Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida de como comprar placa de vídeo


Posts recomendados

Olá

Estou pesquisando placas de vídeo gamers para poder desfrutar melhor de meu computador, eu não sou um jogador hardcore ou que faça muito uso de atividades simultâneas ou edição de vídeo.

O que eu decidi foi que a faixa da placa de vídeo que penso em comprar deve estar em uma média de R$400,00 - 650,00

Mas em meio a tantos modelos com tantas semelhanças entre si eu fiquei com uma duvida que não consegui sanar lendo muitos artigos e fóruns.
 

  • Sei que 2 GB GDDR5 é o mais recomendado atualmente para custo x beneficio
  • Sei que alguns jogos funcionam melhor em placas da AMD e outros em placas da NVIDIA
  • Sei que 256 bits possui o dobro de poder do que uma placa 128 bits
  • Sei que Placas de vídeo com suporte a DirectX 12 é importante para desempenho

 

Agora minhas dúvidas são
 

  1. Na hora de comparar e decidir qual placa de vídeo comprar, quais atributos eu devo estar atento ?
    Core speed, memory speed, memory bandwidth gb/s, pixel rate, etc.
     
  2. Qual dos atributos acima eu devo dar prioridade ?
     
  3. A diferença de preço entre 128, 192, 256 bits faz muita diferença para valer a pena o gasto extra ?
     
  4. Como saber se uma placa de vídeo será Overkill  ou terá gargalo por causa do processador ?
     
  5. Uma fonte 500W com selo 80 plus é o suficiente para eu não ter dores de cabeça ?
     
  6. Se você fosse comprar uma placa pensando nos jogos atuais, porém, não ligando para jogar em ultra ou 1080p qual você compraria ?
     
  7. Algum ponto que você possa dizer ou me orientar ?

    Desculpe se for um post repetido, ou se acabei colocando em uma seção errada, primeiro post no fórum 

    Eu li à respeito, assisti a vídeos, benchmarks, li diversos fóruns e guias quando a essa questão mas nem todos foram conclusivos quanto à isso, e como eu não nado em dinheiro, gostaria muito da ajuda de quem realmente entende do assunto para me ajudar.

    Aguardo ansioso por um reply 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta olhar essas informações todas se você for leigo no assunto, mesmo se você tiver um entendimento básico vai saber que é irrelevante olhar isso, já que cada chip trabalha de maneira diferente e usa os recursos da placa de formas diferentes. Existem placas mais antigas de 900Mhz bem melhores que placas atuais de 1000Mhz.

 

Você está completamente engando em achar que 256bits terá o dobro de velocidade de 128bits, teoricamente sim, mas não é bem assim que a banda toca. Como eu disse, cada chip funciona de forma diferente, e a largura de banda (bits) podem fazer diferença, mas apenas em casos específicos, mas nada tão relevante. 

 

É inútil pensar em DirectX 12 atualmente já que nenhum jogo nem se quer usa o DirectX, até ele começar a usar DirectX e, mais ainda, ser compatível com as funções deles, já teremos placas muito mais potentes.

 

O mais importante é você saber que as melhores opções na sua faixa de preço são:


R7 360 < R7 260x < GTX 750 Ti

 

A diferença entre cada uma delas é de 10% aproximadamente, mas não quer dizer que pagar R$100 a mais por 10% é o melhor custo x benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem agora não tem muito o que dizer quanto à configuração, mas penso em fazer um upgrade aos poucos (do que julgar necessário)

Processador: Core i5 - 2400 (parece o suficiente pela pontuação do windows)

Cooler: Intel Genérico

Fonte: 250 watts Genérica (trocarei na hora de comprar a placa de vídeo)

Ram: 8 GB (1x 4GB / 2x 2GB) 1333

placa-mãe: PH8M-EVO (2 slot PCI, 4 Slots de memória Ram, não penso em troca-la)

Acho que somente isso seja necessário informar


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não adianta olhar essas informações todas se você for leigo no assunto, mesmo se você tiver um entendimento básico vai saber que é irrelevante olhar isso, já que cada chip trabalha de maneira diferente e usa os recursos da placa de formas diferentes. Existem placas mais antigas de 900Mhz bem melhores que placas atuais de 1000Mhz.

 

Você está completamente engando em achar que 256bits terá o dobro de velocidade de 128bits, teoricamente sim, mas não é bem assim que a banda toca. Como eu disse, cada chip funciona de forma diferente, e a largura de banda (bits) podem fazer diferença, mas apenas em casos específicos, mas nada tão relevante. 

 

É inútil pensar em DirectX 12 atualmente já que nenhum jogo nem se quer usa o DirectX, até ele começar a usar DirectX e, mais ainda, ser compatível com as funções deles, já teremos placas muito mais potentes.

