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Bom, por sua conta e risco. Boa sorte então. Agora, se partir para DPS, sem aterramento decente, é o mesmo que molhar a água. Se partir para DR ou IDR, mesma coisa e que piora se não estiver tudo dentro da norma. Isso vai longe. A base desse sistema é um ótimo aterramento. Bom não será o suficiente.

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Sem muita paranoia. Nada a ver refazer tudo. Assim você quebra nóis.. kk. O trem é simples.. saída do relógio->disjuntor geral->disjuntor exclusivo pro chuveiro->chuveiro

Tire uma foto ou filme mostrando o "destino" dos fios azuis na caixinha de saída do chuveiro. Se for o par que está nos disjuntores 32A 32A que suponho ser o par exclusivo do chuveiro, seus problemas acabaram, excetuando-se a questão do terra. Se o fio for 16mm, saiba que ele suporta 62A (2º o google) que é + corrente do que a consumida por 7500W em 220.

 

Não vi muito sentido em "o cara aproveitar o disjuntor de 10A" pro chuveiro. Reformule suas inquietações de novo pois à esta altura embolou tudo kk

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20 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Bom, por sua conta e risco. Boa sorte então. Agora, se partir para DPS, sem aterramento decente, é o mesmo que molhar a água. Se partir para DR ou IDR, mesma coisa e que piora se não estiver tudo dentro da norma. Isso vai longe. A base desse sistema é um ótimo aterramento. Bom não será o suficiente.

 

Sim, se eu colocar DPS, IDR será quando eu tiver trocado tudo e conseguido arrumar tudo. A minha vontade é refazer tudo e aí sim saber (futuramente) o que mexer pois saberei como foi montado e o porque de cada fio, disjuntor etc... pois, do jeito que esta, esta uma bagunça, com esse negócio de 32A + 10A que pra mim foi demais.

 

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sem muita paranoia. Nada a ver refazer tudo. Assim você quebra nóis.. kk. O trem é simples.. saída do relógio->disjuntor geral->disjuntor exclusivo pro chuveiro->chuveiro

Tire uma foto ou filme mostrando o "destino" dos fios azuis na caixinha de saída do chuveiro. Se for o par que está nos disjuntores 32A 32A que suponho ser o par exclusivo do chuveiro, seus problemas acabaram, excetuando-se a questão do terra. Se o fio for 16mm, saiba que ele suporta 62A (2º o google) que é + corrente do que a consumida por 7500W em 220.

 

Não vi muito sentido em "o cara aproveitar o disjuntor de 10A" pro chuveiro. Reformule suas inquietações de novo pois à esta altura embolou tudo kk

 

Sim, é do chuveiro... e deve ter 4mm o fio é antigo (rígido) e não sei porque o cara juntou no de 10A. Acredito que, do jeito que esta, consome muito mais energia. Eu vou ligar o chuveiro de 7.500w sem emenda e ver se ele desarma em 5 minutos usando ele no máximo até 50% da potência (3.750) que fazendo os calculos 32A aguenta numa boa, o problema maior é o cabo que parece ser de 4mm então penso em pegar um rolo de cabo de 50m 6mm 750v e trocar esse fio e também um disjuntor bifásico. Assim deixo o disjuntor de 10A desligado. Acredito que provisoriamente seja o melhor a se fazer, caso o disjuntor venha a desarmar em 50% da potência. Dai, futuramente, eu troco tudo e deixo tudo novo.

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Apenas para fins de registro, algum engraçado disse que o fio flexível é melhor para passar na tubulação, com isso tornou-se uma "epopéia" comprar fio rígido em Santos.

Se o cara pega um condutor de 1/2", cheio de fios dentro, vai querer colocar mais um ou dois usando aquele passa-fios xing ling, (que tem aquela ponta flexível), ele dificilmente chegará no seu destino porque o passa-fios não caminha em linha reta, ele vai abraçando os fios que já estão dentro de modo que trava depois de avançar pouco dentro do conduit.

No caso do amigo, se realmente já tiver os tais cabos saindo direto do quadro até o o disjuntor basta amarrar um na ponta do outro, chapar de vaselina para deslizar e ir puxando aos poucos ponto a ponto, irão sair 4 fios e entraram 2.

