garante uma boa circulação de ar frio,mas voce é que sabe.

Boa sorte!

Postado
21 horas atrás, oldnoob disse:

@DragonSoldierGamer ,não é vídeo,é o manual da sua placa mãe,em PDF.voce baixa e lê ele.Deve ter lá os comandos sobre conectar fans.

Sobre seu gabinete,eu entendi sim,só estou falando para voce desativar o fan de cima,para ver se não é ele que tá sugando o fluxo de ar que vai em direção ao cooler do processador.

Lembre-se que o ar deve entrar pela parte de baixo,onde é mais frio,e sair pela parte traseira superior,por isso os fans.

Entrando ar mais forte do que saindo,garante uma boa circulação de ar frio,mas voce é que sabe.

Boa sorte!

Meu cooler da parte de cima ouxa ar do t2 que ta saindo por exemplo: ar entra pela frente e cooler t2 puxa ar e solta para atrás, esse atrás é a parte de cima do gabinete aí que cooler puxa de dentro para fora, aqui imagens dele , o cooler da VGA só fuciona acima de 60c, EVGA GTX 960 4gb ACR 2.0 algo assim. Mas uso EVGA Precision X para deixar cooler ligado porque placa na desktop a 50c é pedir para queimar mais rápido, ai ela fica 30-35c cooler em 40℅, de boa né? Usar assim? Aí 50c vai para 60% e assim adiante

Postado

@DragonSoldierGamer ,voce pode melhorar a temperatura do PC simplesmente mudando a posição do cooler do processador.

O cooler do processador está puxando ar quente que vem da placa de vídeo,por isso está esquentando.

voce deve mudar a posição do cooler para ele soprar ar quente em direção à parte de trás do gabinete,ou seja,na direção da ventoinha AZUL.Se fizer isso,pode deixar a ventoinha de cima,VERMELHA,rodando bem devagar,só para retirar algum ar quente que tiver.

E a ventoinha AZUL deve rodar mais rápido que a VERMELHA.

Por isso que seu cooler de processador não está baixando a temperatura: tá sugando ar quente da GA,só isso.

Seria bom também se voce pusesse um cooler LATERAL,na parte de baixo( teria que furar a tampa lateral),mas voce pode aumentar a rotação do fan (ventoinha) da frente,porque pela foto parece que seu gabinete tem muita coisa impedindo um bom fluxo de ar,como HD's,pois parece mais de 1 HD.

Mesmo assim,mudando a posição do cooler do processador,a temperatura dele vai cair,faça o teste.

Boa sorte!

• Coordenador
Postado
10 horas atrás, DragonSoldierGamer disse:

Meu cooler da parte de cima ouxa ar do t2 que ta saindo por exemplo: ar entra pela frente e cooler t2 puxa ar e solta para atrás, esse atrás é a parte de cima do gabinete aí que cooler puxa de dentro para fora, aqui imagens dele , o cooler da VGA só fuciona acima de 60c, EVGA GTX 960 4gb ACR 2.0 algo assim. Mas uso EVGA Precision X para deixar cooler ligado porque placa na desktop a 50c é pedir para queimar mais rápido, ai ela fica 30-35c cooler em 40℅, de boa né? Usar assim? Aí 50c vai para 60% e assim adiantereceived_1513778772256273.jpeg.6a9cdab41

received_1513778768922940.jpeg

A placa é feita para suportar essas temperaturas. Ela fica com os fans parados porque é totalmente normal e seguro trabalhar assim. Foi programado desse jeito. Não tem nada a ver ela se manter a 50ºC com "queimar mais rápido". Isso é a temperatura normal de trabalho dela. É normal essas placas chegarem a 60ºC, 70ºC...

Não precisa alterar manualmente a rotação dos fans. E fans em 60%? Isso sim é querer um barulho infernal e desgastar fans mais rápido sem necessidade. Deixe a placa trabalhar em paz...

Postado

@Foxwalt Amigo a placa de video é assim, cooler ficam desligados até ela chegar a 60~65c entendeu? Estou na area de trabalho e ela está a 50c cooler desligado @_@ eu uso o EVGA Precision X para deixar cooler ligado, ela fica 30~35c na area de trabalho com cooler ligado velocidade do cooler 40% ai quando eu jogo tempetaratura aumenta, claro: 50C=60% velocidade, 60c=70% velocidade, 80, 90... Enfim o problema aqui não é a VGA, embora sim, VGA vai diminuir tempo de video util dela se eu ficar com ela 50c area de trabalho, é o que me dizem, comprei ela faz nem 3 dias.

