Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar velocidade de fan 3 pinos c/ akasa flexa fp5


Posts recomendados

Boa tarde amigos, estou com a seguinte duvida:

No adaptador Akasa Flexa FP5 AK-CBFA03-45 (imagem) eu consigo controlar a velocidade de Fan's 3 pinos ou somente Fan's 4 pinos PWM?

Pesquisei bastante a respeito mas não ficou clara essa questão. Minha placa-mãe é uma Asus M5A78L-M LX/BR, ela tem apenas uma entrada PWM na qual eu tinha a intenção de fazer o controle de RPM's dos Fan's do gabinete com esse adaptador.

A Asus M5A78L-M LX/BR ja vem com o EPU-4 Engine e o Q-FAN, que pelo que entendi facilitam para que minha ideia de certo.

Não tenho interesse/condição de colocar um controlador de fan, minha ideia era simplificar com esse cabo mesmo.

Obrigado.

file_178_41.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, William_bill disse:

Boa tarde amigos, estou com a seguinte duvida:

No adaptador Akasa Flexa FP5 AK-CBFA03-45 (imagem) eu consigo controlar a velocidade de Fan's 3 pinos ou somente Fan's 4 pinos PWM?

Pesquisei bastante a respeito mas não ficou clara essa questão. Minha placa-mãe é uma Asus M5A78L-M LX/BR, ela tem apenas uma entrada PWM na qual eu tinha a intenção de fazer o controle de RPM's dos Fan's do gabinete com esse adaptador.

A Asus M5A78L-M LX/BR ja vem com o EPU-4 Engine e o Q-FAN, que pelo que entendi facilitam para que minha ideia de certo.

Não tenho interesse/condição de colocar um controlador de fan, minha ideia era simplificar com esse cabo mesmo.

Obrigado.

 

Os fans de 3 pinos só podem ser controlados por tensão, mesmo plugados em uma conexão 4 pinos PWM (CPU-Fan). Mas alguns BIOS dão opção de você mudar o conector CPU-fan para controle de tensão. Aí os seus fãs de 3 pinos seriam regulados pela tensão.

 

Mesmo os conectores 4 pinos SYS-fan vão funcionar apenas por tensão, acho que só as mobos mais entusiastas oferecem PWM no chassi.

 

Se a sua mobo tiver regulagem de tensão para a CPU, tudo bem. Caso contrário, os fans de 3 pinos vão rodar a 100%. 

 

Acho que é isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o controle será feito pela placa-mãe, desde que o conector seja PWM.

 

No caso da sua placa-mãe, somente o conector CPU FAN é PWM.
Assim, o cooler do processador e as fans de 4-pinos devem ser ligadas no conector CPU FAN usando o splitter.
 

Conforme a temperatura do processador aumenta, o cooler do processador bem como as fans receberão o mesmo sinal PWM, aumentando também a rotação.

 

Assim, caso esteja usando o cooler box e se incomode com o ruído, recomendaria optar por fans de 4-pinos que sejam mais silenciosas ou que não tenham rotações muito altas tipo não mais do que 1500 rpm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas surgiu uma outra duvida, estava olhando essa outra foto do adaptador em questão (imagem), e reparei que dos 5 conectores, são 4x3 pinos e 1x4pinos, minha duvida é a seguinte, comprar fan's 4 pinos para ligar nesses conectores 3 pinos do adaptador seria desperdício ou eles também seriam controlados normalmente?

AK-CBFA03-45_g02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fans de 4-pinos tem sua rotação controlada independente da entrada do cabo.

 

A entrada de 4-pinos do cabo é o master, a qual reporta a rotação da fan para a placa-mãe.

Assim caso você queira que a bios ou algum utilitário de monitoramento mostre a rotação do cooler, ligue-o na entrada master.

 

Usar a entrada master pode ser importante no caso da CPU FAN, pois tem placas que quando não detectam a rotação do cooler, emitem aviso de erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!