Agora quem disse que cabo flexivel é melhor do que fio rígido nunca deve ter montado uma tomada ou plug, daqueles que tem um "u" e um parafuso no meio, principalmente se ja tiver algum fio conectado.

Mesmo cortando a ponta do cabo, separando em duas partes, enrolando as mesmas e depois enrolar no parafuso, na hora de apertar a tendencia é o aperto "jogar" os finos fios de cobre para o lado.

Agora quando usa um fio rígido e faz um "anel" na ponta com um alicate de bico, no diâmetro do parafuso, pode dar o aperto que quiser que não "irá esparramar" como um cabo, mesmo até em dispositivos que o cabo é preso enfiando em um orificio e apertando com um parafuso, existe a chance de mal contato bem maior do que o fio rídigo.




























































Chio

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Aqui todos são fios (rígidos) mas mencionei em troca-los pois já estão velhos. Eu tirei uma foto de lado que da para ver um pedaço deste fio e saber quantos mm ele é. Mas estou em dúvida pois fazia anos que não via um fio rígido.

 

de82606f-d8a9-4681-a4xsozu.jpg

 

Se realmente for de 4mm farei isso, ligarei apenas esses 2 azuis (fases) junto com os 2 "terra" (pois pode ser que o cara tenha emendado este terra para o banheiro da suite) e uso 50% a 60% da potência do chuveiro de 7.500w. Depois com calma eu troco os fios para um de 6mm e um disjuntor bifásico de 40A e coloco no lugar desses de 32A. Os disjuntores de 10A (fios pretos) já deixei desligado no quadro.

 

Se der para fazer isso, será ótimo pois economizo grana agora e depois com calma eu arrumo isso.

 

OBS: O outro banheiro são outros fios e estão em outros disjuntores, apenas acho que o "terra" é o mesmo, portanto acredito não ter nada ligado neste azul e muito menos no preto.

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Caro amigo @misterjohn, estou surpreso com suas colocações para o grande profissional que és!! As chances de mal contato com fio são muito maiores de que com cabo em função do quanto de aperto é necessário para que o fio não saia do contato. Não se conecta cabos sem os respectivos conectores para os devidos encaixes. Como bem sabes, há alicates crimpadores específicos para todos os casos. É muito amadorismo (coisa de "hobbista"), fazer como citastes. Mas enfim... que seja...

@Sonny_ , não tem como saber pela foto. É possível que você ainda possa ler o diâmetro que deve estar estampado em alto relevo no fio. Conforme para ter certeza. Tenho insistido veementemente que o DSJ deve proteger o cabo. Então, coloque um DSJ de 35 A, que é o limite de condução do cabo ou fio de 6,0 mm² de seção. Isso dará mais segurança na sua intenção de aproveitar esse fio (que não se tem certeza da bitola), fazendo com que caia caso o limite de corrente chegue lá. Como pretendes usar no modo menos quente, a correte será, obviamente, menor, ficando então dentro do limite que queremos. Se mesmo assim houver aquecimento do cabo, então saberá que algo está errado e é possível que o DSJ desarme, como queremos. Sei que estou sendo chato em meus comentários, mas não posso me furtar em não avisar. Entendo que não tens a verba necessária para o serviço, mas isso não pode ser motivo para fazer uma instalação de risco com alta potência de consumo. Também sei que está ciente disso, mas reconsidere o caso. Vá na loja de material elétrico de sua confiança, explique o caso. Negocie, faça consórcio se preciso, mas faça do jeito certo. Vou cessar minha participação aqui depois do exposto. Acesse o link abaixo. Ele é bem mais detalhista nas recomendações sobre o dimensionamento de circuitos com as devidas recomendações sobre qual DSJ e qual cabo, bem como, fala sobre a norma e ensina como fazer do jeito certo. Leia. Lhe garanto que será muito útil. Boa sorte e até mais.