1 hora atrás, oldnoob disse:

@DragonSoldierGamer ,voce pode melhorar a temperatura do PC simplesmente mudando a posição do cooler do processador.

O cooler do processador está puxando ar quente que vem da placa de vídeo,por isso está esquentando.

voce deve mudar a posição do cooler para ele soprar ar quente em direção à parte de trás do gabinete,ou seja,na direção da ventoinha AZUL.Se fizer isso,pode deixar a ventoinha de cima,VERMELHA,rodando bem devagar,só para retirar algum ar quente que tiver.

E a ventoinha AZUL deve rodar mais rápido que a VERMELHA.

Por isso que seu cooler de processador não está baixando a temperatura: tá sugando ar quente da GA,só isso.

Seria bom também se voce pusesse um cooler LATERAL,na parte de baixo( teria que furar a tampa lateral),mas voce pode aumentar a rotação do fan (ventoinha) da frente,porque pela foto parece que seu gabinete tem muita coisa impedindo um bom fluxo de ar,como HD's,pois parece mais de 1 HD.

Mesmo assim,mudando a posição do cooler do processador,a temperatura dele vai cair,faça o teste.

Boa sorte!

Não da para mudar a posição do cooler do processador, ou ele é pegando o Ar do jeito que ta ou ele fica para cima, não tem outro jeito :/ ou ele fica virado para placa de video ou para cima, só... por isso esse cooler é uma **** eu tenho 4HD 2 de 500GB e 1tb outro de 1.500tb. Eu não sei como aumentar a velocidade do coolers entendeu? Procurei aqui manual da mobo, internet e nada, placa de video não é problema, o que me deixo meio assim com minha vga é que comprei ela e achei estranho ela não liga o cooler até chegar em 60~65c ai li manual e é assim mesmo, ela fica desligado os fans até chegar certa temperatura: 60~65c, por isso eu uso o EVGA precision X, agora ela fica 30~35c area de trabalho. cooler em 40%, eu faço modo como citei acima: 30c=40%FanSpeed, 40c=50%FanSpeed, 60c=70%FanSpeed, e assim vai, se não saporra fica 50c area de trabalho ouvindo musica, placa é uma EVGA GTX960 4GB SSC ACX 2.0+ DDR5 128 bits PCI-E 3.0 Backplate. esse ACX 2.0 é que deixa cooler desligado, achei que isso diminui a vida util da VGA, ela fica 50c area de trabalho, afinal EVGA é conhecida como placas que mais queima, embora minhas placas dela nunca queimo só uma GTX560ti 1gb que foi queimar depois de 4 anos de uso, jogava todos os dias.

• Coordenador
Postado
11 minutos atrás, DragonSoldierGamer disse:

@Foxwalt Amigo a placa de video é assim, cooler ficam desligados até ela chegar a 60~65c entendeu? Estou na area de trabalho e ela está a 50c cooler desligado @_@ eu uso o EVGA Precision X para deixar cooler ligado, ela fica 30~35c na area de trabalho com cooler ligado velocidade do cooler 40% ai quando eu jogo tempetaratura aumenta, claro: 50C=60% velocidade, 60c=70% velocidade, 80, 90... Enfim o problema aqui não é a VGA, embora sim, VGA vai diminuir tempo de video util dela se eu ficar com ela 50c area de trabalho, é o que me dizem, comprei ela faz nem 3 dias.

Então te disseram besteira, como eu afirmei anteriormente. Entendi muito bem o que você fez, conheço bem essas placas, sei como funcionam e afirmo novamente que não faz sentido. A placa é projetada para ficar com os fans desligados até determinada temperatura porque é totalmente seguro operar naquela temperatura. Por que, afinal, você acha que ela foi programada assim?

Você alterou os padrões de velocidade, não é mesmo? É bem difícil que os fans de uma placa de vídeo alcancem naturalmente velocidades tão elevadas como as que você programou, e isso em jogos bem pesados. Ela não precisa disso. Só gera ruído, gasto de energia e redução da vida útil dos fans.

A placa de vídeo não vai diminuir a vida útil dela se ficar a 50ºC na área de trabalho ou em tarefas leves, como foi projetada para ficar por engenheiros capacitados e que sabem o que estão fazendo. Aliás, isso é bem abaixo da temperatura de risco dela. Muito abaixo. Se alguém te disse que isso era perigoso, lamentável. No entanto, com os fans rodando a velocidades tão elevadas e desnecessárias como você programou, a vida útil deles sim vai ser encurtada. Colocar 60%? 70%? 80%? 90%? Insanidade sem sentido, se me permite dizer.