 

O mais importante é você saber que as melhores opções na sua faixa de preço são:


R7 360 < R7 260x < GTX 750 Ti

 

A diferença entre cada uma delas é de 10% aproximadamente, mas não quer dizer que pagar R$100 a mais por 10% é o melhor custo x benefício.

 Muito Obrigado @GuilhermeGB, Eu não fazia ideia de nada do que você havia dito (somente à parte de chip gráfico, que ainda hoje faz com que pessoas citem GDDR3 funcionando em jogos atuais em ultra ou high com alguns filtros desabilitados e pensei "como pode placas tão antigas serem capazes de jogar jogos atuais ?"

Pesquisarei suas recomendações, muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Sol

 

Vamos na ordem:

 

5 minutos atrás, Leonardo Sol disse:

Sei que 256 bits possui o dobro de poder do que uma placa 128 bits

 

Na verdade, 256 bits e 128 bits são relativos à largura de banda e não a poder de processamento. Veja por exemplo que uma GTX 960, que é uma boa placa de nível intermediário, tem apenas 128 bits de largura de banda, e tem o mesmo poder de fogo que uma R9 280, que tem 256 bits.

 

7 minutos atrás, Leonardo Sol disse:

Sei que Placas de vídeo com suporte a DirectX 12 é importante para desempenho

 

Placas com suporte a DX12 são importantes no longo prazo, visto que no momento ainda não há nenhum jogo lançado que utilize essa tecnologia. O DX12 permitirá que aos jogos extraírem mais poder de processamento do CPU e VGA, mas enquanto esse momento não chega, vale avaliar as placas de acordo com o seu desempenho no DX 11.

 

10 minutos atrás, Leonardo Sol disse:

Agora minhas dúvidas são
 

  1. Na hora de comparar e decidir qual placa de vídeo comprar, quais atributos eu devo estar atento ?
    Core speed, memory speed, memory bandwidth gb/s, pixel rate, etc.
     
  2. Qual dos atributos acima eu devo dar prioridade ?
     
  3. A diferença de preço entre 128, 192, 256 bits faz muita diferença para valer a pena o gasto extra ?
     
  4. Como saber se uma placa de vídeo será Overkill  ou terá gargalo por causa do processador ?
     
  5. Uma fonte 500W com selo 80 plus é o suficiente para eu não ter dores de cabeça ?
     
  6. Se você fosse comprar uma placa pensando nos jogos atuais, porém, não ligando para jogar em ultra ou 1080p qual você compraria ?
     
  7. Algum ponto que você possa dizer ou me orientar ?

 

1. Se estiver comparando placas com o mesmo processador ou "nome" (exemplo: GTX 950) vale verificar o Core speed e Memory Speed. De maneira geral, quanto maior, melhor. Entretanto, se estiver comparando placas de modelos diferentes, é preciso olhar reviews e testes para ver qual oferece o melhor desempenho.

 

2. Vide resposta da pergunta 1.

 

3. O gasto extra só se justifica pelo aumento no desempenho entregue. Se for significativo, talvez valha a pena gastar um pouco a mais, mas isso depende das suas expectativas e necessidades.

 

4. O importante é parear a placa com um processador de mesmo nível. Se for uma placa básica, como a R7 250x, pode parear com um I3 ou FX 4300, ou até mesmo um Pentium G. Se for uma placa intermediária, como a GTX 960, coloque um processador intermediário, como o I5 4460 ou o FX-6350/8350.

 

5. Depende do conjunto que você tem aí.

 

6. Se fosse para jogar em 1080p, provavelmente uma R7 370 ou GTX 950. Boas opções custo-benefício. Talvez até mesmo uma R7 260x ou GTX 750 Ti já estivessem mais do que bom, mas aí depende novamente do que você espera da placa.

 

7. Você podia montar um tópico na seção de Micro para jogos explicando o propósito do PC que quer montar, quais componentes tem, quais vai comprar, quanto tem para investir, etc. O importante no PC é o conjunto, não um componente único.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memórias DDR3 são bem mais lentas que DDR5, mesmo uma de 256bits comparada com uma 128bits DDR5, ela ainda perde bem feio. Filtros dependem quase que diretamente do desempenho da memória, então nesse caso é importante sim ter mais larguras de banda, mas somente no caso das placas serem equivalentes, não adianta comparar 9800 GT com R7 260x...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sim sim, por isso me impressionei com tamanha revelação e li as recomendações de fugir das DDR3 e apenas pensar nas DDR5

Parece que minhas duvidas foram todas sanadas e ainda por cima tive uma ótima recomendação de em qual placa de vídeo investir. 

Obrigado à todos que me ajudaram.

Agora falta só mudar o tópico para [Resolvido] :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!