Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe h81m-a/br não da partida mas esquenta um capacitor e um mosfet


Posts recomendados

Olá bom dia boa noite, bom estou com uma placa-mãe H81M-A/BR assim que peguei ela já dei um verificada para ver se não estava em curto e esta tudo OK, logo após dar um pesquisada e não achar nada resolvi deixar pra lá e desistir... Mas por um acaso quanto já esta indo guardar ela percebi que na região do PCI X16 entre PCI x1 senti que estava meio quente e que tinha algo de errado, liguei tudo novamente comecei a testar de novo, por via das duvidas resolvi colocar o dedo em todos os Capacitores e em todos os Mosfet, foi ai que achei o que creio ser o problema. Agora vem minhas duvidas:

 Essa Capacitor Sólido e esse Mosfet estão queimados?

 Será que devo trocar pra ver no que da?

 Deixo isso pra lá jogo essa placa fora?

 

Deixo para que vocês me digam o que faço ou se tem mas alguma coisa que posso fazer ou algo assim a tb se alguém saber o que pode ser estou a todos ouvidos.

Para quem queira saber qual a inscrição do capacitor sólido e do mosfet aqui esta:

Capacitor Sólido: 5Ku40, o270, 16v

Mosfet: UTC, UZ2085G, AD01RLTL

 

Foto dos esquentadinho :mad: kk

imageview.php.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Inder Junior Viana disse:

Celeron G1820, 4GB de ram, Fonte de 500W C3 Tech, um Hd 1TB e essa placa-mãe do post.

 

 

é bicho, essa tua fonte ai é sinistra, eu sendo você tentaria usar outra fonte de qualidade pra eliminar qualquer possibilidade de defeito na placa-mãe.. se colocando outra fonte, persistir, ai tudo bem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Inder Junior Viana Se a fonte estiver apresentando uma tensão errada,

ela pode estar afetando algum(s) componente(s) da placa, e a sua fonte 

não é nenhuma Brastemp, assim, seria bom seguir o conselho de nosso

colega  @rodrigo.dcvieira  e testar uma fonte de boa qualidade antes de

condenar a placa-mãe, ou tentar repara-la.

 

 

adcarvalho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles esquentam com o slot PCI-e vazio ?

 

Pela proximidade com o slot PCI-e e pelos tipos de componentes me faz acreditar que seja o regulador de tensão desse slot e é possível que trocando o transistor a placa volte ao normal pois esse modo de detectar defeito pelo tato pode ser certeiro.

 

Se tiver um multímetro, você pode aferir a tensão que existe nas perninhas do transistor e constatar se apresenta algum valor muito alto. Também pode testar essa pecinha retirando ela da mobo.

 

Ruim é encontrar um transistor igual a esse para trocar.

 

Outro jeito é sacar esse transistor fora e testar a placa pra ver se o capacitor ainda esquenta e se liga o PC ( só vai matar o PCI-e até repor outro transistor ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá Inder Junior Viana, não se trata de um transitor mosfet e sim de um integrado viu? Que por sinal tem dado muito defeito. Estou com esse mesmo problema na placa ASUS H81M-K. Verificou que ele mata uma tensão da fonte? por isso ela nem inicializa. Vai ter que efetuar a troca do mesmo. Abraços!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Tambem estou com duas placas , com o mesmo problema.
Queria saber se trocando o mosfet resolve..E se sim, onde conseguem fornecedor para tal componente?
De uma placa aqui, arranquei o componente e mesmo assim nao parte.OU seja, ou ta com problemas a mais, ou ele é essencial para placa funcionar.Segue uma foto dele.

ci.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Olá pessoal,

 

Recebi uma placa aqui de um colega, onde percebi que esse mesmo componente esta aquecendo muito. A placa é uma Asus Prime A320M-K, quando ligo a placa sem processador, nada acontece, porém com o processador e meia trava do soquete abaixado, a placa liga os leds traseiros, mas quando travo o processador na placa, estando ou não com a placa de vídeo plugada no slot PCI-E, este componente aquece muito e chegar á fazer um pequeno assoviu (HAHAHA).
Com as dicas que ví, vou remover o componente nesta manhã de domingo, 12/08/2018 e postar os efeitos aqui, e também os testes do próprio componente fora da placa. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Raffaao disse:

Olá pessoal,

 

Recebi uma placa aqui de um colega, onde percebi que esse mesmo componente esta aquecendo muito. A placa é uma Asus Prime A320M-K, quando ligo a placa sem processador, nada acontece, porém com o processador e meia trava do soquete abaixado, a placa liga os leds traseiros, mas quando travo o processador na placa, estando ou não com a placa de vídeo plugada no slot PCI-E, este componente aquece muito e chegar á fazer um pequeno assoviu (HAHAHA).
Com as dicas que ví, vou remover o componente nesta manhã de domingo, 12/08/2018 e postar os efeitos aqui, e também os testes do próprio componente fora da placa. :-BEER

 

 

Galero, 

Fiz o teste no Mosfet, e ele aqui apresenta curto mesmo, e quando tento ligar a placa a tensão começa a subir aos poucos e esquentar. Estou procurando onde comprar esse Mosfet aqui no Brasil, por enquanto só encontrei na China, mas darei um pulo na Data Efigênia amanhã para procurar, e continuarei dando feedback sobre o caso.

 

Até mais!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raffaao

 

Já tive a experiência de remover mosfet de placas-mãe e o resultado foi sempre desastroso pois alguns estavam bons mas depois de aplicar alta temperatura para removê-los se danificaram ainda que pelos testes parecessem bons.

 

Outra coisa é tentar encontrar componentes para repor. Os que tem em lojas devem vir da China e quase sempre estão com algum tipo de defeito. O mesmo quando se compra direto de um fornecedor também da China.

 

Se quiser passar pela mesma experiência que eu vai em frente mas o resultado final é de perder dinheiro e tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Eu também estou um pouco com este pensamento, o que me motiva é que em algumas experiências anteriores, eu tive sucesso na troca dos mosfet, e tive o mesmo caso de ter que importar, inclusive um conector de 26 pinos e 0,5 mm, me causaram muita dor de cabeça, mas deu certo no final. :lol: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raffaao

 

Só para ter uma ideia de como estão chegando esses componentes da China,  lojas que vendem componentes eletrônicos aqui no Rio têm recebido técnicos com multímetros que querem testar os componentes antes de comprar e há até aquelas que têm multímetros para uso dos clientes. Isso para você ter uma ideia de como essas coisas estão chegando com defeito da China.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!