Veja bem: a placa de vídeo é projetada para controlar sua temperatura até um certo padrão limite, abaixo da linha de risco. Ela liga os fans quando percebe que precisa de refrigeração ativa. Ela controla automaticamente a rotação dos fans para se manter dentro do padrão limite que foi programada. Sempre que a temperatura aumenta, chegando mais perto do limite, a velocidade dos fans aumenta. Se o dia está mais frio, pode ser que girem mais devagar. Se está mais quente, mais rápido. É totalmente flutuante. A placa só vai operar em condições de risco se estiver com defeito ou se você submeter ela de alguma forma a isso.

Você não precisa interferir nisso e a placa trabalhará adequadamente com as configurações de fábrica, sem qualquer tipo de risco. Se você quer interferir, que assim seja. Mas saiba que não há nenhum risco em deixar a placa com as configurações originais de fábrica, aquelas que os engenheiros julgaram adequadas.

Tem muita gente na Internet que fica "tocando o terror" com esse sistema de refrigeração passiva das placas até determinadas temperaturas. "Seriam os engenheiros da NVidia tão incapazes para projetar tal sistema inseguro?"; "Será que a empresa não tem vergonha de criar produtos programados para o fracasso?" Ora, por favor. Tem também o pessoal do "é 4GB ou morte", esses são até mais engraçados.

Isso me faz lembrar da época em que lançaram a R9 290X. A placa alcançava temperaturas realmente bem altas. Aí veio a "galera" dizendo que a placa era porcaria, que ia queimar na certa, que o sistema de refrigeração é uma droga, que a AMD criou um fracasso... A placa é projetada para trabalhar naquela temperatura, para suportar aquela temperatura, oras!

44 minutos atrás, DragonSoldierGamer disse:

afinal EVGA é conhecida como placas que mais queima

Onde você anda lendo essas besteiras?

Postado
5 minutos atrás, Foxwalt disse:

Então te disseram besteira, como eu afirmei anteriormente. Entendi muito bem o que você fez, conheço bem essas placas, sei como funcionam e afirmo novamente que não faz sentido. A placa é projetada para ficar com os fans desligados até determinada temperatura porque é totalmente seguro operar naquela temperatura. Por que, afinal, você acha que ela foi programada assim?

Você alterou os padrões de velocidade, não é mesmo? É bem difícil que os fans de uma placa de vídeo alcancem naturalmente velocidades tão elevadas como as que você programou, e isso em jogos bem pesados. Ela não precisa disso. Só gera ruído, gasto de energia e redução da vida útil dos fans.

A placa de vídeo não vai diminuir a vida útil dela se ficar a 50ºC na área de trabalho ou em tarefas leves, como foi projetada para ficar por engenheiros capacitados e que sabem o que estão fazendo. Aliás, isso é bem abaixo da temperatura de risco dela. Muito abaixo. Se alguém te disse que isso era perigoso, lamentável. No entanto, com os fans rodando a velocidades tão elevadas e desnecessárias como você programou, a vida útil deles sim vai ser encurtada. Colocar 60%? 70%? 80%? 90%? Insanidade sem sentido, se me permite dizer.

Veja bem: a placa de vídeo é projetada para controlar sua temperatura até um certo padrão limite, abaixo da linha de risco. Ela liga os fans quando percebe que precisa de refrigeração ativa. Ela controla automaticamente a rotação dos fans para se manter dentro do padrão limite que foi programada. Sempre que a temperatura aumenta, chegando mais perto do limite, a velocidade dos fans aumenta. Se o dia está mais frio, pode ser que girem mais devagar. Se está mais quente, mais rápido. É totalmente flutuante. A placa só vai operar em condições de risco se estiver com defeito ou se você submeter ela de alguma forma a isso.

Você não precisa interferir nisso e a placa trabalhará adequadamente com as configurações de fábrica, sem qualquer tipo de risco. Se você quer interferir, que assim seja. Mas saiba que não há nenhum risco em deixar a placa com as configurações originais de fábrica, aquelas que os engenheiros julgaram adequadas.

