Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

@_xyko_ veja por este ângulo. Há mais valores ocultos além dos centavos a+ da ponte p.ex mão de obra. Além do + imagine se for fabricar milhares de unidade. Veja p.ex.  esta fonte da china que o nobre colega @MOR levantou o esquema. Na verdade eu nem sabia que era 1/2 onda. 1/2 que me chocou também. No 'nosso' caso não é nenhum absurdo, claro, e atende teoricamente os anseios do amiguinho.

Interrupt é uma opção. Mas vejamos outra... colocar um capacitor em paralelo com a entrada, você pode apenas ler o status do pino. Com o cap, este pino tenta se manter em zero enquanto há sinal. Se 0=lampada acesa, se 1=apagada. Aumente um pouco o pullup e coloque (chute) 1uF. Vai atrasar um pouco mas nada que comprometa este projeto.

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz  

Entendo.

Eu trabalhei numa empresa de sistemas de segurança como projetista e o dono me pedia pra economizar até o último resistor possível no projeto.

Só usei a ponte pra simular mesmo.

Quanto ao capacitor, pensei nisto, mas não precisa mesmo que não use a int.

Basta aguardar, lendo o estado do pino, por alguns mS e, se ele não alterar: sem corrente.

• Membro VIP
Postado

Amigo @nick4xd percebo alguma limitação sua. Por gentileza, considere como construtivas a crítica e tua condição.

Analógica seria pra MEDIR o valor da corrente o que não é o seu caso neste momento né?

você não precisa ligar numa entrada analógica. Pode ser digital mesmo. Note que o sinal excursiona dentre 0 e 5V devido ao pullup.

Por interrupt... sem capacitor

-está em zero... nada ocorre

-manda o rele acender

-se não for pra 1 a lampada está queimada

-vai pra 1. o mc para o que está fazendo e seta uma variável qualquer indicando luz acesa

Com capacitor (deve testar o valor chute 1uF) apenas monitore o estado do pino

Na verdade tem algumas cositas más que deves fazer mas penso que deves te aprimorar 1 pouco +

Sugiro a partir daqui fazer algum teste prático e analisar o resultado... E claro sentir-se a vontade em compartilhar...

Cuidado com o lado vivo da rede!!

boa sorte!

Postado

Tranquilo. Associei de imediato o uso da entrada analógica para detectar a variação desejada.

Vou procurar fazer o teste prático sim. Quanto a este interrupt, poderia me explicar o que seria? Só consigo imaginar sendo a interrupção da barreira de luz do opto.

• Membro VIP
Postado

Percebo, a medida que 'evoluímos' que você tem carências mais elementares do que notei no começo. Sem problemas, mas permita-me controlar o acelerador ok? Talvez o freio também...

Acho que estamos nos emaranhando na nossa própria teia. Vou tentar desenrolar mas só um pouco...Veja isso: opto e foto acoplador apesar de iguais vamos considerar diferentes. No seu caso nada a ver interrupção mecânica da barreira de luz como ocorre nas chave ótica (ops! outro nome pra complicar). Há apenas o led interno conduzindo ou não e sua luz (infrared) passando pra base do transistor do outro lado. A luz seria como se fosse a corrente de base. Por gentileza diz que conhece os fundamentos de um transistor.

Sobre interrupção ... . Não é bixo de 7 cabeças. Basicamente o mc literalmente interrompe o que está fazendo pra tratar de uma chamada. Por gentileza consulte os fundamentos das interrupções do seu arduíno (ou de mc de um modo geral)

Pra concluir, peço que faça um pisca led (*) baseando no estado do pino em que está localizado o transistor do fotoacoplador. Coloque um capacitor 1uF entre C e E pra ver se mantém em 0 quando na presença da corrente ac no diodo. Use o esquema que o amigo chico postou lá atrás

(*) espero que não tenha queimado esta etapa. Claro que não pois já fizeste algo + complexo que isso ... ne´?!!

abc.

Postado

Ok. Obrigado pela paciência e espero obter a CHN logo kkk.

Sim, transistor eu conheço um pouco melhor, por isso só me veio na cabeça esse tipo de interrupção. Já os uC, não tenho ainda experiência, no máximo um CI 555 ou BD4017 que usei no primeiro e segundo ano para um circuito senha e dado eletrônico kkk

Farei sim a pesquisa por interrupções em uC e também farei o ensaio baseado no circuito do xyco. 

Novamente, obrigado pela paciência. Prometo que vou me esforçar.

Obrigado

Postado

Bom, testei aqui o circuito mas não acendeu a lâmpada. Só acende quando ligo diretamente na rede.

