Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Podem me tirar uma dúvida sobre eletricidade estática?


Posts recomendados

Mudei meu gabinete hoje, sou novato na área e gostaria de tirar uma dúvida simples sobre eletricidade estática.
Não aconteceu nada demais com meu computador, até consegui fazer tudo direito, porém não tenho o novo sistema de tomadas e fiação com aterramento e fiz tudo sem proteção contra acúmulo de energia eletrostática no PC pois não tenho recursos para incrementar isso na minha casa atualmente.
 
A longo prazo- ou até mesmo a curto-, acham que isso pode danificar meu PC, ou esse lance de problemas no computador por esse motivo é um pouco paranoico, e nem sempre acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Ricardov disse:

Em localidades com mais umidade no ar isso não é tão problemático. O importante é evitar tocar nos componentes e contatos e trabalhar sempre sobre um piso frio, não sobre tapetes e carpetes.

 

Sim e o que faço é tocar em algo metálico antes de mexer no gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tocar metal em si não descarrega a estática, voce precisa "ser" o aterramento. faça o trabalho descalço ou toque nas paredes e no gabinete, assim você escoa a possível energia estática. Se o chão ou as paredes forem de madeira, não resolve muita coisa. Estática é raro acontecer com peças em uso. Existe um grande acumulo dela geralmente em peças novas sobretudo nas que vem com plastico simples como protetor. Um bom exemplo são os monitores que vem com aquele monte de plastico grudado. É de deixar os cabelos em pé literalmente! Já levei choque de um monitor fora da tomada ao tirar essa película uma vez!  Mas placas mãe  vêm envoltas em plastico antiestático. As memorias RAM são a parte mais frágil contra estática. 

Além dos tapetes e carpetes outra forma de você acumular estática e poder danificar seu pc é andar de moto. Dependendo da roupa que você estiver usando. Logo se for carregar peças de pc de moto, lembre-se de descarregar a estática antes de tocar na peça. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!