Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Inicialmente vou deixar minha Config:

Placa-mãe MSI Gaming 970
Processador : FX8350 - 4Ghz
WaterColler Corsair H60
16Gb de RAM HyperX 1866Mhz
2HD's WD de 500GB

VGA : MSI Gaming R9 380 4GB
Fonte EVGA 600B Bronze (600w)
3 Fans Adicional

Um dia qualquer, em que estava fazendo coisas rotineiras, do nado eu ouço um barulho do cooler, ... quando vi no HWInfo, a CPU tava 80º.

Bom, desliguei o PC na hora. Depois de um tempinho liguei de novo, e entrei na bios. Tava 27 - 30º.

Após isso, aparentava ter voltado ao normal, não aconteceu mais.

porém nesses últimos dias isso tem sido comum, mas não repentinamente, mas sempre que eu LIGO (Ou quase sempre).

Eu ligo o PC, ele inicia normal, más após alguns segundos (30s mais ou menos) a turbina começa. Não da nem tempo de entra no Windows.

E sempre que vou na Bios, ta 80º ou 81º.

Depois desligo ele. E quando ligo ele de novo, entro na bios ta 27 - 30 graus.

Mas isso não faz sentido.  Não tem como ele esquentar tanto, simplesmente de ligar. E outra, tem um watercoller segurando ele, por mais simples que seja, não deveria acontecer isso.

Minha suspeita éh no detector de temperatura da placa.

o que vocês acham ?

WP_20160107_19_08_05_Pro_LI.jpg

Postado

Boas

Se o sensor estiver avariado pode dar leituras erradas e dai accionar mais velocidade hás ventoinhas, por sua conta e risco poderá atualizar o Bios. 

• Curtir 1
Postado

@PPK2  Eu atualizei recentemente, ... e penso, que talvez por causa dessa atualização possa ter causado isso. Mas não vi pessoas com esse problema, então penso que sou uma exceção.

Tem alguma maneira de "voltar" na versão anterior ?

Postado

Pode ser algum processo ou serviço em background que começa a rodar exigindo muito processamento.

Um jeito de contornar essa situação é diminuir um pouco o clock máximo do processador que a temperatura não deverá chegar mais aos 80ºC.

Poderia também configurar o BIOS/UEFI para desligar o processador se atingir certa temperatura ou então diminuir seu clock.

Postado

@Gabriel Gaava Se você diminuir um pouquinho o clock desse processador acredito que terá uma boa surpresa na estabilidade dessa temperatura sem comprometer o desempenho.

Eu controlei a temperatura do meu reduzindo 5% no clock o que deu uns 100 MHz apenas de redução e que foi o suficiente para que o PC não mais desligasse.

Postado

Agora mesmo não consigo usar o PC. Ligo ele e ele ja começa com 60 graus, e em pouco tempo ta nos 70 - 80

voce acha que o problema possa ser no Water cooler ? o

Ou no sensor da placa-mãe ?

Na bios a CPU fica em 70

Mas no System fica 25

Acho isso muito estranho. E mesmo eu colocando o dedo em cima do water cooler, nao sinto calor. Se estivesse 80 graus estaria quente aquela parte de cima

Postado

Isso tá com cara de cooler mal instalado ou sem pasta térmica lembrando que a face do dissipador do cooler tem que pressionar toda a área ou die ( chapinha ) do processador.

Lendo o teu post acima, talvez um dos parafusos ou algo do dissipador do teu cooler tenha quebrado afrouxando ele.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!