Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Recentemente fiz uma aquisição de um computador (configurações na assinatura) e ele veio com essa fonte. Bom, como estou com uma humilde gtx750, acredito que essa fonte segure tranquilamente até um futuro upgrade no PC (estava pensando em uma GTX 950 ou 960), entretanto eu gostaria de mais informações dela, se é boa, se é ruim, se já fizeram algum teste, afinal no site do fabricante diz tratar-se de uma 80plus.

Gostaria que o pessoal que tem mais conhecimento na área desse uma debatida sobre ela.

Grato desde já!

PS: Não sei se é permitido, mas aqui está um link dela na KabuM para elucidar melhor o tópico

KaBuM! - Fonte Gamemax GM500 GMX 500W 80 Plus Bronze

@EDIT

Dando uma pesquisada mais afundo, fui no site da Ecova (site responsável pelos testes e aprovação do selo 80 plus e lá realmente consta a marca e os testes da supracitada fonte)

Link da lista completa das empresas certificadas:  Ecova Plug Load Solutions

Página da GameMax:  Ecova Plug Load Solutions

Link do Teste: http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/GUANGDONG%20SOHOO%20TECHNOLOGY%20CO.,%20LTD._GM-500_ECOS%202098.3_500W_Report.pdf

Tentei entender mais ou menos esse teste mas não é minha área, não obstante deu pra ver que a fonte apesar de desconhecida aparente ter uma boa qualidade.

• Curtir 1
Postado

@DarkBacon

Eu joguei "Gamemax GM500" no Google e ficaria preocupado no seu lugar.. Achei uns 4 modelos diferentes da mesma marca, com o mesmo número de modelo.. Todos diferentes da fonte do teste..

Aliás, o teste só garante que a fonte é eficiente.. Tem outros parâmetros pra serem avaliados, que o teste do 80 Plus não cobre..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria Quanto às diferenças de modelo isso eu também me atentei, não obstante me despreocupei pois na foto do site do teste (http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/GUANGDONG%20SOHOO%20TECHNOLOGY%20CO.,%20LTD._GM-500_ECOS%202098.3_500W_Report.pdf esse aqui) o modelo é exatemente o mesmo que está rodando no meu computador.

Desprezando essa preocupação inicial, quais seriam esses outros parâmetros? Eu gostaria de ter um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto e o porque eu deveria ou não investir em outra fonte.

Valeu!

• Curtir 1
Postado

@DarkBacon

Tem o número de linhas de 12 Volts da fonte.. 95% da força que o PC precisa, sai dessa linha..

A fonte do teste, tem duas linhas de 12 Volts.. 12V1 e 12V2.. A fonte do Kabum, é anunciada como tendo uma única linha de 12 Volts.. Nisso, a fonte do Kabum seria melhor..

Tem a corrente máxima suportada por essas linhas de 12 Volts..

A fonte do teste, parece ser 16A e 13A.. No Kabum, se anuncia 38A.. No Balão da Informática, a mesma fonte é anunciada com uma única linha de 12V, mas com 32A de capacidade

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/91676/Fonte-500W-Gamemax-GM500-Potencia-500w-Versao-Versao-ATX-12V-V23-Frequencia-50~60Hz-80-Plus-Bronze-Cor-Preta

E tem essas duas que achei na NET...

hqdefault.jpg

blok_pitaniya_500w_gamemax_gm-500.jpg

Aparentemente, são 4 fontes diferentes, com o mesmo número de modelo.. 

Entenda que o teste é de 2010.. 5 anos é coisa demais pra uma fonte que, quase que certeza, passou por modificações.. Eu diria com alguma segurança que, a fonte que está no seu PC, NÃO é igual a fonte testada 5 anos atrás..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria

Vamos lá! Bom, quanto a esses questionamentos levantados, realmente só testes de pessoas especializadas poderiam sanar essa dúvida com 100% de certeza mas permita-me debater algumas de suas colocações.

Quanto as dúvidas citadas aqui está o link do site da fabricante ( Fonte GM500 500W) bate com a disponibilizada no site da balaoinformatica, provavelmente houve algum equivoco nas informações disponibilizadas na KabuM . Também achei estranho esses modelos diferentes, mas tendo em vista que o meu modelo é o mesmo que está no site e o mesmo do site da Ecova acho que nesse ponto eu fico apenas com o pé atrás por haver diversos modelos diferentes, com especificações diferentes e do mesmo modelo.

Quanto ao tempo do teste mas novamente permita-me dizer que esse argumento não é muito sólido ao meu ver, pois tendo como exemplo a Corsair que é uma marca famosa e de confiança a maioria dos testes de certificação 80 plus bronze são de 2011, 2012. Não vejo o porque de não ser a mesma fonte do teste. Inclusive procurei o modelo da sua, mas não encontrei deve estar com outro nome no site.

Entretanto no geral você tem razão, a dúvida de informações gera uma dúvida que não se pode ter quando se trata de fonte mas continuarei em busca de mais informações, não irei fazer um upgrade no pc agora, então por hora ela deve dar conta do recado

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...