Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não sei se aqui é o lugar certo para postar, mas procurei e não achei, portanto se estiver fora das regras eu peço desculpas.

A minha dúvida (para quem puder ajudar é o seguinte)... o chuveiro de casa queimou de vez e como ele já esta bem velho pretendo trocar por um novo. Abrindo a caixinha de energia vi que algo esta estranho e não acho respostas para isso.

Para uma rede de 220v o correto é vim 2 fases e 1 terra. O que acontece é que esta 2 fios como fase , 2 terras e mais 2 fases. Ou seja... tem 2 azuis (fase) , 2 verdes (terra) e mais 2 pretos ligados 1 em cada fase. Logo no conector fica 2x1 em cada. Resumindo, 2x1 , 2x1 e 2x1.

O que fizeram aqui? Porque esses fios extras? 2 terras? Será que quem morou antes aqui usava o chuveiro como extensão de energia ? O problema é não saber porque este fio esta lá, e se eu deixar de usar irá ter fuga de energia e gastar ainda mais à toa.

Alguém já viu isso antes? Fui em duas lojas de eletrônica e elétrica e ninguém soube me responder. Preciso saber antes de comprar um chuveiro, usava um de 5.500 e pretendo comprar um igual ou até um de 7.500 eletrônico.

Desde já, obrigado.

• Membro VIP
Postado

os fios provavelmente devem ser um pouco mais finos que era pra ser. O cara quis aproveitar o que tinha por isso colocou 2 fios em cada fase. O terra não precisava. Pode manter os 2 sem problemas. Interessante você tentar medir o diâmetro (vulgo 'grossura') dos fios e nos informar. Alguns tem impresso em relevo os mm2.

abç

• Membro VIP
Postado

Tem explicação possível, por exemplo:

Como estás em SP estou deduzindo que ai deva ser 127 Volts fase neutro e 220 Volts fase fase, correto???  Desse modo se alguém, algum dia resolveu converter o chuveiro de 127 para 220 Volts fez um remendo na instalação buscando outra fase, diferente da que ai já estava, para estabelecer esses 220 Volts.  Agora, se ai na sua casa tiver outro chuveiro, ou uma torneira elétrica ou quem sabe até um condicionador de ar o instalador preguiçoso pode ter adotado derivar dai um paralelo para alimentar com 220 essa outra ponta de saída e dai sim ficarias com esse todo de fio que ai citastes.. Não dá para concluir isso dai muito menos gostar do que foi feito, mas é uma das possibilidades. Só vendo mesmo, só checando de perto. Chame um eletricista...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

boas suposições do amigo faller. Pra que as minhas façam sentido, veja se no chuveiro chegam os 6 fios que mencionaste ou apenas 3. As vezes 2, faltando 1. Se onde escreveu 'terra' de fato era 'neutro' deve-se manter sim os 2 fios sim. Há 'conexões misteriosas' (inventei mais uma) e 'forças ocultas envolvidas' (já falei que gostei desta expressão?) nestes 2 termos.

Postado

Tira uma foto do quadro por favor. Para ter certeza do que é estas ligações, tem que medir a tensão de saída e achar onde essa "gataiada" está escondida. Outra questão: Dê preferência para 220V. A corrente será mais baixa e o fio mais fino. Em 127V, Mais corrente, fio mais grosso, mais caro, mais difícil de passar. A conta é simples: P/E= I que dá 7.500 W/220V= 34,09A (precisa de um cabo de 10 mm². O de 6,0 mm² fica muito justo).

7.500 W/127V= 59,06A (precisa de um cabo de 16 mm². Não tem nada entre 10 e 16 mm²). Essa é a diferença. Abaixo link da Prysmian (Grupo da Pirelli) com a tabela de capacidade de condução de fios e cabos).

http://br.prysmiangroup.com/br/files/dimensionamento_bt.pdf

Postado

Esta confuso realmente. Eu desliguei da geral 2 djuntores que pareciam ser do chuveiro (emenda) e realmente eram. Cada um de 10A em djuntores separados. O outro pelo cabo é cada um em um djuntor de 32A. O djuntor geral tem 50A.

Fotos da bagaça. O cara que deixou esse apartamento era um porco.