 

http://www.schneider-electric.com.br/documents/cadernos-tecnicos/sobrecor.pdf

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1 hora atrás, Dom Bonilla disse:

Caro amigo @misterjohn, estou surpreso com suas colocações para o grande profissional que és!! As chances de mal contato com fio são muito maiores de que com cabo em função do quanto de aperto é necessário para que o fio não saia do contato. Não se conecta cabos sem os respectivos conectores para os devidos encaixes. Como bem sabes, há alicates crimpadores específicos para todos os casos. É muito amadorismo (coisa de "hobbista"), fazer como citastes. Mas enfim... que seja...

@Sonny_ , não tem como saber pela foto. É possível que você ainda possa ler o diâmetro que deve estar estampado em alto relevo no fio. Conforme para ter certeza. Tenho insistido veementemente que o DSJ deve proteger o cabo. Então, coloque um DSJ de 35 A, que é o limite de condução do cabo ou fio de 6,0 mm² de seção. Isso dará mais segurança na sua intenção de aproveitar esse fio (que não se tem certeza da bitola), fazendo com que caia caso o limite de corrente chegue lá. Como pretendes usar no modo menos quente, a correte será, obviamente, menor, ficando então dentro do limite que queremos. Se mesmo assim houver aquecimento do cabo, então saberá que algo está errado e é possível que o DSJ desarme, como queremos. Sei que estou sendo chato em meus comentários, mas não posso me furtar em não avisar. Entendo que não tens a verba necessária para o serviço, mas isso não pode ser motivo para fazer uma instalação de risco com alta potência de consumo. Também sei que está ciente disso, mas reconsidere o caso. Vá na loja de material elétrico de sua confiança, explique o caso. Negocie, faça consórcio se preciso, mas faça do jeito certo. Vou cessar minha participação aqui depois do exposto. Acesse o link abaixo. Ele é bem mais detalhista nas recomendações sobre o dimensionamento de circuitos com as devidas recomendações sobre qual DSJ e qual cabo, bem como, fala sobre a norma e ensina como fazer do jeito certo. Leia. Lhe garanto que será muito útil. Boa sorte e até mais.

 

http://www.schneider-electric.com.br/documents/cadernos-tecnicos/sobrecor.pdf

 

O certo é isso mesmo. Penso em pegar o cabo + djuntores e trocar depois. Se eu ligar apenas no de 32A será temporário, até comprar o material.

 

Estou imprimindo todas essas "apostilas" que você esta mandando hehe. Com certeza é de grande ajuda. Obrigado.

 

Irei comprar da Siemens bipolar mesmo para o chuveiro para caber certinho ali e depois troco o resto. Existe algum modelo certo para isso? Para 40A por exemplo... pois vi que existem disjuntores para curvas diferentes, não sei qual é a curva do chuveiro de 6mm.

 

E cabos, dentro da norma e de boa qualidade (750v) qual é a marca mais indicada? SIl ?

 

Obrigado a todos.

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Um condutor de cobre enrolado com o alicate de bico, no diâmetro ligeiramente maior do que o parafuso e uma arruela, duvido que ocasione um mal contato ou que o "anel" feito na ponta abra...claro que sei dos terminais, etc., mas continuo preferindo os fios singelos, quando o cabo é composto por fios de grande diâmetro e voce usa um alicate de compressão poderoso, ai é outra coisa, mas esses "terminaizinhos" para cabos finos é bom para circuitos de contrôle onde a corrente é baixas e precisa dar uma boa aparência.

 

img_0958.jpg

 

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493339.jpg&h=250

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Esses anéis são usados para ligar no disjuntor correto?

 

Eu liguei o chuveiro de 7.500w hoje, neste cabo (possivelmente 4mm) que estão nos disnjuntores de 32A e também testei com e sem os fios preto que estão nos disjuntores de 10A.

 

O resultado foi o mesmo, exatamente o mesmo. Logo não consigo entender porque o cara ligou nos de 10A pois não existe diferença, dele ligado ou desligado.

 

Bom, o resultado foi o seguinte... usando 25% da potência do chuveiro, funciona numa boa por pelo menos 5 minutos que foi o tempo que testei. Mas... se usar 30% pra cima o disjuntor começa a soltar um zumbido forte. Possivelmente os fios não estão aguentando a carga do chuveiro nem menos com potência baixa. Acredito que, pode ter sido isso que fazia o anterior de 6.400w queimar a resistência toda hora.

