Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre Elétrica/Eletrônica


Kanki

Posts recomendados

Tenho várias dúvidas sobre Elétrica/eletrônica e gostaria de esclarecimento sobre. 

 

1. Se uma pessoa completamente isolada do chão se pendura em uma única fase de um sistema de transmissão 138kv, ela ficaria em curto-circuito e não aconteceria nada?  ou há alguma diferença de potencial entre a fase e o corpo humano gerando uma corrente que o mataria instantaneamente?

 

2. Um Led 1,5v pode queimar ao receber uma tensão menor? Ele demandaria mais corrente para manter a mesma luminosidade? E isso poderia danificar o diodo emissor de luz? 

 

3. Minidijuntores com 3 pólos tem algum tipo de retardado para conseguir dar partida a um motor que ultrapasse a carga em Amperes? 

 

4. Suponhamos que 2 lâmpadas de potências diferentes estão ligadas em um circuito paralelo a uma única fonte. A corrente escolheria o caminho de menor dificuldade e passaria por apenas uma lâmpada? 

 

5. o que é um transformador com center point? 

 

6. Porque que utilizando o multimetro na escala de "Continuidade"  as vezes ele aponta números e não faz o efeito sonoro indicando a continuidade? Isso seria um valor de resistência? 

 

7. Porque quando há uma emenda mal feita em um cabo de uma rede elétrica acaba gerando uma queda de tensão quando liga-se um aparelho? ao desligar o aparelho  a tensão volta ao normal. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Se estiver completamente isolado, o corpo integrará a tensão. Mas isso é uma técnica que só pode ser feito por profissionais. Operários de linhas de transmissão fazem isso, mas por pouco tempo, já que tanta tensão passando pelo corpo trará prejuízos a longo prazo;

2) Não. A corrente a maior não aumenta a luminosidade;

3) Tem 2 tipos: UL e DIN. O DIN é menor. Disjuntores tem curva de arco para determinar o tempo/temperatura de desarme em relação a sua corrente nominal, que são curvas B (3 e 5X a nominal), C (5 a 10X e nominal) e D (10 e 20X a nominal). Veja imagem:

4) Não entendi a pergunta. Porém, a corrente circulará nos 2 circuitos ao serem ligadas, cada qual com seu valor e respectiva tensão e circuito;

5) Acho que o correto é "Center Tap". Usa-se para retificar a senóide, deixando uma onda perfeita na saída. Em geral, usa-se diodos para isso;

6) Sim. Quando não apita, mas mostra valor, significa que a resistência é mais alta do que o bip pode indicar ;

7) Porque o mau contato gera calor, consumindo tensão e gerando correntes mais altas. A potência requerida fica circulando entre a folga da emenda.

 

Em um resumo do resumo. Há farta literatura sobre esse assunto. Pesquise mais.

Cruvas de disjuntores.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Dom Bonilla

Obrigado por responder, mas as explicações  foram muito vagas, gostaria de algo mais aprofundando, já busquei no Google, mas existem coisas que só perguntando mesmo para saber. Desculpem minha ignorância. 

 

Na questão 1 por exemplo, o corpo humano não está no mesmo potencial que a fase, sendo assim isso geraria uma breve corrente pelo seu corpo, buscando o equilíbrio dos corpos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Somente para tentar agregar informações às excelentes colocações já feitas..

1) Procure sempre se valer das relações matemáticas e chegarás às respostas. A corrente vai sempre respeitar a equação I = V/Z, onde o Z entra ai no lugar do R (da equação geral de Ohm, por se tratar de corrente alternada)

A tensão V é elevada, se sabe, por definição (citastes 138kV);

A impedância Z é elevadíssima pois sequer existe circuito, o corpo é suspenso no ar, afastado de tudo e de todos;

A corrente I será um valor alto sim mas dividido por outro valor elevadíssimo, fazendo que se existir corrente, na busca de equilíbrio, ela será tão baixa, mas tão baixa que não será sentida..

http://2.bp.blogspot.com/-5aJxD7FTASA/UGrYhYb30jI/AAAAAAAAGMo/y_FkBrItir0/s640/tab+5.bmp

 

2) Um led é um diodo e como ele se comporta. Se a tensão sobre o mesmo for inferior àquela necessária para romper a barreira de potencial do mesmo (que segundo você no caso é de 1,5 Volts) não vai conseguir fazer com que passe corrente pelo mesmo. Leds em geral só emitem energia luminosa ao circular corrente pelos mesmos, desse modo esse led, com tensão menor que a Vled típica dele não acenderá nem tampouco passará corrente por ele..