Look:

EVUyseb.jpg

Espero que dê pra ver bem as ligações

PS: Estou sem multímetro para fazer as devidas medições. Por ora.

• Membro VIP
Postado

Vou 'investir' + um pouco em você...

diminua o 47R até acender. E aquele 10K NÃO DEVE SER CONECTADO DAQUELE JEITO! Ele vai ser colocado no +5 do arduino

Outra maneira de monitorar a TENSÃO é ligar o diodo do foto em "paralelo" com a lâmpada.

(diodo do fotoacop)
ac---[100K/2W]------o-->|--o-----ac
                    |      |
                    |      |   
                    ---|<---  
                    (1n4007)

Neste caso vai monitorar presença de tensão e não presença de corrente

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz

"Neste caso vai monitorar presença de tensão e não presença de corrente "

Aí perde a função de detectar se a lâmpada está acesa (consumindo corrente), ou queimada caso um comando para acendê-la for enviado pela central e a mesma não responder como esperado.

@nick4xd

Montar circuito CA com tensão de rede em protoboard não é nada aconselhável.

Deveria acender, caso o consumo seja realmente 100mA. Agora se colocou uma lâmpada com consumo acima de 200mA é provável que não acenda mesmo, mesmo que a montagem esteja correta, e além disso a tensão em cima do resistor de 47R ficará muito alta, correndo até o risco de queimar o LED IR do Opto.

• Membro VIP
Postado

Só pra constar, a ideia de verificar se está queimada ou não, foi minha (kk). Perceba o título do tópico. A proposta da tensão atende.

Perceba também que se ele pelo menos conseguir ver com o mc a v na lampada ficamos livres dele por um tempo kk ele já consegue dar alguns passos sozinho.

Mas lembrou bem. O 1/2 100 noção (kk) pode ter colocado uma lampada de maior potência ou até mesmo incandescente

Já vi que vou demorar muito pra aprender a programar o android kk

Veja a sugestão do outro lado do fotoacoplador (nada a ver com seu problema atual)

+5 
           |
           _ 
           1
           0
           k
           _
           |
       c   o----o------------o entrada do mc
          /     |
         -     ___ 
       e  \    ___  10uF
          |     | 
          o----- 
          |
         gnd

Postado

A Lâmpada é LED de 9W com equivalência de 60W

Se estou certo, uma lâmpada com essa potência ligada numa rede de 220V (sei que é perigoso ligar em proto, mas relaxa kk)

a corrente deveria ser 40mA (U = P/i --> 220 = 9/i --> i = 9/220 --> i = 0,04A)

amsSUWD.jpg

Ela deu uma piscada na primeira vez, depois não acendeu mais. Precisaria de um multímetro para afirmar a vocês com o mínimo de precisão. Mas na 'teoria' imagino que deva ter funcionado. 

Retirei por ora o resistor de 10K.

• Membro VIP
Postado

Ajuda nóis aí mano. Queimou o 47R. Coloque um de maior potência por favor.

Se falar que é maucontato no protoboard ou algo do gênero, receba um cascudo virtual...

Postado

Só uma dúvida. Me corrija se eu estiver errado, mas:

Se um resistor de 47R em uma rede de 220V tem como potência dissipada = 1,029kW (P = U²/R), qual a potência mínima do resistor para suportar essa tensão?

Calculava isso no segundo ano, mas para diodo zener, onde as tensões eram baixas, consequentemente a sua potência.

• Membro VIP
Postado

kk . quase ri. Achei que você falou sério que nem multímetro tem e .... !! o QUÊ??!! é verdade?!! você ainda não tem?? Fala sério hein... Agora só falta você dizer que não sabe usar ele!... o QUÊ?? ... melhor nem comentar... kk

Realmente se você aplicar 220 num resistor de 47R ele deve ser de 1029w na TEORIA. Na prática tem que ser de pelo menos 3Kw senão ele pega fogo. Mas no seu caso (muita paciência minha nesta hora) isto não deve ocorrer pois o resistor fica em 220 por uma fração de segundo nem fazendo cosquinha nele. No seu fez pois ele é só de 1W por isso sugiro um de 5W ou+. A lâmpada quando liga age como um curto circuito momentâneo devido ao capacitor que está na ponte. (lampada com correção de fp isso não deve ocorrer).

Acho que você precisa de um pouco + de ajuda. Lá se vai meu sonho de aprender a programar no android com você kk. brinc. São conhecimentos distintos mas o ideal seria que se complementassem muito mais pra quem se propõe a fazer algo do ramo da domótica...

Sucessos!

Postado

Hum.. Certo. 

