Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Pedro B.  Obrigado por resolver, o meu problema é com uma GTX 960 Zotac AMP, vi em testes que ela chega a 80 graus +,  estou procurando uma forma de resolver isso. minha maquina tem 1 fan traseiro, e 2 frontais, estou querendo instalar 2 de 8mm superiores, e um exaustor, será que compensa, e o mais importante, será que resolverá meu problema ?

Postado

@PPK2 Amigo a maquina é nova, um gabinete thermaltake versa h21 com 2 fans frontais e 1 traseiro. meu problema mesmo é com a GPU que possui altas temperaturas.

@Pedro B. Pedro, em um teste no youtube, com pouco mais de 1 hora de uso em games, a Zotac AMP chegou a 80 C!

Postado

Para placa de vídeo 80ºC é "normal", ainda mais no verão brasileiro. O parâmetro é bem diferente do de CPU. Mas você pode colocar dois fans na lateral e dois em cima. Tem que encontrar um equilíbrio (se faz exaustor ou intake), pois também não pode jogar o ar quente da GPU no cooler do processador.

ZOTAC não parece aplicar bem a pasta (ou de má qualidade) nas GPUs que ela faz. Poderia trocar, mas tem que fazer direito.

Esse aí que você quer comprar parece que é para colocar na baia da frente, nos slots de DVD, controlador de fan. Se for isso mesmo, não vai ajudar em nada.

Postado

Eu acho que não tem nenhum exaustor como esse que você viu para as baias dos PCIs, mas o pessoal inventa, então pode ter, mais eu não sei. Como o seu gabinete tem janela lateral, não daria para colocar fans diretamente na GPU.

Você pode trocar o fan exaustor por um melhor. Veja a especificação do seu e compre um com mais pressão estática. Não pode ser "air flow", mas "static pressure", tipo Akasa Viper AK-FN059 (são caros). Aí você retira o ar quente da parte de trás do gabinete.

Você poderia comprar um sistema de cooler para a GPU, Tem que pesquisar, porque eu não conheço bem essa área. Tem até water cooler, mas eu acho desnecessário. Vai sair muito caro e seria melhor pegar essa grana, vender a VGA e comprar até uma GTX 970.

Você também poderia colocar dois fans em cima.

Edit: Mas isso não quer dizer que a VGA vai abaixar muito. Talvez você consiga reduzir para 76-77ºC com um bom fluxo de ar, que também vai diminuir a temperatura da CPU, mas para esfriar mesmo, só um cooler dedicado para a VGA.

Pode trocar a pasta térmica da ZOTAC, mas tem que fazer direito.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, DesenvSouza disse:

@Contiusa Possuo 3 fans desse modelo, sabe me dizer se eles fazem essa função que você especificou acima ? remove o fan que veio com o gabinete e instalei um desse, e 2 na frente.

O Akasa é muito similar. Os dois são basicamente iguais e muito bons. Ou seja, deixe como está.

Você só teria opção de colocar mais dois em cima, que ajuda mas não baixaria mais do que 2ºC, talvez 3ºC.

A troca da pasta térmica da VGA costuma dar muito efeito se a de fábrica for de má qualidade ou mal aplicada. Às vezes baixa mais do que 5ºC. Mas como eu disse, 80ºC no verão depois de 1h de jogos está bom, dentro no normal. Se não quiser trocar a pasta térmica, estiver com medo de fazer besteira ou de abrir a VGA (algumas acho que não dá para abrir), eu não me preocuparia.

Edit: eu estou dando uma olhada para ver se acho um fan de VGA que seja barato. Aqui no Brasil não costuma ter esses produtos entusiastas, ou são muito caros. O que torna inviável, pois com essa grana você junta e compra uma VGA melhor refrigerada ou até de um modelo superior.

Talvez alguem conheça um modelo específico que fique direcionado para o PCB da VGA.

• Curtir 1
Postado

Edit: http://www.hardwareluxx.de/index.php/artikel/hardware/grafikkarten/33941-5x-nvidia-geforce-gtx-960-im-test.html?start=10

Vendo aí, a sua placa é bem legal. Dá para abrir e tem backplate e tudo. Os coolers que eu vi são para substituir o cooler original da placa. Não vale a pena, muito provavelmente ficaria pior. A não ser que você comprasse um water cooler, mas talvez saia pela metade do preço da placa.

Se for abrir, compre uma pasta de qualidade, tipo Extreme Fusion X1 ou Gelid Solutions GC-Extreme.

Postado

Edit: eu vi o seu outro post da grelha superior. Estranho que eles fazem uma grelha sem furação para fans. Você podia tentar com aqueles grommets que vem para reduzir o ruído. Veja se tem no seu Sickleflow.

Eu não vi o vídeo todo, mas acho que é isso:

• Curtir 1
Postado

@DesenvSouza O seu setup de Ventoinhas chega bem! A minha caixa está igual, 2 ventoinhas á frente e 1 atras. A GTX 960 que tenho, não passa os 64ºC a jogar por um bom tempo e com as fans dela a 33% .

O problema deve estar principalmente na placa. Se a pasta termica entre o chip da GPU e o dissipador de calor não estiver boa, ou seja estiver seca, é natural que o calor acabe por ficar no Chip da GPU! O que resulta num sobreaquecimento do mesmo e depois as próprias marcas de Gráficas acabam sempre por não esmerar nas pastas termicas e metem daquelas mais baratas

Mais fans não vão adiantar muito, as que tem são suficientes.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...