Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Gostaria de saber se alguém sabe como identificar o primário e secundário desses tipos de transformadores que mostram nas fotos que estão no anexo.

20160126_223941.thumb.jpg.40e080c8e66638

Já procurei algumas coisas na net, mas não entendi, já que nas dicas o primário fica de um lado e o secundário de outra.

Obrigado!

20160126_223948.jpg

20160126_224000.jpg

Postado

Posso te dar uma dica. Eu costumo pegar num multimetro, meto em escala de OHM (20ohms) e testas os pares de fios ou de entradas. O par que apresentar maior resistencia, provavelmente será o primario. ;D 

• Curtir 1
Postado

E para ligar ele, pode utilizar uma lampada em série, vai que algum trafo desse está em curto, ou até mesmo alguma ligação errada, ai você consegue identificar facilmente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

pouco ou quase nada pode ser acrescentado às sábias palavras supramencionadas pelos bons amigos. A não ser a escala que no primário pode ser maior que 20 ohms (principalmente se trafo for 220V) portanto, há de se colocar na correta escala. (óbvio d+? bom é o que tenho para o momento)

Postado

Mas com a lampada em série mesmo colocando primário com o secundário não pega fogo em nada? Porque como se pode ver na foto os terminais estão todos juntos.

Postado

A afirmação sobre o primário de um lado e o secundário de outro, se aplica quando são enrolados nos extremos do núcleo usando o ferro E, mas eles podem também serem enrolados um sob o outro, no centro do ferro E.

A coisa é complicada, o primário pode estar do mesmo lado do secundário já que são apenas pontas extraidas dos enrolamentos.

Medir apenas a resistência não indica qual seria o primário apenas por questão de resistência do enrolamento, quem determina quem é quem, é a aplicação em si, já que tanto pode ser para elevar ou diminuir a tensão.

Um autotransformador tem todos os taps (saidas) de um único enrolamento, assim o primário seria o enrolamento total e o secundário ou secundários, os demais taps ou saidas;

A coloração sugere, no caso dessa figura que tem 2 fios brancos e 8 pretos, que o primário seja os brancos e os demais pretos secundários, inclusive ele parece que já foi rebobinado.

A grande questão é se for identificar para tentar adquirir um bom, seria mais fácil fazer uma marcação nas pontas e mandar reenrolar; outra saida é tentar buscar os dados como tensão e potência pela aplicação.

Ficar aplicando uma tensão baixa e ir aumentando aos poucos e fazendo a medição nas saidas é uma tarefa de gigante.

Abaixo a ferragem chamada "E" e um autotransformador com apenas uma saida, mas pode ter várias.

n%C3%BAcleo_trafo2.png

05-07-trafos3.jpg

Postado

Vale a pena dar uma olhada aqui:

Primeiro vídeo:

Continuação do vídeo:

No casa de auto transformador toma cuidado, pois ele não tem isolação da rede elétrica, como dito a cima ele tem taps (derivações) no meio da bobina .

• Curtir 1
Postado
Em 27/01/2016 às 07:28, SoundShock disse:

Posso te dar uma dica. Eu costumo pegar num multimetro, meto em escala de OHM (20ohms) e testas os pares de fios ou de entradas. O par que apresentar maior resistencia, provavelmente será o primario. ;D 

O amigo esta correto, basta medir no multimetro a resistencia de cada par de fios(primeiro de uma olhada na continuidade deles pois pode ter taps no trafo tipo 3 fios que seria 0v 110v 220v pra ligar 220v pegaria o 1 e 3° fio  as vezes eles tem 4 fios, com 2 bobinas de 110v distintas no enrolamento primario, geralmente vem  1 do lado do outro os fios... ou seja 1 2 3 4, 1 e 2 uma bobina e 3 e 4 outra... pra ligar em 220v teria que fazer um jumper nos fios do meio, em 110v poderia pegar so 1 bobina ou pegar as 2 em paralelo  ), geralmente a maior resistencia e a bobina de alta, o amigo falou primario porque 90% desse tipo de trafo e abaixador então o o primairo seria o lado de alta....