 

Ou seja... terei mesmo que fazer a troca do disjuntor e dos cabos. A melhor marca para disjuntores de 40A curva C é a Siemens ? É o mais caro do mercado. O mais barato é o Steck. Mas como não acho nenhuma informação se é bom ou não, da medo de comprar.

 

Quanto aos cabos, alguns dizem que SIL é genérico e outros dizem ser bons e que aguenta muito tempo. Mas, como estou por fora deste mercado, não sei.

 

Alguma luz ?

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Então eu estou certo, pelo seu relato. Compre o que tiver selo do Inmetro. Steck é tão quanto um Siemens, Pial, Soprano ou outro qualquer que seja DIN e seja fabricado na norma com inspeção. Simples assim. Serve para os cabos também.

Postado

Última dúvida...

 

Se eu colocar os fios de 6mm (Cabo Flexível Afumex Flex 6mm provavelmente) para fase-fase é bom trocar o que esta como terra também ou posso aproveitar o que já esta lá por enquanto? Pois acredito que o "terra" também seja 4mm.

 

Pesquisei um eletricista (não sei se ele tem credencial/certificado) e ele disse que trocar o cabo é extremamente difícil e cobra R$ 250,00 o serviço/mão de obra. Achei absurdamente caro.

 

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EDIT

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Bom, acho melhor comprar outro chuveiro de 6.400w (que é o que estava) que esta custando R$ 80,00 e uso fase-fase e os 2 terras/neutro que deve estar emendado para outro lugar. E, os pretos fase-fase dos 10A eu deixo desligados como já estão. Assim, da para usar os fios que estão e não gasto mais nada por agora. E, depois troco tudo de uma vez. Se eu ao menos tivesse as ferramentas, eu mesmo faria este serviço... um profissional dizer que passar cabo é extremamente difícil é de duvidar e muito.

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O terra existe para circular uma corrente indevida que pode haver quando se toca dois pontos que não deveriam se tocar, então não haverá corrente constante, não precisa ser 4 mm, pode ser mais fino, apenas para fazer uma comparação sobre isso, veja a potência de um raio, veja o diâmetro do cabo que é ligado nele até a terra, na proporção da sua aplicação e da função de para raios, esse cabo teria que ter várias polegadas de diâmetro para "escoar" a demanda.

Quanto aos disjuntores, antigamente eles eram "parrudos" e confiáveis, na indústria eu nunca vi acontecer o que se ve na imagem abaixo, eram feitos de baquelite, espessos, confiáveis...com a p**** da maldita economia mudarão tudo para plásticos e passarão a chamar esse material de nomes pomposos, mas no fundo é plástico mesmo, ai o resultado é esse abaixo, confesso que ao acionar um desses me dá medo.

 

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Com licença colega misterjohn..  O que aconteceu nesse seu disjuntor ai de cima foi derivado de faiscamento e consequente sobreaquecimento na zona de contato do disjuntor, no meu parecer.

004.jpg

 

Nada tem a ver com ele ser feito de plástico ou baquelite. Poderia ser feito de casca de pata de elefante do Uzbequistão que o resultado seria o mesmo. Uma destruição por superaquecimento de dentro para fora. Isso dai se chama avalanche térmica nos contatos ( tanto mais aquece mais aumenta a resistência de contato e, desse modo, mais aquece) até virar isso dai..  Pode botar ele no invólucro que bem desejares que esse tipo de defeito (sim por defeito no disjuntor) vai ser inevitável..

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Esses disjuntores preto não é o Nema? Antigos disjuntores de norma americana? Que atualmente dizem ser menos eficiente do que os atuais dimm? Se eu estiver falando besteira me corrijam.

 

Enfim, o que me deixa encucado sobre isso é que o chuveiro de 7.500w com esse fio atual suporta até 20% de potência a grosso modo podemos dizer que (+/-) aguenta 1.875w de potência este fio e disjuntor de 32A.

 

Um chuveiro de 6.400w (segundo a Lorenzetto) precisa de um fio de 4mm e com um disjuntor de 30A.

 

Porque com de 7.500w em 30% de potência o disjuntor e fio não aguenta e aguentaria com o chuveiro de 6.400w ? são contas que não fecham, não faz sentido. A não ser que, este de 7.500w tenha alguma coisa a mais que puxe por ser eletrônico, não sei.