Spoiler

Quadro

fullsuptm.jpg

Fase + Fase (fio azul)

chuveiro1jipks.jpg

Emenda (fio preto)

chuveiro2k8r3c.jpg

Instalação porca

1lvp8a.jpg

2kvpnm.jpg

Eu comprei um chuveiro de 7.500 mas não sei se aproveito essa lambança que o cara fez e emendo o azul com preto em casa fase ou se compro outro de 5.500 e tiro esse preto desligando no quadro para não ter fuga de energia.

Comprei um conector (porcelana) de até 16mm para poder caber a emenda dos 2 fios se possível pois aquele de 10mm não iria dar. Ainda mais que os fios são velhos (15 anos) e são duros demais.

O que acham que devo fazer? aproveito essa zona toda no chuveiro de 7.500 (aguenta?) ? Ou tiro o preto dos 10A e pego outro de 5.500 ? Complicado em.

-------------------------

faller, sou de Santos-SP , rede da cidade inteira é 200v. Apenas de frente para a praia que passa fiação de 110v que vai até São Vicente (que é 110v) mas em Santos mesmo é 220v. Não moro em frente a praia.

Postado

Caro amigo @Sonny_, o CD não está ruim. Até que está bem organizado. Agora está mais claro. Você tem energia trifásica 110 V. Entre as fases dá 220 V. O barramento da foto (se não tiver outro) é do neutro. Entre o barramento e DSJ tri deve dar 110 V (ou 127 V, o que for) entre cada fase. Parece não ter aterramento então não tem terra. Não use o neutro para isso). Minha sugestão: Fique com o chuveiro de 7.500 W em 220 V, Substitua os fios rígidos por cabos de 16 mm² desde a CD, faça uma emenda manual e solde com estanho. Dá mais trabalho mas é muito mais garantido. Use os fios que já estão no condulete como guia para puxar os novos. Puxe 3 cabos: 1 para cada fase e um para o terra. Instale um cabo para terra e aterre seu sistema. Instale um DSJ bifásico de 40 A no lugar dos de 10 A (lembre: bifásico e não 2 de 40 A). O tamanho é o mesmo e ocuparão o mesmo espaço se usares a mesma marca. Mantenha o DSJ de 50 A. Parece estar bem dimensionado. Do meu ponto de vista e com minha experiência, está relativamente tranquilo. Não é nenhum bicho de 7 cabeças. Lembre que a primeira função do DSJ é proteger o fio/cabo, que por consequência, protegerá o circuito e o que estiver ligado nele.

Postado
33 minutos atrás, Dom Bonilla disse:

Caro amigo @Sonny_, o CD não está ruim. Até que está bem organizado. Agora está mais claro. Você tem energia trifásica 110 V. Entre as fases dá 220 V. O barramento da foto (se não tiver outro) é do neutro. Entre o barramento e DSJ tri deve dar 110 V (ou 127 V, o que for) entre cada fase. Parece não ter aterramento então não tem terra. Não use o neutro para isso). Minha sugestão: Fique com o chuveiro de 7.500 W em 220 V, Substitua os fios rígidos por cabos de 16 mm² desde a CD, faça uma emenda manual e solde com estanho. Dá mais trabalho mas é muito mais garantido. Use os fios que já estão no condulete como guia para puxar os novos. Puxe 3 cabos: 1 para cada fase e um para o terra. Instale um cabo para terra e aterre seu sistema. Instale um DSJ bifásico de 40 A no lugar dos de 10 A (lembre: bifásico e não 2 de 40 A). O tamanho é o mesmo e ocuparão o mesmo espaço se usares a mesma marca. Mantenha o DSJ de 50 A. Parece estar bem dimensionado. Do meu ponto de vista e com minha experiência, está relativamente tranquilo. Não é nenhum bicho de 7 cabeças. Lembre que a primeira função do DSJ é proteger o fio/cabo, que por consequência, protegerá o circuito e o que estiver ligado nele.

Nossa, que zona que esta isso então. Por isso que todos os disjuntores são monofásico? Eu estranhei, achei que estava errado, mas o djustor geral trifásico me deixou encucado, mas não podia imaginar que fariam isso.

O problema é que não to com grana agora para trocar a fiação. Ou seja, neste caso ficarei sem chuveiro ? Será que eu posso instalar o de 7.500w do jeito que esta, juntar o fio azul com o preto (azul=31a + preto=10a) por enquanto? Digo, até ano que vem (passando pelo inverno) ?

