Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de arquivos apagados.


Posts recomendados

Olá.

Recentemente formatei por engano um HD em meu desktop com toda a minha coleção de músicas. Andei examinando os diversos programas de recuperação de arquivos apagados, principalmente os gratuitos. Parece que o mais popular é o Recuva. O problema é que ao recuperar os arquivos apagados, no Recuva os nomes originais e as pastas em que estavam organizados se perdem totalmente. Como se trata de uma coleção musical, com muitos arquivos, organizados em pastas por estilo musical/artista/album etc., o ideal seria poder recuperar toda a estrutura de pastas e seus respectivos arquivos no HD formatado.

Testei também outros programas semelhantes. O único que APARENTEMENTE iria recuperar a estrutura de pastas foi um chamado MiniTool Power Data Recovery. Digo aparentemente porque somente pagando é que se pode conferir se de fato ele conseguiria recuperar as pastas que listou depois da varredura.

Pelo que li, a formatação simples (via Windows) não remove os arquivos do HD, apenas o caminho até o arquivo. Como o HD apagado não é o principal, nada foi gravado ali depois do incidente, o que me faz crer que todo o conteúdo formatado ainda está lá.

Gostaria de pedir uma indicação de aplicativo e/ou procedimento que pudesse me ajudar a recuperar a estrutura de pastas do HD formatado.

Agradeço antecipadamente.

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica.

Na verdade, já havia testado o TestDisk. O problema foi que em um determinado momento, ele não localizou uma partição para recuperar. Em anexo está a tela do TestDisk. Já tentei o quick scan e o deep scan das "partições" 1 e 2, mas ao final chego no mesmo lugar: ele lista 0 partições para a recuperação.

Reitero que usava esse HD apenas para arquivos de música, sem qualquer sistema operacional ou boot. Mas antes (muitos anos atrás), acho que sim, esse HD foi usado para o SO.

Em tutoriais sobre o TestDisk, vi alguns comandos para recuperar o MBR ou o PBR. Não cheguei a tentar, já que me pareceu ser apenas para recuperar o boot. Será que comi bola?

TestDisk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando usei o Recuva, a opção para recuperar pastas estava selecionada. Mesmo assim, não recuperou a estrutura de pastas.

Quanto ao TestDisk, segui as opções recomendadas nos tutoriais, inclusive no do desenvolvedor: create/disk selection/partition table type selection (selecionei Intel)/analyse. Na hora de selecionar o tipo de partição, no site do desenvolvedor está mencionado que a opção pré-selecionada normalmente é a que deve ser escolhida. No meu caso, apareceu pré-selecionado a opção NONE - Non partition media. Nessa mesma tela havia uma recomendação para não selecionar a opção NONE, razão pela qual optei por INTEL. Depois de executar a etapa ANALYSE, a tela do prompt foi aquela que colei acima, diferente das telas que aparecem nos tutoriais. Fiquei sem entender se deveria ter escolhido outras opções nos passos anteriores (tipo selecionar NONE, ou ADVANCED ao invés de ANALYSE), ou se o TestDisk não vai funcionar comigo, por qualquer que seja o motivo.

Alguém teria alguma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TestDisk por padrão se usa para recuperar partições, mas também recupera arquivos.
Dentro da pasta do TestDisk tem dois programas específicos para recuperar arquivos:
-photorec_win.exe: Roda via CMD e é para sistemas 32bits (x86)
-qphotorec_win.rxe: Roda no modo gráfico e é para sistemas 64bits (x64)

 

Usar o TestDisk para recuperar a partição:
01-Botão direito na pasta onde está o Testdisk, opção 'Abrir janela de comando aqui'.
02-Digite testdisk_win.exe
03-Opção:No Log
04-Com a seta do teclado selecione o dispositivo a ser recuperado e selecione a opção Proceed.
05-Selecione Intel
06-Selecione Analyse
07-Selecione Quick Search
   A partição encontrada ficará grifada em verde
08-ENTER para prosseguir (proceed) e recuperar a partição
09-Confirme em [Write] com Enter, [Y] e OK.

 

Usar o TestDisk para recuperar arquivos:
01-Botão direito na pasta onde está o Testdisk, opção 'Abrir janela de comando aqui'.
02-Digite testdisk_win.exe
03-Opção:No Log
04-Com a seta do teclado selecione o dispositivo a ser recuperado e selecione a opção Proceed.
05-Selecione Intel
06-Selecione Analyse
07-Selecione Quick Search
   A partição encontrada ficará grifada em verde
09-Pressione a tecla P para listar os arquivos removidos
10-Pressione a tecla 'a' para selecionar todos os arquivos que serão recuperados.
11-Pressione a seta para a direita no teclado, irá para o diretório padrão que é dentro da pasta do TestDisk.
12-Após entrar no diretório pressione a tecla ENTER.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!