Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuitos osciladores com realimentação


Posts recomendados

Estou começando a estudar circuitos RF e algo muito importante que tenho visto nesta área são os osciladores, porém não consigo entende-los direito. Já estudei sobre como fazer circuitos LC oscilarem, mas vi que essa oscilação vai diminuindo até parar e então seria necessário uma realimentação e amplificação do sinal. Eu não consegui entender bem como funciona isso, já li em alguns lugares sobre a teoria mas não consigo relaciona-la com a pratica. Se alguém puder me ajudar com uma maneira bem simples de entender a realimentação e como implementa-la agradeço.
~~ Vicente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuitos com um indutor e um capacitor, seja ele em série os em paralelo, possui ressonância em apenas uma frequência.

Um impulso elétrico (na prática um pulso) possui infinito número de frequências possíveis (na teoria). Como o circuito LC tem a ressonância em apenas uma frequência, apenas esta frequência passará pelos L e C. Mas apenas um pulso não é suficiente para manter uma oscilação. Com apenas um pulso, a amplitude na frequência de ressonância vai decaindo de forma exponencial. Aí é que entram os componentes ativos (transistores, fets etc).

O componente ativo tem a função de amplificar o sinal que decairia e o circuito reenvia este sinal para a entrada. O sinal vai cada vez mais sendo amplificado, até que se torne uma oscilação contínua. Como o circuito LC só deixa passar uma frequência, a oscilação tende a ser senoidal. Ocorre que quando a amplitude da oscilação fica grande, as tensões e correntes no dispositivo ativo fazem alcançarem, também, as regiões não lineares, como o corte e a saturação. Nestas regiões o ganho cai a ponto de limitar a amplitude da oscilação. Saindo destas regiões, o dispositivo ativo tem seu ganho aumentado. Estas condições fazem com que a amplitude da oscilação fique aproximadamente constante.