E o (terra) que não é terra, que seria o neutro... é por isso que ele colocou 2x1 também? Mas porque usaram o neutro como terra? Nossa, a cada post que leio referente a este quadro me da nojo. O problema agora é... o que faço com o que tenho. Compro um de 5.500w e ligo com essa emenda 32a + 10a ou ligo o de 7.500 com a mesma emenda? Ou ligo nada e fico sem chuveiro até arrumar uma BOA grana para passar a fiação e trocar disjuntor. Pois, onde fica o banheiro não é tão perto do quadro e pelo que sei, da um bom passeio o conduíte.

Desanimei.

=(

• Membro VIP
Postado

10A não deve aguentar o chuveiro. Suponho que o 220 do chuv é 32A 32A azul azul. Com cuidado, você pode medir se os azul-azul estão com 220 daquela caixa com emendas. Desligue os 32A-32A e ve se ele some. Não consegui identificar a bitola do fio pela foto. Penso que 5500wx220 tá de boa. Eu (eu) usaria até mesmo o de 7500. Aproveitou o neutro como terra .. talvez. Mas isso não causa nenhum problema grave. Eu (eu) usaria assim mesmo.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

10A não deve aguentar o chuveiro. Suponho que o 220 do chuv é 32A 32A azul azul. Com cuidado, você pode medir se os azul-azul estão com 220 daquela caixa com emendas. Desligue os 32A-32A e ve se ele some. Não consegui identificar a bitola do fio pela foto. Penso que 5500wx220 tá de boa. Eu (eu) usaria até mesmo o de 7500. Aproveitou o neutro como terra .. talvez. Mas isso não causa nenhum problema grave. Eu (eu) usaria assim mesmo.

Sim, o Azul que esta no de 32A é para o chuveiro e ele emendou o preto de 10A junto. Não sei porque o cara fez isso, até agora eu gostaria de entender.

Posso ligar o de 7.500w do jeito que esta azul+azul (32A), preto+preto (10A) e o netro pra terra ou eu ligo um de 5.500w no azul (32A) e desligo os disjuntores do preto (10A) ?

Porque se for para mexer nisso eu já queria trocar tudo e fazer uma plano (logístico) melhor para a casa, aproveito para trocar fios, disjuntores e separar tudo certinho. Mas até lá quero o mais simples e barato possível.

Opção 1 - Chuveiro de 7.500w (32A + 10A + neutro como terra tudo do jeito que já esta) e usando a temperatura até 80% de sua potência para não esquentar muito os fios e não desarmar.

ou

Opção 2 - Compro outro chuveiro de 5.500w (32A - 10A + neutro como terra)

Poderia escolher uma dessas opções ? Se sim, qual delas atenderia bem até eu poder trocar tudo?

Agradeço a atenção de todos.

Postado

Caro colega santista como eu, o padrão para chuveiros, ar condicionado e outros grandes consumidores de carga, é ter um circuito exclusivo direto de um disjuntor do quadro geral interno, até o ponto de consumo, no caso seu o chuveiro, e voce está certo, deveriam ter apenas tres fios.

Essa situação que voce encontrou eu deduzo que seja a mesma que ocorre, ai é normal, nas caixas de passagens quando a fiação alimenta uma tomada e segue para alimentar outro ponto, assim voce pode realmente ter todos esses fios juntos e todos ligados entre si, já que é o mesmo circuito.

Vai que quem fez essa "engenharia" desobedeceu o padrão e "pendurou" outras coisas no circuito do chuveiro, mas isso só saberas se seguir o circuito e para fazer isso terá que ir abrindo os pontos do banheiro, dar uma puxadinha no fio, um de cada vez, e ir seguindo as caixinhas de ligação.

Como é um banheiro, vai que ligaram dai a lâmpada do ambiente bem como a lâmpada e tomada do lavatório e o chuveiro, assim desligue tudo, e veja se ocorreu isso mesmo.

Pelo diâmetro dos fios, pode ter uma ideia se pela falta de fios de maior diâmetro foi usado dois em cada um, mas eu não creio muito nisso porque como o circuito tem que vir direto do quadro, seria uma aberração alguém fazer isso ao invés de adquirir o fio adequado.

