Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um pc que apresenta a seguinte anormalidade:

-Ao ligar o power, o windows não sobe, não dá video nem set up e a ventoinha do processador demora um pouco e logo inicia o giro mas logo para;

O que eu fiz?

-Coloquei outra fonte permaneceu a mesma coisa;

-Coloquei uma placa de vídeo off, nada aconteceu;

Com isso eu concluo que o defeito está com 99,99 % de chances de ser na placa-mãe do que 00,01 % ser o processador digo isso porque eu nunca tive que substituir um processador por queima, sempre foi a placa-mãe e o processador acaba sendo trocado devido a obsolência que o mesmo apresenta em pouco tempo.

Não tenho outro pc para experimentar o processador, o meu pc usa I7 Lga 1150 e o processador em questão é um LGA 1155.

Meu receio é comprar uma placa-mãe, que já está sumida do mercado e o defeito for o 00,01 % ou seja o processador, sendo que este também está desaparecido e as poucas ofertas dele o valor é superior a geração mais recente.

Face ao expôsto, tem algum macete para saber de fato se é a placa ou o processador já que ambos não apresentam o menor sinal de defeito, porque se eu pedir para comprar a placa e for o processador é problema.

Placa supostamente defeituosa: P8B75-M

Processador I5 - 3330 LGA 1155

https://www.asus.com/br/Motherboards/P8B75M/

Postado

Depois dos testes que você fez, eu passaria para a parte "test bed". Eu desmontaria o micro e colocaria a placa-mãe em uma superfície isolada (de estática) com a fonte, a CPU com o cooler e o bip da placa-mãe. Só isso. Acho que dá para ligar com um curto nos pinos certos (tem que ver), com uma chave de fenda, por exemplo.

OBS: não sei qual seria a superfície mais adequada para pousar a placa-mãe e ligar a fonte. Seria legal dar uma pesquisada para evitar curto.

Se a placa bipar porque não encontrou memória, seria um bom sinal. Se não bipar, eu trocaria de fonte, limparia o CMOS e tentaria de novo. Se ela não bipar com fontes diferentes, pode ser a placa-mãe. Veja se a bateria está velha também.

Com esse teste você tem poucas peças para eliminar. Outra opção é arranjar uma CPU de alguém. Seria mais fácil do que encontrar uma placa-mãe.

Acho que é isso, mas não costumo fazer esses testes ou lidar com esses problemas. Talvez outra pessoa tenha um teste mais definitivo.

• Curtir 1
Postado

Há um certo consenso em tirar a placa-mãe do gabinete, mas eu creio que  não acrescenta muito ao teste a partir do momento em que se desconectou tudo é irrelevante ela estar ou não no gabinete, isso é mais aconselhável quando ocorre algum curto entre ela e o gabinete, que não é o caso, na realidade foi um pouco de ociosidade, mas se tirar, como é baixa tensão 12 VDC, uma folha de papel, direti na mesa de madeira, fórmica, toalha, só não pode ser metálica.

Sobre acionar direto nos contatos também não é necessário porque está ligando por vias normais; a bateria também não volga porque a finalidade dela é só segurar as configurações, após ligado na rede isso passa a funcionar pela alimentação.

Na questão dos bips é complicado porque cada fabricante tem uma tabela de bips, teria que conhecer a utilizada por essa placa.

Resumindo, na minha concepção, pelos testes que fiz, só pode ser um dos dois, mesmo com uma porcentagem mínima de chances de ser o processador, vai que é, onde vou arrumar outro depois de comprar a placa e não funcionar???

Só resta o teste definitivo como voce citou, experimentar com outro processador, é esse o método utilizado por qualquer "técnico" para dar um diagnóstico definitivo e não passar vergonha...não vou pedir emprestado porque informática é algo muito melindroso, pode ocorrer de após tirar algum componente de um pc ao repor o mesmo, pode apresentar problemas ai o dono vai dizer "mas estava tudo funcionando, voce fez alguma coisa errada" ....estou convencendo o dono a fazer um upgrade.....

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...