Tem muita gente na Internet que fica "tocando o terror" com esse sistema de refrigeração passiva das placas até determinadas temperaturas. "Seriam os engenheiros da NVidia tão incapazes para projetar tal sistema inseguro?"; "Será que a empresa não tem vergonha de criar produtos programados para o fracasso?" Ora, por favor. Tem também o pessoal do "é 4GB ou morte", esses são até mais engraçados.

Isso me faz lembrar da época em que lançaram a R9 290X. A placa alcançava temperaturas realmente bem altas. Aí veio a "galera" dizendo que a placa era porcaria, que ia queimar na certa, que o sistema de refrigeração é uma droga, que a AMD criou um fracasso... A placa é projetada para trabalhar naquela temperatura, para suportar aquela temperatura, oras!

Sim, tanto que eu uso o EVGA precision X por causa disso deixo cooler sempre a 40%FanSpeed e ela fica 35c e quando vou jogar ele automaticamente fica 50c=60%Speed 60c=70%speed mas realmente você parece entender bastante então eu vou usar config de fabrica, apenas tenho medo de queimar a VGA, minha GTX560ti 1gb usava ela com essas mesma configs, ela queimo dias atras estava há 4anos com ela por isso comprei essa 960, mas o mru problema e proc mesmo, chegando a temperatura estão alta, nao tenho como mudar cooler do Proc de posiçao e ja tentei usar programa SpeedFan para deixar cooler do gabinete mais rápido, porém meus cooler sao ligados na fonte... e nao na placa-mãe... acho que não tenho como eu fazer isso e solucao e comprar coolers mais potentes... e um watercooler para meu processador, agora voltando para a VGA, acha mesmo então melhora usar de fabrica? Eu nao sabia que zuava usando programa para deixar cooler ligado XD

• Coordenador
Postado
8 minutos atrás, DragonSoldierGamer disse:

Sim, tanto que eu uso o EVGA precision X por causa disso deixo cooler sempre a 40%FanSpeed e ela fica 35c e quando vou jogar ele automaticamente fica 50c=60%Speed 60c=70%speed mas realmente você parece entender bastante então eu vou usar config de fabrica, apenas tenho medo de queimar a VGA, minha GTX560ti 1gb usava ela com essas mesma configs, ela queimo dias atras estava há 4anos com ela por isso comprei essa 960, mas o mru problema e proc mesmo, chegando a temperatura estão alta, nao tenho como mudar cooler do Proc de posiçao e ja tentei usar programa SpeedFan para deixar cooler do gabinete mais rápido, porém meus cooler sao ligados na fonte... e nao na placa-mãe... acho que não tenho como eu fazer isso e solucao e comprar coolers mais potentes... e um watercooler para meu processador, agora voltando para a VGA, acha mesmo então melhora usar de fabrica? Eu nao sabia que zuava usando programa para deixar cooler ligado XD

Não precisa ficar definindo velocidades para os fans da placa de vídeo. A placa faz isso sozinha. E, posso te garantir, não há risco nisso. Ela foi criada para ser assim e ela é assim. Eu recomendaria retornar para as configurações de fábrica. Ah, e isso não é padrão só das EVGA. Toda GTX 960 faz isso, assim como outras placas da série.

Por que você não consegue mudar o cooler do processador de posição? Pega no dissipador de calor da placa-mãe? Saiba que, infelizmente, tenho o mesmo problema. Só vi depois que havia comprado. :rolleyes: É a configuração da assinatura: a placa-mãe tem um dissipador enorme que impede que eu coloque o cooler Hyper T4 na posição mais adequada... É esse o seu problema?

Ah, e fans ligados diretamente na fonte sempre giram em velocidade máxima. A placa-mãe faria o controle de velocidade. A diferença é essa.

• Curtir 1
Postado

@DragonSoldierGamer  então meu aigo,compre outra placa mãe ou compre outro cooler mais estreito,se for o dissipador da placa mãe que impede voce de trocar a posição dele,como o @Foxwalt falou. 

O problema parece claro para mim.É a posição do cooler do processador que impede ele de esfriar mais seu processador,só isso.

Quanto à placa de vídeo,eu não mencionei nenhuma vez os fans dela,sempre me referi aos fans do gabinete,pois estes sim,influem na refrigeração DO GABINETE!!!

Foi disto que eu estava falando e voce não entendeu.

De fato,os seus HD's também atrapalham o fluxo de ar frio que o fan da frente manda pra dentro.Se quiser,fure a lateral da tampa do gabinete e coloque outro fanna parte de baixo,ENTRANDO ar entre os HD's e a fonte.Isso se voce não vê problemas em furar o gabinete.Pelo menos é melhor que gastar $$ com placa-mãe ou outro cooler.