Se desejar, posso criar um novo tópico só para programação em arduino (em várias etapas obviamente, pois não é o que estou precisando fazer agora e nem o tempo me favorará), mas vale como um pedido de obrigado pela ajuda ou de desculpas pela idiotice minha.

• Membro VIP
Postado

tá desculpado kk. brinc amigo.

Se procurar com carinho vai ver no meio do meu humor (as vezes um pouco ácido) um pouco de informação relevante. Não é muito mas... tento né...

Se achar que deve, retorne o resultado da sua experiência com o fotoacoplador depois desta nova "atualização do sistema"

Arduíno pode ser útil pra alguém sim! Sinta-se a vontade em compartilhar!

Perdão também!!

Postado

Tranquilo. Não é com seu humor que estou preocupado kkk, é com minhas incapacidades em coisas simples (pra um estudante de 3º ano médio).

Mas ok, vou agora testar com o resistor de 3W e um com 5W. Liguei a lâmpada sozinho na rede com um multímetro para verificar a corrente porém não obtive valor (escala 10A). Reduzi para a segunda maior escala (200mA, e o cabo também) e fez um xiado, então removi-o de imediato. 

Farei um edit aqui após os testes com o optoacoplador.

EDIT:

1) Liguei o circuito com o novo resistor e funcionou. Mas o que eu deveria observar agora?

2) https://vid.me/ScSJ (Problema da medição de corrente)

• Membro VIP
Postado

kibon. Admitir suas limitações e manter o bom humor é um bom começo. Mas se conformar e se confortar sobre elas, não nada bom. E pior se abusar dos inconformados e inconfortáveis!

Sua análise é simples

-desligado=tensão na saída do opto pinos 3 e 4 =0

-ligado=~5V

Quem pergunta, é tolo por 5 minutos. Quem não pergunta, é tolo pra sempre

Sem mais para o momento

• Curtir 2
Postado

Que estranho. Não estou obtendo essa tensão. Verifiquei na saída da ponte e a tensão é de 1,35V ligado e 0,65V desligado.

E no resistor, a queda de tensão (na escala 200V AC) está entre 1,1 e 1,2V.

Ou seja, 1,2V = 47 * i --> i = 0,0255A (25mA).

Ou seja, o resistor que devo colocar deve ser 196R (180R na série E12)

Estou Correto? Se sim, porque o xiado na medição de corrente em escala 200mA?

PS: Isto também significa que me venderam uma lâmpada de 5,5W pelo preço de 9W?

PS 2: Admito que errei ao usar 0,09A na corrente da lâmpada (seria se fosse 16W), pois se tivesse usado o valor de 0,04A (9W), o resistor seria de 120R, tendo 4,8V na sua queda. Mas agora  devo usar 180R por causa da corrente ser de 0,0255A (5,61W)

• Membro VIP
Postado

por gentileza queira ver os conceitos de um amperímetro pesquisando por shunt de corrente.

Não esqueça de ligar a fonte 5V no resistor de pullup. Por gentileza google it. Não meça corrente com seu multimetro! você pode foo der ele. Quer saber a corrente? Meça Vac num R conhecido e faça a conta I=V/R. Em breve seu professor vai falar sobre isso (!?)

Também aquele capacitor é importante pra medição com multimetro. Publique fotos das suas medições, dos pontos onde está a medir e tal.

Este negócio de potência de lampada de led barata é muito complexo. Ela pode ter potência alta mas te dar pouco brilho. Neste caso há literalmente força$ oculta$ envolvidas...

• Curtir 1
Postado

É difícil medir e tirar foto ao mesmo tempo kkk. Então observe o esquema abaixo.

NZk4pkz.jpg

Quanto à medição de corrente, fiz o que falou (no comentário anterior). 

• Membro VIP
Postado

ok. Nosso foco é o "9 e 10" que é onde deve ser aplicado no arduino. Por gentileza coloque o terra do arduino ou melhor, da fonte (não conecte o arduino ainda) no 10 e o +5 naqueles tracinhos-tração. Aquele R no tracinho-tração até o 9 que seja 10K. Meça agora na escada 20Vdc nas mesmas condições os pontos 9 e 10. Certifique-se que o fotoacop não esteja invertido. Se desligado deu 0 e ligado aproximou do 5, fico livre de você seus problemas acabaram

1...2 você deve medir na escala ac 20 ou 200

3..4, 7..8, 9..10 na escala dc 20 ou 200

Postado

Farei os testes.

Mas não vai ficar livre de mim ainda kkk tem as aulas de Android, que pretendo abrir no fórum em breve kkk

Quanto as escalas, está ok.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...