Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Tenho um computador que atualmente me atende muito bem as necessidades:

i5 2400 3.1ghz 

GTX 550 TI 

6 gb ram

hd 500gb

Tenho o cooler de fábrica do processador, coloquei um exaustor praticamente na mesma altura do processador e um cooler no HD, e obviamente o cooler da placa de vídeo.

Tenho esse máquina a mais ou menos uns 5 anos, sempre limpo e de vez em quando troco a pasta térmica. Desde quando comprei ele tem problemas de aquecimento, cheguei a levar em 4 técnicos diferentes e todos diziam que estava perfeitamente normal, até que mais ou menos 10 dias antes da garantia a placa de vídeo que eu tinha queimou (ATI HD 5750) e então me deram essa. O computador quando jogando, sempre atinge picos de 90º muito fácil, tanto o processador como a GPU; ultimamente um cheiro estranho está saindo dele, não exatamente um cheiro de queimado, mas como se fosse um cheiro de algo muito quente (e obviamente está pegando fogo). Eu sinto que em alguns jogos que requerem muito do pc eu perco um pouco de desempenho por conta da alta temperatura, e não sei mais o que fazer. O estranho é que tenho essa máquina a tanto tempo e nunca queimou nada (a antiga placa de vídeo já veio com defeito), mas isso me incomoda muito e eu não sei mais o que fazer. O que eu pude perceber é que o cheiro sai da fonte genérica de 500w, eu sei que pelo fato de ser genérica não entrega os 500w, mas acredito que a minha configuração não precise muito mais do que isso, e em alguns programas como o AIDA ou Speedfan é que ele está entregando as voltagens certas(nem sei se é por aquilo que ve, mas meu pequeno conhecimento acredita que seja). O que posso fazer? Qual os passos pra ver onde está o problema e como resolve-lo ?

Postado

Está faltando ar no seu gabinete! Cooler como exaustor, posicionado na direção do processador? Inverta a posição dele! O ideal é você jogar ar frio na direção dele e, não o contrário! O que recomendo é, um cooler na frente do gabinete jogando ar para dentro, um na lateral fazendo o mesmo e, um na parte de trás do gabinete, sugando o ar! Melhor ainda se você usa a fonte na parte de baixo do gabinete!

Postado

Eu sinceramente não penso que esteja faltando ar no gabinete, coloquei um ventilador na frente pra ver e cerca de 5º baixaram, continua em 85º +-

Segue uma foto do gabinete. 

OBS: Na foto parece estar sujo, mas ta bem limpinho hehe

20160110094230.jpg

Esse cooler na parte traseira está como exaustor

Postado

Se você está com a ventilação OK então... Pasta térmica de má qualidade ou, um dissipador mal encaixado! Esse que vem inbox da Intel é uma nhaca! Funciona bem mas, fazer o encaixe disso na placa-mãe é um saco! Confira se está bem encaixado sobre o processador! Confira também onde você está ligando a fonte! Estabilizador? Não vejo relação alguma da fonte, com o superaquecimento! Indicaria você a comprar uma fonte decente já que esta, tá peidando na sua cara! Não é um bom sinal!

• Membro VIP
Postado

@Eliel Costa  vou complementar o que o @DisturbedMind  disse, mas... aprofundando...

ar quente sobe, não altere isso

ar frio desce, não force/altere isso

ademais, o fluxo normal de todo gabinete é tocar ar frio embaixo, por causa das baias de CDs, e tocar fora por cima, em virtude do ar quente subir, e alguns gabinetes a fonte é em cima....

Assim, uma dica que pode ajudar, se vocë fuma, ou se tua mãe é adepta do incenso, tente "esfumaçar" o interior do gabinete, desde que a fumaça entre em um dos fans, e veja por onde ela sai, e se fica no gabinete..

no gabinete que eu tinha, era gerado um bolsão logo abaixo da placa de vídeo, e ela cozinhava. Bastou um fan puxando dali, em 5V mesmo, que reduzi 12 graus

• Membro VIP
Postado

Seria interessante por um fan ali, que puxe ar da frente....

silicones colam bem fans no gabinete de lata.

Poderias por foto do gabinete aberto?

1)

Duto que o ar do processador seja puxado de fora, diretamente

2)

dois fans, um pouco abaixo da placa de video, e outro um pouco acima, ambos tocando ar para dentro

Fans de 12cm

Postado

Mediante tudo que citou e pela foto, percebo que tem um exaustor traseiro (que é o correto) bem na altura do processador e um outro exaustor na mesma altura do processador na lateral do gabinete, também como exaustor. Parou para pensar que talvez você nem está deixando o seu processador "respirar" direito? Eu colocaria este fan lateral jogando ar para dentro, em cima do processador, só para ver se há melhora. No contexto mencionado pelo @ilkyest , com a pequena mudança que ele fez no gabinete e a melhora que ocorreu, eu arriscaria em mudar a posição deste fan lateral e monitorar a temperatura se há melhora. Caso não resolva, dá para ir para outros caminhos também.

Eu uso 2 fans na lateral do meu gabinete, e ambos jogando ar frio para dentro (se é o mais adequado eu não sei, mas tem mantido a temperatura dentro do aceitável mesmo em full load).

Boa sorte.

[ ] ' s

Postado

Liga essa fonte, direto na tomada! Provavelmente já esteja danificada mas, não custa tentar! Há vários tópicos aqui mencionando o porque de não usar estabilizadores! Eu, usando quase a mesma config que você, cheguei no máximo a 85°! E isso sem ligar cooler adicionais, com gabinete aberto! Vá na bios e, altere o valor de rotação do cooler da CPU! Talvez o sensor da MOBO não esteja funcionando!

Postado
1 hora atrás, Eliel Costa disse:

Mesmo o meu gabinete não tendo suporte a coolers na parte lateral, penso em colar eles, será que presta ?

Entendi errado então. Pensei que você tinha colocado um fan na lateral como exaustor também.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!