Como pretendes colocar um chuveiro de 7.500 W, basta dividir isso por 220 V e dará  por volta de 35 amperes por isso use fiação de 6 mm²  direto do quadro de distribuição interna e disjuntor de 40 A.

• Curtir 1
Postado

Amigo, você vai usar um circuito de alta potência. Não concordo com a solução da @Isadora Ferraz. Como sou eletricista, eu (eu), faria pelo certo e dentro da norma. O quanto vais gastar nisso pode se tornar irrelevante diante da segurança que vais oferecer à sua família. Pense nisso. Faça o certo, por favor. Lhe garanto que vai custar menos e tomar menos tempo do que imaginas.

Postado
21 minutos atrás, misterjohn disse:

Caro colega santista como eu, o padrão para chuveiros, ar condicionado e outros grandes consumidores de carga, é ter um circuito exclusivo direto de um disjuntor do quadro geral interno, até o ponto de consumo, no caso seu o chuveiro, e voce está certo, deveriam ter apenas tres fios.

Essa situação que voce encontrou eu deduzo que seja a mesma que ocorre, ai é normal, nas caixas de passagens quando a fiação alimenta uma tomada e segue para alimentar outro ponto, assim voce pode realmente ter todos esses fios juntos e todos ligados entre si, já que é o mesmo circuito.

Vai que quem fez essa "engenharia" desobedeceu o padrão e "pendurou" outras coisas no circuito do chuveiro, mas isso só saberas se seguir o circuito e para fazer isso terá que ir abrindo os pontos do banheiro, dar uma puxadinha no fio, um de cada vez, e ir seguindo as caixinhas de ligação.

Como é um banheiro, vai que ligaram dai a lâmpada do ambiente bem como a lâmpada e tomada do lavatório e o chuveiro, assim desligue tudo, e veja se ocorreu isso mesmo.

Pelo diâmetro dos fios, pode ter uma ideia se pela falta de fios de maior diâmetro foi usado dois em cada um, mas eu não creio muito nisso porque como o circuito tem que vir direto do quadro, seria uma aberração alguém fazer isso ao invés de adquirir o fio adequado.

Como pretendes colocar um chuveiro de 7.500 W, basta dividir isso por 220 V e dará  por volta de 35 amperes por isso use fiação de 6 mm²  direto do quadro de distribuição interna e disjuntor de 40 A.

Sim, pode ser que tenha alguma coisa, mas o preto não tem nada. Eu tenho medo de desligar o azul e ver isso. Vai que tenha 1 fase para alguma coisa junto com outra fase em outro dsjuntor. Dai acabo queimando algum aparelho em casa. Mas a grosso modo eu acho que o cara fez isso sim, ele não quis gastar com disjuntor e com fios (assim como não to podendo agora) e algum eletricista "bom" achou essa maneira. E, pelos cálculos, acredito que o cara tinha um chuveiro igual a esse que comprei de 7.500w. É a única explicação que encontrei pra isso, não teria outra , mesmo sendo bem estúpida.

Para trocar o disjuntor para um de 40A eu teria que trocar o fio junto, isso que complica. E, depois desativar os disjuntores de 10A pois só esta sendo usado pra isso mesmo, como emenda do de 32A.

19 minutos atrás, Dom Bonilla disse:

Amigo, você vai usar um circuito de alta potência. Não concordo com a solução da @Isadora Ferraz. Como sou eletricista, eu (eu), faria pelo certo e dentro da norna. O quanto vais gastar nisso pode se tornar irrelevante diante da segurança que vais oferecer à sua família. Pense nisso. Faça o certo, por favor. Lhe garanto que vai custar menos e tomar menos tempo do que imaginas.

Compreendo você e concordo. Mas agora estou zerado, não tem como eu trocar nada. E, só descobri isso porque fui fuçar e instalar o chuveiro. Vi que a instalação era porca (último eletricista que instalou esse chuveiro de 5.500w que só queimava a resistência) e tentei entender que bagunça era essa.

A melhor coisa é deixar ele off então, sem usar até ter grana para trocar tudo? Isso deve levar uns bons anos viu, porque a nota é preta pra trocar tudo, precisa ter muita grana mesmo, você sabe disso.

Sem falar que, achar eletricista de verdade vai ser muito complicado... a maioria se diz ser mas não passa de pilantras. Já vi muito trabalho porco (além desse chuveiro aqui) em outros lugares. Então a coisa complica de verdade. O jeito é fazer um curso de elétrica e quando se formar eu mesmo trocar tudo, vai ser o melhor caminho.

