Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom. Sou novo aqui.   Queria saber se alguém sabe como aumentar a memória compartilhada da Asus m5a78l-m lx/br.   Atualmente com 256mb compartilhada.  tenho 4 gigas de memória ram ddr3 1333 Markvision, e gostaria de aumentar para 512mb  (no manual de instruções diz que é uma hadeon hd3000 de que chega até 1gb.)  Sistema operacional windows 7 64 bits home premium.  Sei que é na bios, mais não sei como chegar até aonde fica o comando, tipo clique em tal, depois clique em tal.  Agradeço e obrigado.

Postado

Bom, a principio pela sua bios, nesse modelo em especifico você pode compartilhar até 1024mb de memória ram, você vai acessar a bios de sua máquina logo no inicio quando liga-la através do botão " del ", após acessar você vai achar as configurações de sua Chipset onboard em Advanced > Chipset

Espero ter ajudado, lembrando que se você não souber o que está fazendo, não faça!

• Curtir 3
Postado

Olá.  Entrei agora. vou entrar lá e ver. valeu.  Se eu não achar alguma coisa parecida com que você escreveu, vou tirar umas fotos.  acho que posso colocar aqui né?  pra não mexer errado.:D

Postado

Olá.   eu entrei, e achei apalavra chipset.  mais o caminho, vou postar fotos.  acho que é isso.  achei:  (UMA Frame Buffer Size), que estava em (auto).  Testei e consegui mudar até os 1024.  deixei em 512mb, apenas para confirmar a modificação.  mais por segurança, voltei ao modo (auto).   Este lugar é o que muda corretamente os MB da placa de vídeo onboard?  é o caminho correto? desde já agradeço.

100_9233.JPG

100_9234.JPG

100_9235.JPG

100_9236.JPG

100_9237.JPG

100_9239.JPG

100_9240.JPG

@Jesus Santos esqueci.  se eu mudar, ao invés de 3750mb de memória,  ficarei com 3,500 de memória.  para win7 64bits tá bom?

Postado

Olá adcarvalho..  Na verdade estava querendo jogar jogos antigos como o do nitendo 64 ou playstation 1  e se desse o 2 :) quem sabe?  Nunca coloquei jogos no pc (não gosto de jogos de hoje em dia) meio saudosismo sabe. pensei em aumentar a memória 256 para 512, e comprar um cooler para chipset que é baratinho.  E não queria gastar dinheiro com placa de vídeo.   É uma Asus m5a78l-m lx/br conforme já mencionei, um processador 270 3.4GHz Athlon dual core 2mb cache, uma fonte boa cx430 e uma memória kingston 4gb ddr3 1333. HD Seagate 1TB 64MB cache 7200rpm E windows 7 64 bits home premium.  Verifiquei, que aonde entrei não estava em 256mb, mais sim em automático. (auto)

- Esse caminho que postei,  a sequência das fotos, e onde cheguei,  é o lugar correto para aumento do compartilhamento de memória compartilhada do vídeo onboard?

- Será que minha configuração roda esses jogos que mencionei?  são jogos antigos.

- Iria valer a pena eu instalar o modo turbo que vem no disco de instalação?  No manual de instruções, diz que é um overclock físico onde se muda algumas configurações na bios, sem precisar entender de overclock.

Agradecido e aguardo seu retorno adcarvalho.  E obrigado.

• Membro VIP
Postado

@Jesus Santos O uso do modo turbo vai contribuir para melhorar o desempenho do pc,

mas a memória, se em auto fica em 256, você vai ter que alterar manualmente para 512,

isso pelo menos vai melhorar o vídeo, em último caso, se quiser, poderá aumentar sua

memória para 8GB, embora eu ache desnecessário para os jogos que pretende jogar.

adcarvalho

• Curtir 1
Postado

olá  adcarvalho. Só falta eu tirar 2 dúvidas. 

1º -  Esse caminho onde eu encontrei: (UMA Frame Buffer size) é o único lugar que encontrei e consegui mudar de (auto) para (512MB).  OBS: só não confirmei, por precaução.  Mais essa parte da bios está correta para a mudança não é?  Fotos em sequência que postei no início do tópico.

2º -  já que mencionou + uma memória de 4 gigas.  meu filho até falou em me dar 2 memórias de 4 gigas cada, ddr3 1333 Markvision,  guardadas e sem uso que ele comprou para um projeto que ele abandonou.  Markvision é uma uma boa marca?  Já vi muita gente usar essa marca sem reclamar.  É que sempre usei kingston. (OBS) a que uso atualmente, veio de uma troca, pois a anterior que tinha, parou de funcionar.

• Membro VIP
Postado

@Jesus Santos Sim, a Markvision fabrica memórias boas, eu mesmo as utilizo.

A Kingston é outra marca boa, que também utilizo, no pc do meu filho.

Já a questão da memória compartilhada, a única coisa que encontrei,

baixando o manual da placa, foi o UMA frame buffer size que pode ser

alterado.

adcarvalho

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!