Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, consegui achar esse review aqui, dedicado aos SP120/140 e AF120/AF140.

PS: Opinião baseada em uma citação de um autor de review: a mão não é um medidor preciso para julgar o desempenho de uma fan.
Tem fans que por não terem boa pressão estática, aparentam não soprarem muito, quando na verdade estão.

Elas somente não tem força suficiente para dar uma impressão melhor no teste da mão.

• Curtir 1
Postado

Eu não sei o que você quer dizer, mas o review é bem claro no que eu disse:

Citação

Depending on the application, the selection of a fan can greatly affect performance. For example, if the fan is for a low impedance application (e.g. case fan without a filter), the AF140 would provide considerably more airflow than the SP140 and at a lower noise level. Similarly, the AF120 Performance Edition would provide about the same level of air volume flow at a much lower speed and noise level. On the other hand, if the fan is to be installed on a thick radiator, the AF120 would not manage to push half the air through it in comparison with a SP120.

Em vermelho - o que eu disse, que AF é para uma coisa, SP para outra. Acho que está claro, não?

Em verde - fans sem restrição física (no caso ele citou fan sem restrição de filtro no gabinete), o AF é mais indicado, como eu já falei antes.

Em laranja - fans com restrição física (no caso ele citou o radiador), o SP é mais indicado, como eu já falei antes. Nesse caso, ele diz que o AF120 não empurra metade do ar que um SP120 empurra.

Acho que está explicado, não está? 

Eu não vou mais entrar nessa conversa, porque é perda de tempo.

Edit: "impedância" nesse caso é "obstrução física" no jargão da informática.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa

Desculpe, não tive intenção de ser arrogante!

Postei a última mensagem, pois consegui achar a review dos SP/AF.

O que quis dizer é que os AFs não são ruins assim, elas cumprem com o papel, embora não pareçam.
Sim, em verde os AFs podem ser usados em locais sem filtro (ou sem muita restrição de ar).

Vamos dizer, que não existe fan perfeita.

Cada fan tem suas vantagens e desvantagens.

• Curtir 2
Postado

Atualizando, eu fiz uns testes com o meu AF140 como intake e exaustor e reparei que a grelha do teto é mais fechada do que a da lateral. 

Como os meus Cougars estavam no teto, eu achei que eles eram piores do que os Corsair. Ainda que eles só tenham 1000rpm e os Corsair 1200rpm. Mas os dois devem ficar bem próximos, diferente da opinião que eu dei. Me desculpem.

Mas eu vou testar com um SP, porque a grelha lateral é bem aberta. Não atrapalha o AF. Ele funciona um pouco melhor como intake. Mas na grelha fechada os dois AF que eu tenho perdem muito o fluxo. Os dois da frente também. Eu preciso testar com um SP, porque está bem ruim.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, com as dicas excelentes de vocês, mais diretamente do @EdsonSM@Contiusa cheguei na seguinte configuração:

** ainda não sei se o 120mm no topo à direita vai caber, vou testar à noite

*** o escolhido até agora é o AKASA Viper 140mm + Cabo Splitter da AKASA

**** pelo que vi, não vale a pena ter controladora, o splitter vale mais a pena.. posso optar por conectar no pino da CPU (MB) ou no pino do CHASSIS2 (MB 4-pinos) para controlar a velocidade

***** realmente os laterais, com os cabos de força da VGA, são um desafio

O que vocês acham? Eu deveria colocar mais algum fan no comparativo?

Pelo que vi esse AKASA é tão bom como SP tanto quanto AF... (usaria ele nas setas vermelhas e círculos laranjas)

Carbide_300r_flow.thumb.jpg.fd8d2b2ea531

Postado

Eu acho que é isso aí mesmo. Os dois de cima vão alimentar o water cooler de ar frio e os dois laterais vão tirar o ar quente da VGA de cima do water cooler. Mas como o post é um pouco antigo, eu posso estar esquecendo de alguma coisa.

Você podia fazer um teste com o Akasa Viper no lugar do vermelho de cima, assim você joga mais ar frio para o water cooler. Talvez crie vácuo, porque ele deve mexer muito ar, mas pode ajudar o Seidon. E a grelha de cima é muito fechada. Os fans AF vão ter dificuldade de movimentar muito ar por ali. 

Postado

@EdsonSM eu nao lebro bem quando comentei, mas fiquei com a impressao de que o bloco tinha um lado especifico que ficava alinhado com a 'marca' da quina do processador....

Vou procurar no manual aqui...

• 2 semanas depois...
Postado

@Contiusa @EdsonSM Poxa, valeu a dica que deram!

Neste final de semana instalei os 4 fans AKASA Viper 140mm + cabo flex5, diferença absurda... Antes registrava 51 graus na CPU (HW Monitor) e agora está registrando 31 graus... (ok, ok, falta critério pois a temperatura média aqui na cidade caiu de 33 para 21 graus!)

Na config antiga, um dia inteiro de uso (Far Cry Primal) e chegou a desligar a máquina na proteção térmica....

Ficou então (para registro de quem achar útil no futuro):

Cabo Akasa Flex5 ligado no CPU_FAN

ATRÁS: (exaustão) CPU WaterCooler Seidon 120M = usou 2 conectores (pwr_fan + 1 conector cabo flex5)

TOPO: (intake) 2x140mm :  um deles veio com o gabinete 3-pinos, o outro é um Akasa Viper 140mm (cha_fan1 + 1 conector cabo flex5)

LATERAL: (exaustão) 2x140mm Akasa Viper 140mm (2 conectores cabo flex5)

NA FRENTE: (intake) colocar 2x140mm: um deles veio com o gabinete 3-pinos, o outro é um Akasa Viper 140mm (cha_fan2 + 1 conector cabo flex5)

Pra mim ficou excelente! Está bem silencioso e com ótima performance térmica.  (sobretudo na baia dos HD's... não sei se o software HW_Monitor lê corretamente, mas estava batendo 51 graus no meu SSD de sistema que estava grudado no outro HD... mudei a posição para dar mais 'espaço' entre eles, e com o Akasa soprando forte, caiu para 34 graus!

• Curtir 2
Postado
Em 21/03/2016 às 12:44, Contiusa disse:

@edgirardi ah, legal! Mesmo que a temperatura ambiente já esteja mais baixa, caiu quase 10ºC (muita coisa para refrigeração).

ok.... me corrigindo: vi que a rotação não estava atingindo seu pico máximo mesmo a opção "turbo" na bios estar ativa. E depois de uns 15 minutos ligados o PC começou a desligar-se sozinho... 

Tirei o cabo flex5 da CPU_FAN deixando os coolers AKASA rodando no máximo (agora sim tem barulho de ar), a temperatura caiu 3 graus (!!)... não tenho o controle de rotação mas pelo menos o computador não se 'desliga' sozinho... 

Vou tentar novamente hoje à noite conectando o cabo Flex5 no CHA_FAN1 (4 pinos) para controlar a rotação...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...