Boa sorte!

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
1 minuto atrás, oldnoob disse:

@DragonSoldierGamer  então meu aigo,compre outra placa mãe ou compre outro cooler mais estreito,se for o dissipador da placa mãe que impede voce de trocar a posição dele,como o @Foxwalt falou. 

O problema parece claro para mim.É a posição do cooler do processador que impede ele de esfriar mais seu processador,só isso.

Essa posição é ruim sim. O cooler do processador "suga" um bocado de ar quente da placa de vídeo. O meu aqui pelo menos está indo bem, mas sei que poderia ser melhor. É conviver com o erro e não cometer de novo (quem iria pensar no "simples" dissipador da placa-mãe? :P). 

O problema do meu aqui é na verdade o suporte do cooler, nem é o dissipador dele em si. O "calo" da placa-mãe não deixa virar ele.

Talvez um fan superior bastante poderoso ajude bem na situação do @DragonSoldierGamer ...

• Curtir 1
Postado

Acho não,@Foxwalt ,pra mim a solução é furar o gabinete na parte lateral de baixo.

Tá evidente que o ar frio que vem do fan da frente está bloqueado pelos HD's,que devem também estar mais quentes,esquentando o ar que entra.

Se este fan estiver com rotação baixa,já é ruim.Se estiver com a mesma rotação dos 2 de cima,pior ainda,pois todo o ar quente da placa de vídeo vai para o cooler,já que este ainda puxa o ar da VGA!.

Uma pena! Mas furando o gabinete e colocando um fan lateral embaixo,entre a fonte e os HD's,no espaça fazio,não embaixo da placa de vídeo,aí sim,vai melhorar o fluxo de ar frio e refrescar a VGA e o processador.

Já que não dá pra virar o cooler,esta é a melhor solução pra não arriscar o processador.

Postado
8 horas atrás, Foxwalt disse:

Não precisa ficar definindo velocidades para os fans da placa de vídeo. A placa faz isso sozinha. E, posso te garantir, não há risco nisso. Ela foi criada para ser assim e ela é assim. Eu recomendaria retornar para as configurações de fábrica. Ah, e isso não é padrão só das EVGA. Toda GTX 960 faz isso, assim como outras placas da série.

Por que você não consegue mudar o cooler do processador de posição? Pega no dissipador de calor da placa-mãe? Saiba que, infelizmente, tenho o mesmo problema. Só vi depois que havia comprado. :rolleyes: É a configuração da assinatura: a placa-mãe tem um dissipador enorme que impede que eu coloque o cooler Hyper T4 na posição mais adequada... É esse o seu problema?

Ah, e fans ligados diretamente na fonte sempre giram em velocidade máxima. A placa-mãe faria o controle de velocidade. A diferença é essa.

Sim, ou é para baixo como está agora ou em cima, HEUHUHEUHE placa de video está definiçao de fabrica MAS já resolvi problema, troquei pasta termica aqui, peguei dissipador tirei do cooler e LAVEI o ***** na agua HEUHEUHE proc junto, se queimar eu ia comprar o AMD Six core mas ta fucionando de boa, acho que é o calor aqui em SP XD deu bainho nele, troquei pasta uma beleza 35~40~45c are de trabalho, jogando chega 55c maximo 60, agora acho que resolveu mas valeu mesmo "sou louco de voce isso, mas não foi primeira vez que fiz" XD

@oldnoob Desculpe acabei confundindo os assunto, comprei gabinete não faz 3 meses paguei 370 reais nele, não furar ele, prefiro comprar cooler mais potente ou trocar para Watercooler mas todo mundo ajudou bastente aqui como dissse agora pouco resolvi problema btw deixar gabinete aberto tabem por tempo

@oldnoob Realmente não é solução para Cooler só Proc, só aquela posição, jogando o ar para cima e o cooler de cima puxando e jogando para fora o cooler da frente está realmente sendo blockeado pelos HD's e não tenho o que fazer, tudo todos os HD's :/ deu que vai ficar desse jeito mesmo, e galera, nota uma coisa: os meus 3 cooler fica rodando meio dançando, isso é normal? Só os do gabinete não o do processador, eles ficando girando e chanqualhando, estranho não? Fui no BIOS e nada para aumentar speed do fan e na vdd nem sei mexer muito lá :/

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...