Postado

Acho que estás sendo muito pessimista. Não precisa trocar tudo agora e você mesmo podes fazer, se seguir rigorosamente nossa orientação. Troque apenas o circuito do chuveiro por enquanto. Não sei o preço de material ai, mas deves gastar algo em torno de 15 a 20 m de cabo. A não ser que seja um imóvel enorme e a distância até o CD seja gigante (o que não creio). Faça o seguinte: compre uma guia passa-fio. São de PVC e tem de 10 e 20 m. Aqui custa R$ 15,00 pilas. Use a guia para achar os caminhos e medir as distâncias. Acho que é um começo mais sensato. O que achas?

Postado

Agora que vi as imagens somente agora, não sabia que elas davam para ocultar como em alguns fóruns, talvez nessa nova plataforma isso tenha sido implementado, percebi que seu circuito é trifásico e normalmente a concessionária fornece as tres fases para um prédio por exemplo, como o meu, e o engenheiro distribui as tres nas unidades, mas todos aptos recebem apenas duas fases, talvez voce comprou uma sobreposta e o cara resolveu instalar trifásico para todos.

Seja como for, a tua situação é duvidosa e recomendo que chame alguém para dar uma olhada nisso, moro em um apto razoável, com 3 quartos, dep de empregada completa, suite, garagem fechada e o consumo é tão baixo para o tamanho do imóvel, que a empresa veio até aqui pensando que havia gato. Não satisfeito voltaram logo depois e trocaram o relogio por um digital, já que o anterior era de ponteiro, mas o consumo continuo o mesmo.

Não é que aqui funciona a luz de vela, ou temos racinamento ou que exerça vigilância constante, mas a responsável pelo baixo consumo primeiro é a consientização de todos, depois é devido ao circuito bem distribuido e com fios adequados.

Temos 3 computadores, tvs em todos os comodos, ventilador de teto idem, 2 chuveiros,e tudo usado normalmente, mas como eu disse sendo circuitos bem distribuidos e com fiação adequada, o consumo é muito próximo da realidade lembrando que a fiação quando mal dimensionada é um consumidor como qualquer outro aparelho. Então acho aconselhável fazer uma revisão nisso.

Postado
17 minutos atrás, Dom Bonilla disse:

Acho que estás sendo muito pessimista. Não precisa trocar tudo agora e você mesmo podes fazer, se seguir rigorosamente nossa orientação. Troque apenas o circuito do chuveiro por enquanto. Não sei o preço de material ai, mas deves gastar algo em torno de 15 a 20 m de cabo. A não ser que seja um imóvel enorme e a distância até o CD seja gigante (o que não creio). Faça o seguinte: compre uma guia passa-fio. São de PVC e tem de 10 e 20 m. Aqui custa R$ 15,00 pilas. Use a guia para achar os caminhos e medir as distâncias. Acho que é um começo mais sensato. O que achas?

Acredito que um cabo de 25m de sim, fazendo um calculo por cima. O que daria em torno de 260 contos de cabo. Fora o disjuntor bifásico de 40A daria tudo uns 320 contos. Só para trocar o fio do chuveiro. E os djuntores com cabo preto acredito que eu teria que deixar desligados para não dar fuga de energia e gastar luz à toa. Sei lá... se for para mexer no quadro eu prefiro trocar tudo logo e tentar ver no prédio porque esse trifásico. Se, é apenas aqui no apartamento ou se é no prédio todo. Tentarei falar com zelador ou com algum morador e perguntar o que acontece.

8 minutos atrás, misterjohn disse:

Agora que vi as imagens somente agora, não sabia que elas davam para ocultar como em alguns fóruns, talvez nessa nova plataforma isso tenha sido implementado, percebi que seu circuito é trifásico e normalmente a concessionária fornece as tres fases para um prédio por exemplo, como o meu, e o engenheiro distribui as tres nas unidades, mas todos aptos recebem apenas duas fases, talvez voce comprou uma sobreposta e o cara resolveu instalar trifásico para todos.

