Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[HALP] Placa mãe que suporte 3 coolers de gabinete


Posts recomendados

Eae povo! To terminando de montar meu PC, já achei a maioria dos componentes e ia pegar a placa mãe GA-B85M-D3PH, mas vi que ela suporta apenas 1 cooler p/ gabinete e eu queria colocar pelo menos 3 no gabinete que eu vou comprar. Meu PC terá as seguintes peças:

- Placa mãe: ???

- Processador: i5-4460

- Placa de vídeo: GTX 970 (Galax)

- Memória RAM: Corsair Vengeance 8GB

- HD: Seagate Barracuda 1TB

- Fonte: XFX 500W XT 80+bronze

- Coolers: Corsair 12cm

- Gabinete: X-Trike Bi Turbo 636B

[Tabela z1k4]

 

Eu pensei em passar da B85M pra H97M, mas me parece um gasto muito maior por um benefício não tão grande assim... mas se esse for o único jeito de colocar 3 coolers no desktop, é o jeito. Ouvi falar que dá pra usar um 'splitter' pro conector de ventoinha pra colocar 2 ventoinhas no mesmo conector, queria saber se alguém sabe como funciona também. Ou se vocês acharem que vale a pena ligar os coolers direto na fonte também, aí já acaba com o problema.

 

Os coolers que eu to comprando são esses aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, VictorBR21 disse:

Você poderia comprar um controlador de fan, que se teria ate o controle da velocidade delas

 

Ah, acho um overkill absurdo, ahahah... Não vou fazer OC nem nada, não to muito a fim de gastar uma grana em um controlador de fan não, hahaha.

 

Daria pra eu pegar alguns Molex pra colocar os 3 fans na mesma saída da placa mãe, mas isso faria cada fan ter uma rotação de 1/3 da potência máxima, pelo que eu li na net, então to achando que vai ser melhor se eu conseguir ligar tudo direto na fonte mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GA-H97M Gaming 3 tem três entradas para conector de 4 pinos de cooler de gabinete, direto na placa-mãe. Meu gabinete tem 2x140mm em cima e mais 4x 120mm (atras, embaixo, na frente e na lateral). Para os de 140 e o de 120 da frente, usei um desses splitters que o OP mencionou, que recebe uma entrada da fonte e amplia para alimentar até 5 coolers. Os outros, liguei na mobo direto.

Antes tinha uma GA-B85M-D3H que não tinha essas entradas todas na mobo direto e iam todos no splitter. A única diferença que notei, via Hardware Monitor, foi que com eles ligados na mobo você pode saber qual a rotação de cada um. Nunca tive necessidade dessa informação, mas para driblar o problema o ideal mesmo seria um controlador de Fan, o que, como o OP mesmo mencionou, acho um pouco de dinheiro jogado fora pra quem nem vai fazer OC.  Quanto a dividir a rotação, eu realmente nunca ouvi falar disso. Que eu saiba, nesses splitters, sem controle PWM, os coolers vão todos rodar na velocidade máxima.

As duas opções de mobo me atenderam bem, só troquei a B85 pela H97 porque ela queimou bem na véspera da Black Friday desse ano e eu pude comprar num preço mais em conta (estava por 242 reais a vista no Balão na época). Fora isso, vai na mais barata, coloca o splitter e seja feliz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31 de dezembro de 2015 às 10:00, MorningKill disse:

Fora isso, vai na mais barata, coloca o splitter e seja feliz.

Fiz exatamente isso, hahahah. Comprei a B85M-D3PH e um adaptador Molex (splitter) com 4 entradas pra fan. Acho que vai ficar de boa mesmo. Se eu notar algo quanto à rotação eu conto pra vocês aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!