Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, gostaria de saber se alguém pode me ajudar em relação aos painéis de led que são vendidos no mercado para fins de iluminação, eles são bons, eficientes e econômicos, porém deixam os sensores e fotocélulas malucos, nem os fabricantes das fotocélulas e sensores sabem o que fazerem de verdade, dão dicas furadas apenas, em alguns casos eu testei até a colocação de capacitor, que em alguns casos funcionam, alguém sabe dizer o que melhor funciona?  se for o capacitor, qual o valor melhor?   Grato!!   Allan.

  • Membro VIP
Postado

Bem vindo!

Onde é colocado este capacitor?

Mostre algum link com esta dica.

Interessante é o sensor de presença sofrer interferência de luz visível.

Geralmente eles são construídos com Sensor PIR

e sendo assim deveriam detectar a radiação infravermelha gerada pelo calor de um objeto (ou corpo) somente em movimento ou se houver variações de temperatura deste objeto.

Os sensores estão direcionados para o painel?

 

  • Membro VIP
Postado

Alguns tem também sensor de luminosidade pra não acender de dia. Penso que se estiver perto 1 do outro, podem confundir-se mutuamente.

Eles têm também ajustes de sensibilidade a luz, temporização e proximidade. Tenho alguns que comprei da china que funcionam direitinho. Se bem que um deles o holofote é led 50W. As vezes quando passo perto, ao invés de dar um tempo e desligar, fica ligando e desligando sozinho algumas vezes. Minha teoria é que ele esquenta 1 pouco e seu alto calor o faz auto-ligar. Preguiça de reduzir a sensibilidade a aproximação...

Postado

Bom dia, estes painéis não somente fazem o sensor junto a eles repicarem, mas também produzem efeitos à distância em outros, é muito estranho, e não é só em um lugar e nem tão pouco com uma marca de sensor, todos os painéis com todos os sensores.   não sei se ele cria um campo de energia no driver ou ao desligarem, os driveres emitem alguma corrente que possa voltar e fazer repicar os sensores.  (os sensores não ficam direcionados para o painel, é distúrbio elétrico e não de luz!).

O capacitor é colocado nos dois fios da entrada de energia do driver para tentar proteger o retorno.  só sei que nem os fabricantes sabem o que fazer.

Allan.

  • Membro VIP
Postado

OK. Eu projeto paineis de leds e quando ligo uma TV perto, ela capta interferência dos PWMs, e dependendo do efeito que está sendo reproduzido no painel também muda a interferência na imagem e no som da TV.

É como a interferência causada por dimmers que usam SCRs ou TRIACs e nesse caso para eliminá-la usa-se o filtro abaixo

2016-02-23_104154.gif.1bed23c5529ec2a8d8

 

 

A solução pode ser este filtro na fonte do painel ou nos aparelhos interferidos.

Mas o problema é que a frequência dos PWMs dos painéis é muito mais alta, cerca de alguns KHz. Teria que calcular o indutor e o capacitor para esta freqauencia. Ou pode tentar por experimentação.

Não disse se os paineis são seus ou da vizinhança...

Postado

Boa tarde, eu trabalho com  elétrica e a área que mais aprecio é justamente a que envolve a luminância, e como se trata de algo relativamente novo no mercado ficamos entregues a experimentos, sequer os engenheiros eletrônicos das empresas fabricantes dos sensores sabem o que fazer, imagina nós pobres instaladores.   Esta forma de colocar somente um capacitor (modelo usado em ventilador de teto e 4 M) é eficiente somente quando se trata de sensores individuais a cada painel.  Tenho caso de corredores que trabalham com vários sensores em uma mesma linha de acendimento, e mesmo com um capacitor em cada luminária os sensores ainda repicam sem parar, neste caso tive que individualizar o acendimento para poder manter a instalação enquanto não aparece outra solução.

Não tenho conhecimento a respeito dos PWMs, se puder me indique onde posso buscar informação.

Grato!!

Allan.

  • Membro VIP
Postado

No seu caso não precisará de conhecimentos sobre PWM., mas esta técnica é usada para controlar o brilho dos leds pela largura do pulso de corrente que cada um deles recebe no painel.

Não dá pra explicar tudo, mas a interferência é gerada porque os leds recebendo estes pulsos em alta frequência (milhares de vezes por segundo) também faz com que co consumo da fonte varie nesta mesma frequência. Esta fonte estando na mesma rede dos sensores pode gerar os ruídos eletromagnéticos que causam as interferências. Imagina um painel com apenas 1000 leds RGB com cada 1 recebendo pulsos diferentes de apenas 20mA. Isso exigira de uma fonte: 0,02 x 1000 x 3 = 60Amperes (o 3 é porque o LED é RGB).

Esta fonte tem que tem um excelente capacitor de filtro pra não causar interferência até mesmo no circuito alimentado por ela mesma.

Um bom filtro na rede onde o painel está instalado pode resolver o problema.

  • Membro VIP
Postado

@Ricardo S Ferreira

Se for mesmo, e parece que é, sinceramente não vejo o que pode causar interferên

 

@allan2013

É neste painel que coloca o capacitor citado no início do tópico?

Se for, acho que deve colocar o capacitor é na saída do driver que mencionou, e sendo uma saída polarizada, pode colocar um capacitor eletrolítico com valor que depende da corrente e tensão que os leds precisam.

edit:

Ricardo, quando revi o post 1 onde fala em driver, este pode ser sim PWM.

Postado

Boa noite, o painel é este que o Ricardo mencionou por foto, é um assunto um tanto quanto intrigante, se existe alguma forma de prevenir isso qual melhor seria?  os painéis são de 12, 18, 24 e 36 watts.  

É um baita desafio eliminar este problema, não só por mim, mas para o bem de todos no futuro, todos nos teremos isso, e os problemas estão começando agora, se tiverem alguma sugestão enviem por favor.

Grato!!

Allan.

  • Membro VIP
Postado

Conclusões Hipotética Universais Tecnico Explicativas ...

fonte de corrente constante para leds geralmente tem um filtro na entrada ac que é pra não devolver sujeira à rede. Sim eles geram algum pois tem circuito pwm e de correção de fp e tal que contaminam a rede. Para senti-los e saber que estão presentes, tente ouvir um rádio AM nas proximidades de um painel deste. Caso não ouça xiado algum ou este for bem pequeno, provavelmente este painel tem uma famigerada fonte sem trafo e não deve interferir nos sensores. Sensores estes que devido ao baixo custo não devem ter nenhum filtro de proteção nas entradas e/ou são projetos não atualizados da época da lampada incandescente

Doeu?

  • Curtir 1
Postado

Boa noite, em resumo, estamos com a tecnologia muito atrasada em relação aos chineses, só sei que isso vai gerar um caos na rede elétrica até que façam algo por isso, como tudo no Brasil, vou começar a pressionar as marcas de sensores para apresentarem resultados quanto a isso, não pode ficar assim!!!

Grato por tudo!

Allan.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!