Seja como for, a tua situação é duvidosa e recomendo que chame alguém para dar uma olhada nisso, moro em um apto razoável, com 3 quartos, dep de empregada completa, suite, garagem fechada e o consumo é tão baixo para o tamanho do imóvel, que a empresa veio até aqui pensando que havia gato. Não satisfeito voltaram logo depois e trocaram o relogio por um digital, já que o anterior era de ponteiro, mas o consumo continuo o mesmo.

Não é que aqui funciona a luz de vela, ou temos racinamento ou que exerça vigilância constante, mas a responsável pelo baixo consumo primeiro é a consientização de todos, depois é devido ao circuito bem distribuido e com fios adequados.

Temos 3 computadores, tvs em todos os comodos, ventilador de teto idem, 2 chuveiros,e tudo usado normalmente, mas como eu disse sendo circuitos bem distribuidos e com fiação adequada, o consumo é muito próximo da realidade lembrando que a fiação quando mal dimensionada é um consumidor como qualquer outro aparelho. Então acho aconselhável fazer uma revisão nisso.

Aqui é prédio, moro em apartamento e no último andar. Não sei porque esta dessa forma. A uns 10 anos atrás eu até entendia dessas coisas, mas estou ficando velho e não lembro de mais nada, ainda mais que larguei de estudar sobre o assunto para me focar em outras coisas, portanto, estou novamente perdido , igual quando comecei a ler, pesquisar e a estudar o assunto.

Aqui tem 1 PC, 1 chuveiro, máquina de lavar apenas 1 vez por semana e tudo usando normalmente. Antes da palhaçada do governo era de 90 reais por mês a conta de luz, hoje com essa palhaçada vem uns 160 a 180 contos. Pode ser fiação sim, já que deve estar aqui desde que o prédio foi construído a 15 anos atrás.

Postado
6 horas atrás, Sonny_ disse:

Esta confuso realmente. Eu desliguei da geral 2 djuntores que pareciam ser do chuveiro (emenda) e realmente eram. Cada um de 10A em djuntores separados. O outro pelo cabo é cada um em um djuntor de 32A. O djuntor geral tem 50A.

Fotos da bagaça. O cara que deixou esse apartamento era um porco.

Conteúdo Oculto

Eu comprei um chuveiro de 7.500 mas não sei se aproveito essa lambança que o cara fez e emendo o azul com preto em casa fase ou se compro outro de 5.500 e tiro esse preto desligando no quadro para não ter fuga de energia.

Comprei um conector (porcelana) de até 16mm para poder caber a emenda dos 2 fios se possível pois aquele de 10mm não iria dar. Ainda mais que os fios são velhos (15 anos) e são duros demais.

O que acham que devo fazer? aproveito essa zona toda no chuveiro de 7.500 (aguenta?) ? Ou tiro o preto dos 10A e pego outro de 5.500 ? Complicado em.

-------------------------

faller, sou de Santos-SP , rede da cidade inteira é 200v. Apenas de frente para a praia que passa fiação de 110v que vai até São Vicente (que é 110v) mas em Santos mesmo é 220v. Não moro em frente a praia.

Como é que faz esse lance de ocultar as imagens? Elas estão hospedadas em algum site ou aqui mesmo no fórum?

Postado

Ter trifásico no imóvel não é ruim. Muito pelo contrário. Isso pode te dar uma baita economia de energia, já que a maioria das concessionárias de energia cobram tarifas mínimas por tipo de fornecimento. Então, é bem provável que ficarás na tarifa mínima, mesmo sendo um tanto "perdulário" com seu consumo. Não mude isso, deixe como está. Apenas conserte o que tem de errado. Quanto aos cabos pretos, haverá fuga de correte se eles ficarem encostados à massa ou se tiver mais algum equipamento pendurado no circuito. Deixar o fio lá não deve causar nada além de ocuparem espaço na tubulação. Quanto à distância, para não haver erros a maior e não faltar material, use a guia como indicado. É 100% preciso.

Postado
2 minutos atrás, Sonny_ disse:

Acredito que um cabo de 25m de sim, fazendo um calculo por cima. O que daria em torno de 260 contos de cabo. Fora o disjuntor bifásico de 40A daria tudo uns 320 contos. Só para trocar o fio do chuveiro. E os djuntores com cabo preto acredito que eu teria que deixar desligados para não dar fuga de energia e gastar luz à toa. Sei lá... se for para mexer no quadro eu prefiro trocar tudo logo e tentar ver no prédio porque esse trifásico. Se, é apenas aqui no apartamento ou se é no prédio todo. Tentarei falar com zelador ou com algum morador e perguntar o que acontece.

