Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ainda nao testei.
acho que o meu windows esta trocando as bolas.
na raiz do HD tem uma pasta com o nome Intel.
vou instalar o win 8 e testar os programas que falou.
vai que isto resolve o problema da temperatura.

Postado

Cara, esta pasta deve ser de outra coisa...

Nunca ouvi falar de pau no Windows XP para processadores e APUs da AMD.

O que eu posso te dizer é que talvez o win XP utilize algum driver que você tenha que baixar do site da AMD para habilitar todos os recursos do Cool & Quiet, turbo e do monitoramento do processador da AMD.

Como você reportou que houve travamento no Ubuntu também, não creio que seja falha do Windows. Mas é possível sim. O windows XP tá muito velho já, e sem suporte. Se você tem o 8 legal aí, vale a pena mudar.

Postado

hoje o pc travou pela terceira vez, mas nao foi como as duas primeiras.
nas outras vezes ele so reiniciou.
desta vez o pc travou a imagem.
estava assistindo warner na tv online e levei o CPU a 75%. na primeira hora tudo ok, mas depois a tela congelou e tive de reiniciar no filtro de linha.
tenho um termometro a lazer e antes de usar o dedo medi a placa-mãe.
na base do Blizzard a temp estava a 38C, mas no chipset estava a 49C.
acho que o problema é com a placa-mãe, sera que comprei um produto quebrado ou ruim?
o dissipador do chipset é de aluminio.
o win 8 vai demorar para chegar.

• Curtir 1
Postado

Hum... é, pode ser que seja mesmo o chipset. Eu vi o dissipador e achei meio fraquinho mesmo. Especialmente considerando o Ultra Durable da placa.

Cara, use o PC com o gabinete aberto, provisoriamente, e verifique se pondo um ventilador ou ventoinha soprando na área do chipset melhora o comportamento.

Como andam as temps de seu processador nos programas de monitoramento depois dessa última reinstalação do cooler? Você não postou mais, e deixou aquela expectativa sobre os testes que falei, e suas interpretações...

Eu tenho também um termômetro laser, e o legal deles é que com uma margem de erro que não passa duns 2C, dá uma confiança enorme medir com ele. :thumbsup: Mas o problema com o uso dele é que você não tem como mirar no chip, por baixo da base do cooler, e eu não sei qual a diferença da parte aparente da base do T2 para o chip em si., com os heatpipes ali roubando o calor. Eu dei a bobeira de não medir as temps do PC onde coloquei o T2 e comparar com os programas. Já despachei o PC, e aí não tenho como comparar agora com o que você disse. Mas 38C pareceu um número bom.

Se você puder postar isso , vai ser um dado muito legal.

Postado
1 hora atrás, erich8 disse:

hoje o pc travou pela terceira vez, mas nao foi como as duas primeiras.
nas outras vezes ele so reiniciou.
desta vez o pc travou a imagem.

Passe o Memtest86 nas memórias e veja como elas estão.

As temperaturas da placa-mãe estão ótimas.

Postado

@Contiusa , você conhece alguma referência confiável para temperaturas de chipsets? Pois já vi gente falando em 60C, 100C, etc. :confused: Mas nunca encontrei uma fonte fidedigna. Eu normalmente começo a me preocupar quando fica passando de 50C, mas isso parece um nível excessivamente conservador.

@erich8 , Passe sim o Memtest, pois partimos do pressuposto de super aquecimento por causa das leituras anteriores de temperatura do seu processador no windows, mas isso nos cegou, sabe... Esquecemos de testar o restante do hardware. Fico no aguardo das temperaturas. Você podia rodar o HWInfo64, pois acho ele mais confiável.

Postado

@qarcanjo O soquete costuma ser sempre bugado nas temperaturas, porque dependendo de onde for o sensor pode ter influência externa do ar no gabinete, do cooler. Um engenheiro da AMD disse que a diferença entre os núcleos e o soquete pode passar de 10ºC tranquilo. Então nem sempre um chipset alto quer dizer núcleos com temperatura alta. Os fabricantes sempre dizem para considerar a temperatura do núcleo, não do chipset.

