Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com um problema que está complicado arranjar uma solução, vamos ao caso, explicando detalhadamente:

Tive queda de energia muito frequentemente aqui em casa, nisso percebi que quando eu utilizava o computador em algo que exigia mais como ver um vídeo ou jogar um jogo, acontecia do PC travar, inclusive no áudio, e a tela do monitor começava a ter listras brancas que piscavam. Nisso ao reiniciar o computador pelo reset no gabinete, percebo o seguinte problema:
Meu PC liga e depois de 3 segundos ele desliga e depois liga novamente. O cooler do processador e os fans giram, tudo funciona, [dá 2 bips curtos e baixos que acho que é o bip de inicialização, não entendo muito bem] mas não há sinal de imagem no monitor, o teclado e mouse USB não acendem as luzes (não funcionam), e assim fica: O computador fica ligado, não dá vídeo no monitor (absolutamente nada, nem aparece o boot) e nada do teclado e mouse funcionar.

Como vi que o problema começou pelo monitor com listras brancas (minha onboard não tinha driver disponível para o Windows 10 e eu utilizava o w10), deduzi que seria problema na minha onboard. ou na fonte que era bem ruimzinha (veio já no gabinete). Então, comprei uma placa de vídeo offboard (eu não tinha antes), e junto também comprei uma fonte da Corsair pra não haver problemas. Fui todo felizão, pensando que isso solucionaria meu problema, coloquei a placa, a fonte e... O PC dá o mesmo problema novamente, decepção total. Desânimo. Não sei mais o que fazer.

-----------
Procedimentos que já realizei em busca de solucionar o problema:

* Limpeza em todos os componentes, inclusive placa-mãe tirando-a do gabinete.
* Checagem no monitor, ele funciona perfeitamente inclusive já testei com outro.
* Passei borracha na memória, testei nos 2 slots da placa-mãe, e nada.
* Checagem em todos os cabos, está tudo firme e bem conectado, já desmontei tudo e coloquei novamente e nenhuma solução.
* Coloquei o jumper na posição inversa dos pinos, deu na mesma.
* Tirei e coloquei a bateria da placa-mãe, nenhuma mudança também.
* Reset de BIOS não resultou em nada.

(Lembrando que a fonte  e a placa de vídeo são totalmente novos, lacrados de fábrica, então o problema não são eles já que comprei justamente pra resolver o problema). 

Configuração atual do PC:
Processador i3-2120 3.30Ghz
4GB RAM DDR3
Placa de vídeo Gigabyte GTX 750 Ti 1GB GDDR5
Fonte Corsair CX430M
-----------

Não retirei o cooler do processador para checá-lo pois estou sem pasta térmica, decidi deixar quieto. Estou pensando em levar pra informática em busca de um técnico averiguar, acho que é a única saída. E agora?

Postado

Bom pelo que li pode ser uma das seguintes:

1. Queimou a RAM
  2. Queimou algum componente da MB (pouco provável já que bipa, mais não descartavel)

Outra, ve se não tem nenhum capacitor inchado na MB, pois ele pode ter estragado por causa dos picos eletricos.

Aguardo resposta.

Postado

Não há nenhum capacitor inchado, a placa-mãe está normal de aparência. Em relação a RAM, infelizmente só possuo essa, tenho até outra mas é DDR2, então não tem como realizar o teste :/

Postado

Boas

Comece por testar a fonte com um voltímetro, ou fazendo o teste do clip, se o problema não for da fonte, retire a Board e a fonte da box, com esses componentes fora ligue a fonte na Board e dê um curto, note só fonte, Board, CPU e cooler fora da box, verifique o seu comportamento.

Postado

1 minuto atrás, FrizoR disse:

Não há nenhum capacitor inchado, a placa-mãe está normal de aparência. Em relação a RAM, infelizmente só possuo essa, tenho até outra mas é DDR2, então não tem como realizar o teste :/

Então cara, vê se alguém tem uma DDR3 pra te emprestar para fazer o teste, é uma chance bem alta de ela ser o problema, ou como você disse, leve a um técnico, fica mais caro, mais se for em loja pelo menos tem garantia.

Postado
3 minutos atrás, PPK2 disse:

Boas

Comece por testar a fonte com um voltímetro, ou fazendo o teste do clip, se o problema não for da fonte, retire a Board e a fonte da box, com esses componentes fora ligue a fonte na Board e dê um curto, note só fonte, Board, CPU e cooler fora da box, verifique o seu comportamento.

A fonte é nova, lacrada, comprei em busca de solucionar o problema. Deu na mesma, já testei os componentes um por um. Começando por MB + CPU apenas, nenhum resultado. Depois MB + CPU + RAM e nada. Conectei HD e nada também. Deu o mesmo resultado em todas as situações.

3 minutos atrás, Igor Santander Angelini disse:

Então cara, vê se alguém tem uma DDR3 pra te emprestar para fazer o teste, é uma chance bem alta de ela ser o problema, ou como você disse, leve a um técnico, fica mais caro, mais se for em loja pelo menos tem garantia.

Vou ver se consigo uma RAM emprestada, senão terei que levar a um técnico mesmo. Grato pela ajuda.

Postado

Como não tinha nenhum outro pente de memória RAM, levei a minha que estava em suspeita pra um colega verificar se no PC dele funcionava. Segundo ele, testou e não funcionou. Parece que o problema está na RAM mesmo como o Igor falou, terei que comprar uma nova e ver se realmente era esse o problema, volto posteriormente.

Postado

Galera, o problema era a memória mesmo. Podemos dizer que é ela a culpada em 90% dos casos desse tipo...

Antes de comprar uma nova, fui dar uma olhada no pente como estava na minha placa-mãe, percebi que não estava bem encaixado, coloquei corretamente no slot, todas as travas prendidas. Liguei e... funcionou, mas dava muita tela azul. Então, troquei a memória de slot, e dessa vez não deu nenhuma tela azul, podemos dizer que o problema está no primeiro slot então.

Assunto finalizado!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...