Quanto ao brilho, já deves ter te apercebido, não haverá brilho algum.. O brilho de um led é diretamente proporcional a corrente que por ele circula e isso, mais uma vez, pode ser constatado ao se observar as curvas características do led, que estão no datasheet do mesmo:

 

 

Famliadecurvadeumled.jpg

 

Olhe como exemplo

A esquerda a curva de tensão Vled no eixo x e a corrente desse led no eixo y

Veja que ao se aplicar mais tensão, acima da quebra da barreira de potencial desse led, a corrente através do mesmo aumenta..

 

A direita outro gráfico, esse normalizado, que mostra que tanto mais corrente maior o brilho. O valor 1 de intensidade luminosa é aquele em que o fabricante considera o melhor ponto de trabalho (o melhor compromisso entre luminosidade e longevidade do componente, que é simplificadamente definido como Vled@mA. No caso desse dai algo como 3,3V@20mA). Veja que o comportamento desse led dai é bastante linear com a variação da corrente. Cai para 50% do brilho com a diminuição da corrente de 20 para 10 mA.

 

3) Não conheço nenhum dispositivo mini disjuntor com essa função. Todos que conheço, com três terminais, usam o terceiro terminal como aporte para o fio neutro pois agregam uma lâmpada sinalizadora que necessita do neutro para acender.

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

 

4) A corrente se dividiria em diferentes valores na relação inversa da resistência a quente apresentada por cada lâmpada.

 

5) Central point ou mais usual center tap (CT) é uma derivação de um enrolamento de um transformador geralmente na espira central desse enrolamento. Com esse CT se consegue um uso desse transformador em maior número de topologias. Geralmente usado em fontes para reduzir pela metade o número de diodos retificadores ou para se elaborar uma fonte simétrica.

Fonte com dois  e com 4 diodos diodos:

 

tipo1.jpg

1kbnghzh.jpg

 

 

Fonte simétrica:

image060.gif

 

 

6) Para facilitar a vida do usuário alguns multímetros apresentam a função de cheque de continuidade. Quando se está usando essa função se quer testar continuidade de algum componente. Ora, continuidade pressupõe baixa resistência entre os pontos de medida. Desse modo esse sinal é programado para aparecer abaixo de determinado valor de resistência sem que haja compromisso de que seja um valor fixo. É um valor de resistência geralmente abaixo de 200 a 500 Ohms..

 

7) Emenda mal feita implica em uma determinada resistência entre os extremos da mesma. Uma emenda bem feita é quando a resistividade representada pela mesma se aproxima de zero Ohms..

Ai, te apoies na lei de Ohm que diz que a tensão entre dois pontos é igual a corrente ao quadrado multiplicado pela resistência entre esses pontos..  Dai também sai a explicação do porque quando a corrente cessa não aparece a queda de tensão (pois a corrente foi a zero).

 

Perguntando se aprende..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora eu...

 

1. é comum o tec ao dar manutenção em linha viva, ir se "carregando" aos poucos. P.ex. um cara num helicóptero usa um bastão antes de contatar os fios. Sai até um mini relâmpago. Penso que se ele pular do helic. direto pro fio pode sim se ferir sim (principalmente se não conseguir segurar e se esborrachar no chão) pois o choque vai ser rápido

 

2. não queima e não demanda + corrente e nem acende

 

3. Geralmente não e nem precisa. A propria construção física dele (tipo uma ratoeira) mantém ele armado. Ele desarma com calor e pra esquentar tem que passar alta corrente por um "longo" tempo. Na partida ela é alta mas o tempo é "curto". Isto seria maizomeno o 'retardo'

 

4.em paralelo, ambas vão consumir suas respectivas potências com zero de intervenção recíproca

 

5. Center tape é uma derivação central de uma bobina. No secundário de um trafo, cada "ponta" é deslocada em 180º com relação à ela. No caso de fonte com diodo, como ele conduz de um lado só, a parte de cima fica por conta de um e a de baixo de outro. As duas "montanhas" da senoide se somam (cronologicamente falado) nos catodos comuns

 

6. É isso. Só apita com resistência baixa. O meu apita só abaixo de 70 ohms. E o seu? Valor de resistência: não necessariamente. Por gentileza, use na escala correta.

