Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala Galera,

Venho pedir ajuda no seguinte problema: Como dimensionar um sistema Bilvolt para ligar 6 LEDS em 12V e 24V?

Forward Current 60mA;

Forward Voltage: 3,1V;

Transistores, diodos, o que sugerem?

Por exemplo, o circuito tem que proporcionar o acionamento em 12V, e se o cara quiser ou/em 24V esses mesmos 6 LEDS. O circuito envolve os dois, deixando a escolha livre para acionamento. Não sei se fui claro, mas preciso de uma luz.

Alguma sugestão?

Postado

Esse Bivolt pode ser manual ou deve ser automático? se puder ser manual basta ligar os LEDs em grupos de 3 com resistor dimensionado para 12V e colocar uma chave H-H 6 Polos 2 posições para alterar a ligação dos ramos em serie ou paralelo...

Se a mudança ter que ser automática, talvez um rele de 24V com 6 polos e contatos NA/NF possa ser usado, teria que ver se esse Rele de 24V não dispararia com 12V, talvez adicionar um resistor serie com a bobina pra garantir, mas a ideia das ligações é o mesmo da chave H-H.

• Membro VIP
Postado

Foi claro sim. Uma simples fonte de corrente constante resolve isso. Não quero lhe tirar o prazer de descobrir por si só, portanto google imagens 'fonte de corrente constante' por gentileza. Pode ser alguma com lm317 p.ex. Calcule o R pros teus 60mA com 1.2V de queda.... ixi.. falei d+

• Membro VIP
Postado

ok... 2x1 pro 6. Mas na 'minha' fonte de corrente constante não há variação de brilho dos leds pro caso de tensões intermediárias. Além de ficar menor, menos trambolhosa/trabalhosa/consumista  e quiçá + barata.

Escolhas, como tudo na vida.

fonteILM317.png

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz

Não considerei tensões intermediárias, já que o autor disse 12V e 24V.

Meu exemplo foi pra fazer algo automático não só pra este caso, mas pra outras aplicações.

Pra fonte de corrente vai ter que ser obrigatoriamente 2 séries de 3, já que os leds são de 3,1V.

Porém se apenas um led de uma das séries abrir, os 120mA que seriam distribuídos irão para a série boa e já sabe o que acontecerá... certo!

Mas também vale se fizer 2 fontes de corrente constante.

Postado

@_xyko_

Onde encontro esse modelo de bobina com os contatos no Proteus? Não estou achando. Galera, valeu pela força!

• Membro VIP
Postado

Pode ser o G2R-24-DC12 ou  G2R-2S-DC12- Ou outro relê de 2 contatos reversíveis - 12V. Pode digitar "12V COIL" que aparecerá vários e você escolhe pelo símbolo.

IMPORTANTE: A bobina não pode consumir mais que a corrente que os ZENERs suportam = 1W / 12V a 14V

Acima só pra representar eu desenhei contatos e bobina separados.

Caso a bobina do relê seja muito sensível, basta colocar um resistor de 1K em paralelo com ela.

• Membro VIP
Postado

Considerar apenas o que o autor disse e outras aplicações é algo que entra em parafuso kk.

Para aprendizado (que parece ser o caso do amiguinho.. momento proteus), considero que sua técnica foi boa. Envolve algumas análises e tal que você está dando alguma dica. Pra fazer de verdade a outra é uma opção a avaliar (que parece não ser o momento dele)

Momentos, como tudo nesta vida.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...