Aqui é prédio, moro em apartamento e no último andar. Não sei porque esta dessa forma. A uns 10 anos atrás eu até entendia dessas coisas, mas estou ficando velho e não lembro de mais nada, ainda mais que larguei de estudar sobre o assunto para me focar em outras coisas, portanto, estou novamente perdido , igual quando comecei a ler, pesquisar e a estudar o assunto.

Aqui tem 1 PC, 1 chuveiro, máquina de lavar apenas 1 vez por semana e tudo usando normalmente. Antes da palhaçada do governo era de 90 reais por mês a conta de luz, hoje com essa palhaçada vem uns 160 a 180 contos. Pode ser fiação sim, já que deve estar aqui desde que o prédio foi construído a 15 anos atrás.

Então está mais fácil do que voce imagina, eu tinha um sobrado dos anos 60, de 3 quartos, reformei todo, inclusive a fiação elétrica, tinha apenas um circuito, eu instalei 12 ficou muito bom.

Mas como era um sobrado eu vivia fazendo modificações como uma que vou te sugerir:

-Passar 2 cabos 16 mm² do quadro até o chuveiro, se for ligar em 220 V ou em 110 V, salvo engano, será impossível, então no seu lugar eu faria o seguinte:

-Rasgaria a parede do quadro até a lage (no último andar ela é bem mais fina e não tão dura, só um furinho), faria o mesmo do chuveiro para cima, e levaria um circuito direto resolvendo o seu problema de vez, ai poderias até por uma Jacuzzi, se quisesse.

No meu sobrado eu furei a laje em cima do ponto de iluminação e coloquei uma chapa de aço em cima para prender os ventiladores de teto, assim dormia sossegado sem medo de cair na minha cabeça. 

Postado
8 minutos atrás, Dom Bonilla disse:

Ter trifásico no imóvel não é ruim. Muito pelo contrário. Isso pode te dar uma baita economia de energia, já que a maioria das concessionárias de energia cobram tarifas mínimas por tipo de fornecimento. Então, é bem provável que ficarás na tarifa mínima, mesmo sendo um tanto "perdulário" com seu consumo. Não mude isso, deixe como está. Apenas conserte o que tem de errado. Quanto aos cabos pretos, haverá fuga de correte se eles ficarem encostados à massa ou se tiver mais algum equipamento pendurado no circuito. Deixar o fio lá não deve causar nada além de ocuparem espaço na tubulação. Quanto à distância, para não haver erros a maior e não faltar material, use a guia como indicado. É 100% preciso.

Hum... não sabia. Eu achei que tinha que ser bifásico a geral. E não esse emaranhado no meio do quadro, como era no apartamento que morava anteriormente. Já em São Vicente que era 110v, era dessa mesma forma pelo que me lembro.

Então deixo esse planejamento de instalação e só troco os disjuntores e fios ? Se for isso, já fica mais fácil, mas não tão barato ainda. Mas já um bom caminho.

Eu tinha um cabo guia, vou arrumar outro. Mas é uns 20 metros a 25 metros mesmo. Sem falar que os fios mais novos não são tão duros quanto esses aqui. Se eu deixar provisoriamente do jeito que esta e ligar o chuveiro de 7.500w nesse conector de porcelana de 16mm que comprei para dar espaço para essa emenda, vou sofrer para conseguir unir 2 no mesmo lado. Acho que vou fazer isso até conseguir grana para trocar as coisas. Não usarei ele até o final, usarei 80% que dará uns 6.000w no máximo. Assim não puxara muito do fio nem do disjuntor.

10 minutos atrás, misterjohn disse:

Então está mais fácil do que voce imagina, eu tinha um sobrado dos anos 60, de 3 quartos, reformei todo, inclusive a fiação elétrica, tinha apenas um circuito, eu instalei 12 ficou muito bom.

Mas como era um sobrado eu vivia fazendo modificações como uma que vou te sugerir:

-Passar 2 cabos 16 mm² do quadro até o chuveiro, se for ligar em 220 V ou em 110 V, salvo engano, será impossível, então no seu lugar eu faria o seguinte:

-Rasgaria a parede do quadro até a lage (no último andar ela é bem mais fina e não tão dura, só um furinho), faria o mesmo do chuveiro para cima, e levaria um circuito direto resolvendo o seu problema de vez, ai poderias até por uma Jacuzzi, se quisesse.