 

Caras, essas coisas só acontece comigo, é incrível mesmo. Só fatos inéditos, doidos e que pouca gente conhece.

Postado

Ola faller, é um prazer ter seu comentário em minha participação, eu estou baseando meu relato, na minha experiência profissional, como trabalhei em uma grande siderúrgica, onde muitos equipamentos de várias partes do mundo, principalmente Estados Unidos, Alemanha e Japão, sendo utilizado em larguissima escala para iluminação dos grandes galpões, salas de comandos, e até os escritórios, disjuntores iguais a esse postado (GE ou outra marca), mas também haviam os maiores que em algumas aplicações alimentavam pequenos motores (como esse Westinghouse) e eu nunca vi ocorrer isso ai que aconteceu com a imagem postada.

Não questionei o fenomeno elétrico e sim a capacidade de suportar o problema ou atuar antes que isso ocorra, como nunca presenciei, eu creio que não foi por falta de tempo e sim devido a qualidade empregada.

A título de curiosidade, já que estamos falando um pouco dos fenômenos da eletricidade, contatores unipolar de grandes potencias com elevada corrente, de corrente contínua, originais importados dos EUA ou do Japão, seus contatos tinham uma vida útil muito longa se comparado aos usados para substituir os desgastados, feitos no Brasil, parecia manteiga, derretia rápido e vivia constantemente "colando" ocasionado o desarme do equipamento, isso para tocar motores de corrente contínua.

Com isso temos dois problemas, a qualidade do material importado e a falta de capacidade da industria nacional em produzir bons produtos.

 

Obs: A indústria era gigantesca e com equipamentos de várias procedências estrangeiras, mas não tive oportunidade de conhecer nenhum de origem do local citado "Poderia ser feito de casca de pata de elefante do Uzbequistão" quem sabe um descuido.

 

Westinghouse-AB-DE-ION-Circuit-Breaker.j

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1 hora atrás, misterjohn disse:

...........Obs: A indústria era gigantesca e com equipamentos de várias procedências estrangeiras, mas não tive oportunidade de conhecer nenhum de origem do local citado "Poderia ser feito de casca de pata de elefante do Uzbequistão" quem sabe um descuido.
 

Jamais cogitei na discussão acerca da qualidade dos disjuntores antigos ou novos importados ou nacionais. Só me referia a sua crítica que deu a parecer, a quem lê, que essa queda na qualidade se deveu a elaborar os disjuntores com plástico ou algum outro nome pomposo. A seguir mostras um disjuntor derretido mas, ai eu defendo, não por ter sido construído com plástico mas por ter sofrido avalanche térmica sim por defeito nos contatos, que jamais neguei. Só isso, nada mais do que isso...

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Alguém poderia tirar essa dúvida?

 

Porque um chuveiro de 7.500w em 20% a 25% de potência (1.875w) o disjuntor não faz zumbido e um chuveiro de 6.400w é recomendado para este tipo de instalação. Os chuveiros de 7.500w tem algo diferente dos demais por ser eletrônico ? Mesmo em 25% da potência puxa mais que um de 6.400w na potência máxima ? Não existe lógica pra isso. Ou existe?

 

Estou em dúvida se troco o chuveiro agora e futuramente já troco tudo de uma vez. Mas antes preciso entender isso. Pois se eu colocar um de 5.500w temporariamente vai ficar muito os 32A só pra ele. Enfim.

 

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Eu tinha um ar condicionado de parede, ano 1988, 10.000 btus, quente e frio, e o local de instalação fica cerca de 18 metros de distância, coloquei fio de 2.5 mm; há dois anos troquei por um split inverter, quente e frio, 12.000 btus.

O ar de parede, já havia passado por duas residências, em ambas foi utilizado fio 12 awg, nomenclatura da época.

No caso do cabo de 2,5 mm com o aparelho antigo e o novo, toda a extensão do cabo encontra-se com temperatura normal.

Considerando que cada mm² conduz 5 amperes, o cabo de 2,5 irá conduzir 12,5 A o suficiente para o consumo, no entanto tem quem instale cabo de 4 mm², claro que quanto mais grosso melhor, mas se estiver dentro do padrão recomendado não há o que temer.

