Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Recentemente eu comprei um cooler da Noctua, NH-U14S, e eu já comprei pensando em adicionar outro fan para fazer uma configuração push/pull. Mas o fan que vem com o NH-U14S, chamado "NF-A15 PWM", estava fora de estoque. Não vou dizer o nome da loja porque eles são nota 10. O fan A15 é muito bom, empurra muito ar e faz bastante pressão na parte de trás do gabinete. Eu até encomendei um Corsair SP120 Performance Edition para poder tirar esse ar do gabinete, porque o stock não está dando conta.

Como o NF-A15 PWM estava fora de estoque, eu comecei a pesquisar outras opções. Obviamente eu comecei a comparar as especificações de um fan com o outro, aí que eu percebi que o NF-A15 PWM de varejo vem descrito como de 1200rpm. Me confundiu, porque o meu NF-A15 roda a mais de 1500rpm. Mas na Newegg eu vi a mesma coisa, na Amazon também. Então eu fui pesquisar e descobri um site que avaliou o cooler e que avisa que a versão varejo do NF-A15 PWM vem capada com 1200rpm. Observação, nenhum outro site de avaliação dá esse aviso. Eu acho que os sites que avaliam com push / pull usam os dois NF-A15 PWM que vêm com o NH-D15. Esses sites geralmente recebem a linha nova para fazer avaliações. Também não imagino um site fazendo avaliação push / pull com a versão 1200rpm, porque não passa de um exaustor de gabinete "quiet edition", não é fan de CPU cooler.

Eu escrevi para a Noctua e eles confirmaram, dizendo que nas configurações com o segundo cooler é melhor ter um de 1200rpm para melhorar o equilíbrio de performance e barulho. Sério, eu não acreditei. Porque então eles não vendem o NH-D15 com um capado de 1200rpm no meio? Obviamente que eles colocam na caixa dois NF-A15 PWM de 1500rpm. Eu estou criando caso com eles no suporte e talvez devolva o cooler, já que eu vou ter que gastar grana para comprar dois coolers iguais de outra marca.

Ou seja, se eles estão vendendo gato por lebre (os dois fans têm exatamente o mesmo nome), é provável que eles façam o mesmo com outros modelos. Prestem atenção.

Esse NF-A15 PWM vem junto com o NH-U14S (que fica sem opção de fazer push/pull com o fan original) e com o NH-D15. Como estamos no Brasil, se o fan der zebra você também ficaria sem opção de comprar outro de 1500rpm. Não sei se lá fora a Noctua repõe. Mesmo que reponha para o Brasil, vai chegar aqui com selo da Noctua e ser taxada pela receita.

Enfim, produtos que usam esse fan estão provavelmente fadados a dar dor de cabeça nos compradores. Se a Noctua fizer isso com outros produtos... Enfim. Abram o olho.

• Curtir 1
Postado

Cara, agora você me deixou curioso... Mas sumiram com a minha caixa do NHU-9B, para eu comparar minha ventoinha nova com a velha. Vou ter que monitorar as duas para ver a quanto rodam no máximo...

De qualquer forma, minha ventoinha velha tá rodando perfeita tem 8 anos... :D Assustei ao ver a data da minha nota fiscal... Mas vender produtos de mesmo nome com especificações diferentes foi lama, heim?!

Postado

Pelo que me lembro, a razão para os novos U14S e D15 virem com a versão de 1500 rpm foi para que os coolers pudessem ter um melhor desempenho.

As fans que são vendidas separadamente são de 1200 rpm, pois são voltadas para aqueles que quisessem usá-las como fans de gabinete, e assim privilegiando o menor ruído.

Postado
28 minutos atrás, qarcanjo disse:

Mas vender produtos de mesmo nome com especificações diferentes foi lama, heim?!

Rapaz, como eu fiquei irritado :) Mas eu aluguei o cara do suporte. Me admira uma companhia como a Noctua dar um vacilo desses. Pelo que estou vendo, a versão varejo do NF-A15 PWM deveria se chamar NF-A15 FLX. Isso acontece com o NF-A14, que tem a versão PWM de 1500rpm e a versão FLX de 1200rpm. Mas de qualquer maneira eles deveriam vender o NF-A15 de 1500rpm para quem quisesse adicionar mais fans. 

Do que estou vendo, esse NF-A14 PWM tem desempenho parecido com o meu AF-15. Ele só é quadrado, então eu vou ter que fazer uma modificação e fixar com zip tie. 

19 minutos atrás, EdsonSM disse:

Pelo que me lembro, a razão para os novos U14S e D15 virem com a versão de 1500 rpm foi para que os coolers pudessem ter um melhor desempenho.

As fans que são vendidas separadamente são de 1200 rpm, pois são voltadas para aqueles que quisessem usá-las como fans de gabinete, e assim privilegiando o menor ruído.

Mas a questão é que o pessoal sempre compra um fan extra ou dá a dica para os amigos. Quem tem o D15 costuma colocar um terceiro fan na traseira. Se eu indicasse esse fan eu estaria em apuros, porque todo mundo ia receber uma versão "quiet edition" :) :D Não daria certo. Na verdade, estou vendo vários fóruns internacionais com o pessoal sugerindo o A15 para CPU cooler sem saber que ele é capado. 

• Curtir 1
Postado

Concordo contigo. :lol:

Qual foi a razão de querer manter mesmo nome e modelo para duas fans com especificações diferentes? :confused:

Nesse quesito de nomes, a Corsair mandou melhor, criando as versões Quiet e Performance para atender diferentes propósitos.

• Curtir 1
Postado

A marca tem que zelar pelo seu bom nome. Não pode ficar vacilando assim...

Ainda bem que eu tava vendo aqui e no caso, eu comprei a fan de 92mm de 1600 rpm, igual à que veio no meu cooler.

Se ela fosse capada também, ia ficar muito chateado!

• Curtir 1
Postado

Então, só para fechar, eu comprei um fan NF-A14 para fazer o push / pull. Ele tem a mesma especificação do NF-A15 de fábrica. Mas ele é quadrado, então fica diferente (para quem tem janela no gabinete). No push e pull ficou fazendo um zumbido alto, e depois de vários testes e troca de fans eu descobri que é preciso colocar o NF-A15 atrás com os espaçadores (incluído no pacote) e o NF-A14 (não vem com espaçador) na frente. Aí ele parou com o zumbido (era turbulência do fan traseiro).

Sobre o desempenho do NH-U14S, o meu i7-3770K a 4.2Ghz (1.16v) e temperatura ambiente de 30ºC vai a 66ºC com dois fans no teste de estresse do AIDA64 (CPU/FPU). Isso seria mais ou menos 8-10ºC abaixo do meu Zalman CNPS9900 NT (que estava um pouco sujo). Vou tentar reaplicar a pasta para tirar alguns graus. Só com um fan fica um ou dois graus acima. Eu testei com um Corsair SP120 High Performance sozinho na frente e a temperatura fica um ou dois graus abaixo em comparação ao NF-A15 sozinho, mas o barulho é maior (a 2250rpm). Dá para brincar bastante com outras configurações de fans.

Cooler muito bom. Ideal para quem não gosta de barulho, tem memória alta e quer fazer um over decente no verão brasileiro.

Sobre a nota, eu daria 4 estrelas de 5, por causa da falta de um NF-A15 com as mesmas especificações do NF-A15 de fábrica e por causa de ter que usar o espaçador no fan traseiro (fica mais comprido e mais feio). Se em algum sistema tiver que usar o espaçador na frente cubriria o primeiro slot de memória, que teria que ser low profile.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...