 

7. Mau-contato (vulgo problema de Osmar): oxidações entre os contatos formam uma resistência que absorvem parte da tensão só quando passa corrente (quando você coloca uma carga). Ao retirar a carga, a corrente desaparece e como o multimetro na escala de tensão por definição não tem nenhuma resistência (portanto sem corrente) , consegue medir o valor total

 

Chovi no molhado...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

Isso é um interruptor @faller. Ele refere-se à um disjuntor, como abaixo.

 

 

DSJ DIN.jpg

Isso para mim é sim um mini-disjuntor ou mini-breaker e de 3 contatos.

Veja ai:

http://proesi.com.br/catalog/product/view/id/5946/s/chave-disjuntor-st-001-10a-250v-3t-vermelho-com-led/

 

Até por isso ele tem escrito reset em um de seus lados que é para resetar quando o mini disjuntor estiver desnucado. Salve entendimento contrário..

 

Mas sim posso ter me enganado pois o demandante fala em mini disjuntor com 3 contatos (tripolar portanto) e logo me remeteu para mini circuit breaker de 3 terminais. Veja alguns exemplos deles. Tem de dois terminais e tem de 3 terminais..

http://tse1.mm.bing.net/th?&id=OIP.M21df6cc9ae5048b72b43428793f2c012o0&w=242&h=201&c=0&pid=1.9&rs=0&p=0

 

ST_001_mini_breaker_circuit.jpg

 

Muito usado em filtros de linha pois associa chave liga desliga com limitador de corrente pois ultrapassada sua corrente nominal desnuca,. desligando a energia. É associado também com lâmpada indicadora de ligado..

Olha o uso de um deles ai:

8.jpg

 

 

 

 

2 minutos atrás, faller disse:

De qualquer modo mil desculpas se entendi errado...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, Eduardy Lopes disse:

Tenho várias dúvidas sobre Elétrica/eletrônica e gostaria de esclarecimento sobre. 

 

1. Se uma pessoa completamente isolada do chão se pendura em uma única fase de um sistema de transmissão 138kv, ela ficaria em curto-circuito e não aconteceria nada?  ou há alguma diferença de potencial entre a fase e o corpo humano gerando uma corrente que o mataria instantaneamente?

 

2. Um Led 1,5v pode queimar ao receber uma tensão menor? Ele demandaria mais corrente para manter a mesma luminosidade? E isso poderia danificar o diodo emissor de luz? 

 

3. Minidijuntores com 3 pólos tem algum tipo de retardado para conseguir dar partida a um motor que ultrapasse a carga em Amperes? 

 

4. Suponhamos que 2 lâmpadas de potências diferentes estão ligadas em um circuito paralelo a uma única fonte. A corrente escolheria o caminho de menor dificuldade e passaria por apenas uma lâmpada? 

 

5. o que é um transformador com center point? 

 

6. Porque que utilizando o multimetro na escala de "Continuidade"  as vezes ele aponta números e não faz o efeito sonoro indicando a continuidade? Isso seria um valor de resistência? 

 

7. Porque quando há uma emenda mal feita em um cabo de uma rede elétrica acaba gerando uma queda de tensão quando liga-se um aparelho? ao desligar o aparelho  a tensão volta ao normal. 

 

 

 

 

Realmente ,são dúvidas...ou questões de alguma prova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dom Bonilla Cara estou impressionado com o conhecimento do mestre @faller o cara manja muito de eletrônica, esclareceu várias de minhas dúvidas, queria poder conversar com alguém com esse nível de conhecimento de perto, ficaria dias perguntando até entrar na cabeça as explicações kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!