No meu sobrado eu furei a laje em cima do ponto de iluminação e coloquei uma chapa de aço em cima para prender os ventiladores de teto, assim dormia sossegado sem medo de cair na minha cabeça. 

Caramba hahaha.

Mas aqui não posso fazer isso, o prédio não iria deixar. Moro no último andar mas não é cobertura, portanto iriam me matar se fizesse isso.

Por isso que acho que, o cara juntou um fio de 4mm (azul no disjuntor de 32A) com um de 3mm (preto no disjuntor de 10A) para não ficar tão pesado, em vez de trocar o fio por um de 6mm e um disjuntor de 40A. Agora o trabalho esta comigo.

• Curtir 1
Postado

Fiquei pasmo com a sua conta de luz, tanto é que  estou fazendo um levantamento de tudo que tem aqui e mostrar o valor das contas de luz...e a questão de ocultar as imagens, como faz?????

O que voce fala na questão de juntar os fios para dar a potência do circuito ao invés de trocar os fios faz sentido, só não entendi porque teria tres fios terras, só se o cara usou o ponto do chuveiro como passagem, normalmente esse ponto só recebe os tres fios direto do quadro.

Postado
6 minutos atrás, misterjohn disse:

e a questão de ocultar as imagens, como faz?????

Clica com botão direto e clica em inspecionar elemento. Deve ser o "Span", creio. @Sonny_, Atente para as bitolas, capacidade de condução dos cabos e o valor dos DSJ's. Lembre que o DSJ deve proteger o cabo. Olhe o link da tabela que postei. Será de grande ajuda nas contas.

Postado
3 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Cliquei para responder o que voce colocou sobre a oculatação de imagens e abriu essa caixa ai em cima não sei porque, mas não saquei esse lance, onde eu teria que clicar com o botão direito e depois em inspecionar elemento?

Eu postava imagens direto no site, mas como minha cota de imagens está no "nivel morto" ( 0,11 Mb disponível) eu comecei a usar imagens da net ou postar em sites de hospedagem, dessa forma não gasto mais nada dos 0,11 que ainda resta.

Obs: Já comuniquei a moderação sobre isso, também ocorre nas mps, é como um texto ficasse como assinatura, aparece em todas postagens.

Postado
39 minutos atrás, misterjohn disse:

Fiquei pasmo com a sua conta de luz, tanto é que  estou fazendo um levantamento de tudo que tem aqui e mostrar o valor das contas de luz...e a questão de ocultar as imagens, como faz?????

O que voce fala na questão de juntar os fios para dar a potência do circuito ao invés de trocar os fios faz sentido, só não entendi porque teria tres fios terras, só se o cara usou o ponto do chuveiro como passagem, normalmente esse ponto só recebe os tres fios direto do quadro.

Escreve 

[.spoiler]texto que quiser[./spoiler]

Sem os pontos de dentro da chave,

33 minutos atrás, Dom Bonilla disse:

Clica com botão direto e clica em inspecionar elemento. Deve ser o "Span", creio. @Sonny_, Atente para as bitolas, capacidade de condução dos cabos e o valor dos DSJ's. Lembre que o DSJ deve proteger o cabo. Olhe o link da tabela que postei. Será de grande ajuda nas contas.

Então, acredito que o cara fez isso justamente para poder usar o chuveiro de 7.500 aqui.De maneira errada, mas foi isso. Porque quando vi esse apartamento era exatamente este que comprei (modelo) mas obviamente não sabia quantos W eram, mas depois de vez essa gambiarra toda, acredito ser isso mesmo. Por isso penso em deixar assim, ligando o 7.500 provisoriamente usando ate 80% da capacidade dele já que é eletrônico e depois eu troco os fios e disjuntores. Dai vejo se coloco um DPS para ajudar a não dar surtos na casa toda.

• Curtir 1
Postado

A é isso, eu usava na plataforma anterior para ocultar minha assinatura, com a mudança, achei mais legal deixar ela direto, ok vou tentar fazer, digo tentar porque eu uso essa caixa que tem agora para anexar imagens ou url.

grato

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...