Mas os TMPINs (chipset, southbridge, etc) podem ir até 60-70ºC sem problemas. Os capacitores geralmente são feitos para 105ºC (e deve ter uma folga). Algumas placas H81 e B85 rodam com o VRM a mais de 80ºC com i7 em load. Não é legal porque chega perto da zona vermelha e esquenta o soquete, a placa-mãe, mas o VRM foi projetado para suportar essas temperaturas.

Temperaturas até 70ºC no VRM são quentes mas nada de preocupantes (mas eu não gostaria de ter uma placa com VRM a 70ºC). Abaixo de 60ºC até 50-45ºC em load são temperaturas normais.

Edit: as placas de entrada, como alguns modelos de 78 da AMD e algumas HX1, e BX5 da Intel com processadores mais pesados costumam ter temperaturas altas no VRM. É sinal de que a placa está suando a camisa e não é muito robusta. 

• Curtir 1
Postado

nao posso usar o HWInfo64 pois o meu win é 32bits.

vou passar o memtest.
mandei um e-mail para o vendedor da placa-mãe.
com esta imagem.

e com esta ja travou 5 vezes.

DSC03248.thumb.jpg.751bca56f72493366473c

Postado

@Contiusa 

É, eu já tive placa que chegou a escurecer o PCB na área do regulador de tensão, sem falhar em momento algum...

Aproveitando a deixa, o que você acha da temp dele no termômetro laser, na base do cooler da CPU? Ele leu lá 38C. Sei que essa temp não é de se confiar, pois não tem como o termômetro mirar o chip com o cooler em cima, mas ele pelo menos consegue medir logo acima dos heatpipes. Será que o processador dele tá realmente batendo nas temps lidas mais no início do tópico?

O processador nas leituras anteriores tava batendo os 60 em IDLE e chegando a 70 com uso comum. O Cooler dele deveria teoricamente segurar essa CPU. O AMD A4 7300 vai falhar se chegar a 70? O limite na tabela do clube é esse, mas os processador sempre guenta passar um pouquinho.

@erich8

Ah, desculpa. No download dele vem opção do 64 e do 32bits... :P

8 minutos atrás, erich8 disse:

nao posso usar o HWInfo64 pois o meu win é 32bits.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, qarcanjo disse:

Sei que essa temp não é de se confiar, pois não tem como o termômetro mirar o chip com o cooler em cima, mas ele pelo menos consegue medir logo acima dos heatpipes. Será que o processador dele tá realmente batendo nas temps lidas mais no início do tópico?

@qarcanjo eu também acho que ele poderia estar lendo uma temperatura já ligeiramente dissipada com o termômetro laser. Mas é uma loteria. Só quem tira essas temperaturas todos os dias pode saber a perda de temperatura do núcleo para o heatsink.

Mas no BIOS indica 37ºC, mais ou menos o que ele leu com o termômetro laser. Eu confiaria mais na temperatura do BIOS, que é o padrão.

Se estivesse acima de 70ºC, eu acho que ele estaria lendo pelo menos perto de 60ºC no heatsink com o termômetro laser.

• Curtir 1
Postado

nao encontrei erro na memoria, mas olhem a marca que fiz na imagem.
ali diz que tenho so 3gbs de ram? é isto?
tenho 2 pentes de 4gbs cada, sao 8gbs.
da certo que o a4 7300 pega 2gbs para video, mas nao aparece no memtest?
sera que o memtest nao ve mais do que 4gbs?

e estou usando ddr3, ali mostra ddr2.

56d99626cf43d_memtestddr3.thumb.jpg.8b57

Postado

Espera, postei a imagem errada. Nesse teste só tinha 4GB em teste.

