Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos, possuo uma estação de solda Weller EC2000B mas o ferro de solda dela está danificado e fica muito caro outro.Um amigo me deu um ferro de não sei qual estação mas com plug femea de 5 pinos que é a mesma quantidade de fiios que saem da Weller.Como definir onde ligar?Os fio tem cor diferente e não achei nenhum diagrama desse modelo da Weller.Bom Natal a todos.

• Coordenador
Postado

@Roger 123 Dois dos fios devem ser da resistência do ferro, outros dois deve ser do sensor de temperatura, o outro é aterramento da parte metálica do ferro.

Teste esses itens com um multímetro, lembrando que nenhum deles possuem polaridade!...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Sim! todo que estiver ao nosso alcance... Essa vista explodida só identifica as partes dela, não dá detalhes das ligações...

Se você colocar fotos de estação desmontada ajuda mais...

Postado

@Bcpetronzio Obrigado pela ajuda.Estou anexando o data sheet do meu modelo e o service sheet do modelo 2002 onde as cores dos cabos são diferentes da minha.Se não ajudar você precisa de fotos da estação aberta ou só da saida dos fios no conector e onde são soldados na placa com sensor que fica na ponta?

Service Info Weller-EC-2002.pdf

Weller_EC2000_Tech_Sheet.pdf

Postado

@Bcpetronzio Bom dia, conforme você me pediu seguem fotos do aparelho aberto, no cabo o fio verde entra como um fio desencapado e na ponteira como amarelo mais grosso.O estranho que saem 5 fios da estação mas chegam só 4 na ponta.

DSC_0027.jpg

DSC_0028.jpg

DSC_0029.jpg

DSC_0030.jpg

DSC_0031.jpg

• Coordenador
Postado

Vou dar um palpite! Na sua primeira foto, minha dica seria:

Fio Amarelo e vermelho Vão para a resistência do ferro.

Os Fios Preto e o Branco vão para o sensor do ferro, e o verde é o terra.

Isso você pode testar ai com um multímetro...

Os fios que vão para a  resistência, teria que variar a tensão a medida que o potenciômetro for deslocando no sentido horário...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Sim, coloque umas fotos da ponteira e indique a resistência que você mede em cada parte dela... (resistência e sensor)

• Curtir 1
Postado

@Bcpetronzio O estranho que testei a tensão de saída em todos fios da estação e nenhum deles altera a tensão ao girar o potenciometro mas no display altera.Só observei tensão diferente entre alguns fios

• 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...
Postado
em 08/01/2016 às 20:52, roger 123 disse:

boa noite, nenhum amigo do fórum pra me orientar nesse problema?obrigado

boa  tarde amigo voce conseguiu resolver o problema da estaçao weller ,estou com mesmo problema e preciso do esquema de ligaçao do ferro ,tambem messo a saida e nao consigo alteraçao na tensão de saida ,minha estaçao e um pouco diferente (wesd51t) qualquer ajuda agradeço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...