18 horas atrás, Sonny_ disse:

Alguém poderia tirar essa dúvida?

 

Porque um chuveiro de 7.500w em 20% a 25% de potência (1.875w) o disjuntor não faz zumbido e um chuveiro de 6.400w é recomendado para este tipo de instalação. Os chuveiros de 7.500w tem algo diferente dos demais por ser eletrônico ? Mesmo em 25% da potência puxa mais que um de 6.400w na potência máxima ? Não existe lógica pra isso. Ou existe?

 

Estou em dúvida se troco o chuveiro agora e futuramente já troco tudo de uma vez. Mas antes preciso entender isso. Pois se eu colocar um de 5.500w temporariamente vai ficar muito os 32A só pra ele. Enfim.

 

 

No seu caso, que é uma carga puramente resistiva (a parte eletrônica é despresível nesse caso), basta aplicar a lei de ohm e dividir a potência pela tensão, obterá a corrente em A, de posse desse dado basta buscar na tabela o fio correspondendete, lembrando que em 1 mm circula 5 amperes, hoje a norma identifica os cabos pela secção transversal em mm², nem precisa de tabela.

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1 hora atrás, misterjohn disse:

Eu tinha um ar condicionado de parede, ano 1988, 10.000 btus, quente e frio, e o local de instalação fica cerca de 18 metros de distância, coloquei fio de 2.5 mm; há dois anos troquei por um split inverter, quente e frio, 12.000 btus.

O ar de parede, já havia passado por duas residências, em ambas foi utilizado fio 12 awg, nomenclatura da época.

No caso do cabo de 2,5 mm com o aparelho antigo e o novo, toda a extensão do cabo encontra-se com temperatura normal.

Considerando que cada mm² conduz 5 amperes, o cabo de 2,5 irá conduzir 12,5 A o suficiente para o consumo, no entanto tem quem instale cabo de 4 mm², claro que quanto mais grosso melhor, mas se estiver dentro do padrão recomendado não há o que temer.

 

No seu caso, que é uma carga puramente resistiva (a parte eletrônica é despresível nesse caso), basta aplicar a lei de ohm e dividir a potência pela tensão, obterá a corrente em A, de posse desse dado basta buscar na tabela o fio correspondendete, lembrando que em 1 mm circula 5 amperes, hoje a norma identifica os cabos pela secção transversal em mm², nem precisa de tabela.

 

Pois é, mas eu acho engraçado um fio de 4mm e com disjuntor de 32A gritar para 2.000w (no chuveiro de 7.500) e o mesmo cabo de 4mm e com mesmo disjuntor de 32A aguentar 6.400w. Pra mim isso não faz sentido. Acho que vou trocar de chuveiro , colocar um de 5.500w ou tentar a sorte no de 6.400w (mesmo não entendendo essa conta que não fecha) e depois trocar tudo.

 

O eletricista que me deu orçamento de R$ 250,00 sumiu quando perguntei se ele é credenciado. Enfim... achar um bom profissional é difícil, ainda mais para mexer no quadro total de luz. Por isso vou ver com calma.

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amigo, o grito pode ser devido ao chuv ser eletrônico mesmo. Tente com um comum e verifique. Também verifique se há algum aquecimento no disjuntor e/ou nos parafusos dele (preciso dizer que é pra tomar cuidado? sim? .. então .. tome cuidado pra não se queimar ou ficar chocado). Se o problema persistir, troque o disjuntor ou o par. Uma raspadinha e/ou lixadinha nos fios cai bem.

 

Com releção aos 4mm sem paranoia. O fio deve esquentar menos do que sua cabeça deveria. Ele não deve avermelhar a ponto de pegar fogo. No máximo uma mornadinha básica e um pequeno desperdício de calor. O problema, como disse, são os contados que devem ser muito bem feitos.

Mas não vá por mim não. Prefira opinião profi$$ional.