Tenta essa versão do link. Pode fazer o pendrive de boot.

http://www.memtest86.com/download.htm

Essa outra versão que eu coloquei o print (memtest86+) similar à sua eu testava com 8GB sem problema. Mas não localizei um print com mais memória instalada. Tenho rodado essa outra do link, pois foi a única que consegui dar boot na minha mobo atual.

CAM00020.jpg

Postado

Isso tá mais para um modo de vídeo do seu monitor... Reconfigure o monitor. Mas o HWInfo 32 fez o PC travar?

No Setup tá listando só 4Gb de RAM?

Acho que o problema tá mesmo nas memórias. Pelo menos nelas também.

Postado

troquei os pentes de lugar e agora o memtest quase reconhece 8gbs, e tem um pente com erro.
ainda estou isolando qual, mas acho q é o segundo.

Postado

estou sem entender nada, troquei os pentes de slot e o mentest encontrou um com erro.
então testei cada pente de uma vez e nao encontrei nada.
testei cada pente 3 x.
e depois testei os dois juntos, nao encontrei nada. so o primeiro teste encontrou algo, mas agora nao tem nada.

DSC03258.thumb.jpg.3554874362bf74783e5c2

DSC03273.thumb.jpg.285f19d5afae35e2f8b6f

vou entrar no win px e usar o HWInfo.

e o linux acaba de reiniciar do nada.

ainda estou com os mesmos problemas.

nao so reiniciou como desligou um pente de memoria.

antes;

memoria.jpeg.eb22ffa294569ab7b7cc7b1bdd8

depois;

56da43c1b7c02_memoria2.jpeg.c51cefb67995

Postado
19 minutos atrás, adcarvalho disse:

@erich8 Sua placa-mãe, quando usando Sistema Operacional de 32 bits só reconhece até 4GB

de memória, leia as especificações no manual.

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4824#sp

adcarvalho

eu seu, mas também estou usando ubuntu 64, e no ubuntu ele trava ou reinicia.

quando reinicia ele desliga um pente de memoria.

hoje esta tudo bem, o pc esta ligado des das 8h.

e estou usando os 2 pentes de 4gbs, 1600 mkz

Postado

Olha, Corsair é uma boa marca de memórias, mas você pode perfeitamente ter alguma peça ruim.

Eu mesmo já tive problemas duas vezes com memórias Corsair. Uma das vezes, a memória funcionou tipo 1 ano e meio, foi a RMA, voltou funcionando e depois de mais uns meses deu pau novamente.

Mas erros de memória e travamentos assim não necessariamente são os pentes. A placa-mãe pode falhar, ou mesmo a controladora de memória. O que eu esperava, entretanto, é que havendo falhas, o Memtest fosse acusar mais fácil. Sempre que tive pentes defeituosos ou mal contato, o memtest acusava. Mas sei que pode falhar sim, porque muita gente insiste em passar o memtest mais tempo, tipo uns 4 passos, etc.

Quando o problema vai e vem, e a gente não tá junto para ver o que está sendo feito e acontecendo, sempre há dúvidas. Por exemplo, eu não sei se a travada do Linux foi depois de mexer fisicamente na placa-mãe e memórias, ou se foi logo depois de você fazer o Memtest sem erro, com os dois pentes e sem que você tenha mexido novamente no hardware. Mas o que eu acho é que você precisa testar outras memos aí, ou pedir para alguém testar as suas, para ir isolando o problema.

Erros podem surgir de problemas de conexão. Mal contato, etc.

@adcarvalho , quanto ao reconhecimento da quantidade de memória, o @erich8 está tendo um problema de Às vezes reconhece os 8GB, às vezes só 4GB tanto no Linux, quanto no Memtest, quanto no Setup. O Windows dele é de 32bits sim, mas a falha vai e vem nos outros ambientes que deveriam estar reconhecendo os 8GB normalmente, inclusive no Ubuntu 64. Então para mim, ele tem erro físico mesmo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!