Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Colegas, preciso da sapiência de vocês. Minha config é: I7 4790K, Asus VII Hero, R9 380 4GB NITRO Sapphire. SSD Samsung 850 250gb + HD Samsung 1tb, Corsair Veng. Gold 2x8gb, OCZ Fatal1ty 550W, Corsair H110, e meu gabinete possui 5 fans, incluindo os 2 do WC.

Vamos ao problema: Depois de um certo tempo jogando o pc trava do nada, a tela da uma congelada, depois recebo o aviso no monitor de "sem sinal de vídeo". O PC não desliga, os fans continuam girando, mas o windows não responde, aperto o botão de desligar e nada acontece. Caps lock e num lock também não altera nada. Isso não acontecia com minha vga antiga, uma R7 260X(apenas aquele erro de "o driver de vídeo parou de resp...) mas também eu só jogava jogos leves com ela. Quando a R9 380 chegou foi que começaram esses congelamentos durante gameplay.
No Shadow of Mordor isso acontecia bastante, até eu reduzir os filtros, continuou acontecendo mas bem menos. No Gta V acontece também após algumas horas de jogo. No SOM era bem aleatório, as vezes acontecia com poucos minutos, as vezes demorava, em gta normalmente demora pra acontecer.
Tenho instalado também o Dying Light, mas ainda não joguei. Minha mulher já jogou bastante Dying light e disse que isso nunca ocorreceu nesse jogo.
Eu estava acreditando ser a vga que poderia estar com algum defeito e durante uma carga alta no jogo ela estivesse travando. Mas como isso não acontece no Dying Light acabei ficando na dúvida.
Será que isso pode ser minha fonte? Minha fonte tem 5 anos, e moro perto da praia, a uns 500m, as peças costumam oxidar bastante mesmo com manutenção periódica.
A vga é nova, deve ter 1 mês que a comprei.

Obrigado a todos de antemão.

Postado

Pelo que vi nas especificações da fonte, ela tem até 1 conector Floppy, bem antiga mesmo (se for a que estou pensando).

Todos os seus componentes são atuais e de certa qualidade. Creio que a sua fonte possa ser uma forte candidata a ser a raiz do problema. Caso tenha como fazer um teste com alguma outra fonte de qualidade, no caso, seria muito interessante para você tirar a prova real e depois investir sem errar numa fonte nova.

Caso identifique que realmente é a fonte, sugiro comprar de marcas como Corsair, EVGA, XFX, Seasonic. Não terás dores de cabeça.

Boa sorte. [ ] ' s

Edit: uma outra coisa, você já monitorou a temperatura dos componentes quando ocorre esses problemas? Monitore com o MSI Afterburner a temperatura da GPU, CPU e a % de uso das mesmas. Talvez isto seja pouco provável, visto que aparentemente tens um gabinete com um bom fluxo de ar, conforme citou. Mas sempre bom monitorar, não descarte esta opção.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Widelux disse:

Pelo que vi nas especificações da fonte, ela tem até 1 conector Floppy, bem antiga mesmo (se for a que estou pensando).

Todos os seus componentes são atuais e de certa qualidade. Creio que a sua fonte possa ser uma forte candidata a ser a raiz do problema. Caso tenha como fazer um teste com alguma outra fonte de qualidade, no caso, seria muito interessante para você tirar a prova real e depois investir sem errar numa fonte nova.

Caso identifique que realmente é a fonte, sugiro comprar de marcas como Corsair, EVGA, XFX, Seasonic. Não terás dores de cabeça.

Boa sorte. [ ] ' s

Edit: uma outra coisa, você já monitorou a temperatura dos componentes quando ocorre esses problemas? Monitore com o MSI Afterburner a temperatura da GPU, CPU e a % de uso das mesmas. Talvez isto seja pouco provável, visto que aparentemente tens um gabinete com um bom fluxo de ar, conforme citou. Mas sempre bom monitorar, não descarte esta opção.