 

Trocar o chuveiro por um menor: boa ideia (pelo menos nesta época)

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19 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

amigo, o grito pode ser devido ao chuv ser eletrônico mesmo. Tente com um comum e verifique. Também verifique se há algum aquecimento no disjuntor e/ou nos parafusos dele (preciso dizer que é pra tomar cuidado? sim? .. então .. tome cuidado pra não se queimar ou ficar chocado). Se o problema persistir, troque o disjuntor ou o par. Uma raspadinha e/ou lixadinha nos fios cai bem.

 

Com releção aos 4mm sem paranoia. O fio deve esquentar menos do que sua cabeça deveria. Ele não deve avermelhar a ponto de pegar fogo. No máximo uma mornadinha básica e um pequeno desperdício de calor. O problema, como disse, são os contados que devem ser muito bem feitos.

Mas não vá por mim não. Prefira opinião profi$$ional.

 

Trocar o chuveiro por um menor: boa ideia (pelo menos nesta época)

 

É exatamente isso que estou pensando em fazer. Trocar por um de 6.400w ou 5.500w e ver como fica, se der grito novamente, eu troco o disjuntor por um bipolar de 32A mesmo. E, vejo se resolve. Caso continuar, penso em deixar pra lá e trocar tudo depois. Vai ser o jeito realmente, acho que pra saber de fato o que é, só testando mesmo.

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Santos é quente o ano todo, como voce mora no ultimo andar de um prédio, onde a pressão é bem menor, eu colocaria o mais fraco do mercado, porque sendo muito possante, mesmo colocado na posição verão irá aquecer muito.

Quando eu comprei o sobrado que citei acima, reformei tudo e coloquei dois encanamentos no banheiro social que ficava no andar superior e na cozinha, assim ficou com água da caixa e da rua, porque no verão ameno era impossível tomar banho mesmo na menor posição, isso era um corona simples.

Como não gosto de agua fria, no verão ligava o chuveiro na agua da rua e ficava a temperatura no jeito.

Postado
1 hora atrás, misterjohn disse:

Santos é quente o ano todo, como voce mora no ultimo andar de um prédio, onde a pressão é bem menor, eu colocaria o mais fraco do mercado, porque sendo muito possante, mesmo colocado na posição verão irá aquecer muito.

Quando eu comprei o sobrado que citei acima, reformei tudo e coloquei dois encanamentos no banheiro social que ficava no andar superior e na cozinha, assim ficou com água da caixa e da rua, porque no verão ameno era impossível tomar banho mesmo na menor posição, isso era um corona simples.

Como não gosto de agua fria, no verão ligava o chuveiro na agua da rua e ficava a temperatura no jeito.

 

Peguei o de 7.500w porque estava em promoção (mais barato que o de 5.500w) e porque é melhor para regular a potência sem precisar abrir pouco registro. Mas o problema é essa conta doida que não fecha, de que só funciona 2.000w sem disjuntor berrar. Ou seja, comprando um de 5.500w ou de 6.400w dará na mesma. Caso for fio ou disjuntor. Pois ambos passam de 2.000w no modo verão. Enfim... irei pegar um de 6.400w que é o que estava antes deste de 7.500w e ver o que acontece.

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Fui a uma loja procurar preço de chuveiro e não encontrei o de 6.400w nem o de 5.500w , apenas de 7.500w. O vendedor disse que só preciso trocar a resistência pois o chuveiro é igual por dentro e o que difere é apenas a resistência. Disse que o meu era eletrônico e o mesmo me disse que seria difícil de achar resistência de 6.400w eletrônico e que nesse caso só trocando de chuveiro mesmo. Ou, para quebrar galho trocar o disjuntor.

 

Aproveitei e peguei um de 40A C (FAME) para tirar essa dúvida se era mesmo o disjuntor. Usando a tabela de bitolas e cálculos de amperes, até 6.000w ele teria que aguentar, isso seria em média 80% da capacidade sem dar problemas no fio. Cheguei em casa pronto para trocar , retirei os disjuntores e coloquei o novo.... quando percebo pra apertar na barra de cobre é complicado pois é fina demais. Não sei se o disjuntor veio com problema de aperto ou se precisa de outro. Enfim, deixa pra lá. Já cansei disso tudo.

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Acho que você não está achando o buraco corretamente do disjuntor.  Mas se desistir é uma opção.. então... vá tomar banho ! kk brinc... foi + forte que eu.

Sucessos!

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