O certo seria dizer lado de alta, onde vai a maior tensão porém, ele pode ser abaixador ou elevador...

e o outro amigo falou da dica da lampada e so usar ela em serie, se acender forte quer dizer que essa bobina nao aguenta a tensão que foi ligada nela ou tem algum curto... as vezes a lampada ainda acende fraquinha.... 

PS: dependendo do trafo as vezes o lado de alta onde voce ligaria 220v ou 110v... vem com os taps ligado nele, por exemplo peguei um trafo de nobreak bivolt e o lado de alta tinha uns 6 taps, 3 pra 110 e 3 pra 220.

so voce pegasse 1 desse tipo poderia até ligar num tap abaixo ou acima da tensão nominal e teria um range 1 pouco maior de tensoes...

Postado

Nossa parece bem mais complicado do que eu imaginava. Acho que vou desenrolar e aproveitar o enrolamento e com videos no youtube fazer outro trafo. Será que da certo?

Postado

Tava vendo aqui, parece ser difícil desmontar :D. O trafo que tem dois fios brancos e os outros pretos é de um estabilizador.

300VA
mono 115v.

Postado

cara, nao tem trabalho nem um... e so sair medindo a resistencias das bobinas e liga 220v na maior...

antes de ligar usa lampada em serie....

o maior problema ai e que trafos de estabilizador geralmente os mais baratos sao autotrafos

voce pode confirmar isso com multimetro... poe a ponteira no 1° fio e sai medindo os outros fios... se nao der continuidade nos outros fios quer dizer que tem uma bobina isolada.... poe a ponteira nela e sai medindo os outros e ve se tem continuidade...

geralmente sao autotrafos com 1 enrolamento sec de uns 12v pra alimentar o circuito da placa e reles...

o que voce quer fazer com ele? Talvez nao tenha as tensões que voce precisa...

sobre desenrolar... Cara eu ja tentei e da muito trabalho... eu deixaria pra quem tem experiencia... Da muito trabalho mesmo e tem de ter paciencia.... e o principal.... desenrolei varios trafos e desisti de enrolar... primeiro porque o fio fica todo amassado... vai ficar ruim.... eu queria desenrolar so o secundario dum trafo 220v... medi tudo pra saber quanto era a relaçao de transformaçao... porém, quando fui desenrolar o primario foi enrolado por cima do secundario... ou seja... pra mudar teria de desenrolar tudo.... praticamente todos que peguei era assim... a bobina de alta era enrolada por ultimo...

PS: tentei enrolar 1 trafo, comprei o fio e tal mas, na pela volta 120 cansei, fiquei chateado e desisti... da muito trabalho ir enrolando bem devagar pra ficar bem feito... como eu disse, tem de ter muita paciencia pra dar por ex 700 voltas de fio num carretel...

Postado

O pessoal que está respondendo aqui, acho que estão sendo muito simplistas e considerando pelo jeito que só existe transformadores de 110 ou 220 V, mas existem muitos transformadores que a finalidade não é alimentar todo o equipamento e sim apenas parte de um circuito, então ele não terá necessariamente esses valores utilizados na alimentação padrão, seja 110 ou 220 v, por isso que considero uma tarefa complicada ficar aplicando tensão aleatoriamente, talvez isso possa ser feito com mais chance de sucesso por quem mexe com isso diariamente.

Sobre reenrolar transformadores, primeiro tem que retirar o enrolamento velho, anotar o número do fio e quantidades de espiras, tanto do primário quanto do secundário, depois reenrolar outra vez baseado nos dados levantados para ficar fiel ao original.

Para isso tem técnicas como o ferro é feito por lâminas e depois sofre um banho de verniz, as placas colam, pode ser preciso um pouco de aquecimento, depois de reenrolar, sofre novo banho de verniz isolante e um periodo de estufa com a temperatura adequada.

Resumindo, precisa saber fazer, ter prática na desmontagem e ter os equipamentos e material adequado.

• mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...