Isso mesmo colega, esse modelo da OCZ é antigo mesmo, nem é mais fabricado.

Quanto as temp, eu as monitoro sim, em 100% a GPU fica de 70 a 80º. A cpu não atinge 100% nunca, mas fica nums 70º quando jogo.

A fonte devo pegar uma evga 750 b2. Mesmo que o problema não seja ela, estou querendo fazer um up na fonte já tem um tempo, é uma das poucas peças que reaproveitei do pc antigo e tá limitando meu up na vga.

Postado
2 horas atrás, Papitow disse:

Isso mesmo colega, esse modelo da OCZ é antigo mesmo, nem é mais fabricado.

Quanto as temp, eu as monitoro sim, em 100% a GPU fica de 70 a 80º. A cpu não atinge 100% nunca, mas fica nums 70º quando jogo.

A fonte devo pegar uma evga 750 b2. Mesmo que o problema não seja ela, estou querendo fazer um up na fonte já tem um tempo, é uma das poucas peças que reaproveitei do pc antigo e tá limitando meu up na vga.

As temperaturas estão dentro do aceitável. O problema, pode mesmo ser com a fonte.

Uma EVGA 500B, já atenderia tranquilamente a sua configuração. Não vejo necessidade de uma de 750w, ficaria um pouco exagerado. Mas de qualquer forma, fica a seu critério.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Widelux disse:

As temperaturas estão dentro do aceitável. O problema, pode mesmo ser com a fonte.

Uma EVGA 500B, já atenderia tranquilamente a sua configuração. Não vejo necessidade de uma de 750w, ficaria um pouco exagerado. Mas de qualquer forma, fica a seu critério.

Sim, uma fonte boa de 500W já atenderia, mas eu quero uma mais forte pra minha prox. vga. Mês passado eu só não peguei uma R9 390 por causa da fonte.

De toda forma, ano que vem a gente descobre se o problema é a fonte mesmo. Comprei a EVGA de 750W. Daqui a alguns dias ela deve chegar, depois que eu testar eu posto se resolveu. Valeu.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Papitow disse:

Sim, uma fonte boa de 500W já atenderia, mas eu quero uma mais forte pra minha prox. vga. Mês passado eu só não peguei uma R9 390 por causa da fonte.

De toda forma, ano que vem a gente descobre se o problema é a fonte mesmo. Comprei a EVGA de 750W. Daqui a alguns dias ela deve chegar, depois que eu testar eu posto se resolveu. Valeu.

Eu acho que uma fonte de 750w para uma R9 390 é muita coisa também. Geralmente fontes com essa potência é voltada para realizar CrossFire/SLI. As especificações dos fabricantes sempre são exageradas quando colocam a potência requerida da fonte. Mas de qualquer forma, vai atender também.

Boa sorte. Depois comenta aí se o problema foi sanado. Esperamos que sim.

[ ] ' s e boas festas.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 29/12/2015 às 10:51, Widelux disse:

Eu acho que uma fonte de 750w para uma R9 390 é muita coisa também. Geralmente fontes com essa potência é voltada para realizar CrossFire/SLI. As especificações dos fabricantes sempre são exageradas quando colocam a potência requerida da fonte. Mas de qualquer forma, vai atender também.

Boa sorte. Depois comenta aí se o problema foi sanado. Esperamos que sim.

[ ] ' s e boas festas.

Pronto, foi mal a demora. A fonte demorou uma semana por causa do recesso do fim de ano. Mas desde a quarta-feira passada que instalei, não tive mais problemas. Shadow of Mordor e GTA V de boa, os problemas eram a fonte mesmo.

Postado
agora, Papitow disse:

Pronto, foi mal a demora. A fonte demorou uma semana por causa do recesso do fim de ano. Mas desde a quarta-feira passada que instalei, não tive mais problemas. Shadow of Mordor e GTA V de boa, os problemas eram a fonte mesmo.

Que bom cara! Então agora é só curtir. :D

Boa sorte.

[ ] ' s

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!