Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas intermitentes


Vinicius H.B.

Posts recomendados

Boa tarde, antes de mais nada, feliz natal para todos que lerem este tópico (considere que estou escrevendo isso dia 24/12)

Tenho a seguinte configuração:

Intel Core I7 2600 @3.4Ghz

Gigabyte GA-H67MA-UD2H-B3

4x Kingston KVR1333D3N9/4G

Corsair HX850 850W

Western Digital Black 1 TB

 

De resto não importa tanto.

O problema é o seguinte, depois de algumas quedas de luz lá pra abril desse ano a placa mãe e memória começaram a dar pipoco (principalmente depois que minha VGA [GTX 590] morreu).

Já tive 3 corrupções de BIOS dessa mobo, do nada o windows da bsods seguidas sem parar e não consegue inicializar. Tem horas que nem a mobo liga, o PC liga, os fans rodam, dai 1 ou 2 segundos apaga tudo e fica preso nesse loop, reinicia por 1 ou 2 segundos e apaga novamente.

 

Cansado de tanto problema (e do suporte precário da Gigabyte) decidi trocar de placa-mãe e memórias.

Estou comprando o seguinte:

Placa-mãe AsRock Z77 Extreme4

Corsair Vengeance DDR3 1600Mhz 4x 4Gb Red (CMY8GX3M2A1600C9R) totalizando 16 Gb

 

Gostaria de tirar duas dúvidas:

1ª - O processador é limitado a frequência de 1333Mhz. As memórias trabalham a 1600, a placa-mãe vai reduzir a frequência ou não vai dar certo?

2ª - Existe possibilidade do controlador de memória do processador estar danificado? Sei que é difícil de acontecer, mas com a sorte que tenho, não duvido. Porém não estou querendo trocar mobo+ram+cpu, pois ai vale mais a pena migrar pro socket 2011-v3 ou para o 1151.

Obrigado e um bom natal a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Se o processador lê somente até 1333Mhz, normalmente as memórias RAM irão acompanhar. Falo isso porque tenho um note antigo na qual havia um processador Celeron com capacidade de leitura máxima de 533Mhz e as memórias sempre foram de 667Mhz, mas rodavam há 533Mhz juntamente com o processador. Há tempo atras, quando troquei o processador por um Core 2 Duo, com capacidade de leitura até 800Mhz, as memórias começaram a ler em 667Mhz.

 

Já que vai dar um upgrade, seria interessante trocar o processador também para acompanhar o conjunto, no entando seu processador é bom. Aí vai das suas condições.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, obrigado pela informação!

Não estava querendo trocar o processador mesmo, um I7 de 3ª geração (socket 1155) é relativamente caro e meu processador atual ainda aguenta o que preciso com uma margem bem grande.

Tomara que com esse update meu computador deixe de pipocar tanto.

Obrigado e boas festas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2015 at 17:50, DisturbedMind disse:

 A velocidade da memória usada depende exclusivamente da placa-mãe (Se ela suportar) e, não do processador. Se o processador for compatível com a placa, pode usar ele normalmente. Boas festas para você também, VInícius!

 

Olá,

 

Entendo seu comentário e concordo, a placa-mãe é tudo, mas se o processador lê em frequência menor o da capacidade total de placa mãe, as memórias RAM irão acompanhar a mesma frequência do processador. Falo isso por experiência própria como informando em meu comentário. Agora eu falo de um sistema mais antigo como é de meu note, se com a tecnologia de hoje está diferente aí já não sei, mas acho que é a mesma coisa.

 

Tenha um bom dia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!