Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Stynne

Ajuda função while (iniciante)

Recommended Posts

Sou iniciante em programação C++ e utilizo o Dev C++ pra programar meus programas. Recentemente, o professor nos passou a função while e me passou alguns exercícios, porém tive várias dificuldades porque não entendi direito como funciona. Acredito que minha dificuldade seja por causa que eu perdi a aula de função FOR e, pelo que li, elas são bem parecidas. 

Exercício:
Escreva um programa que solicita 10 números ao usuário, através de um laço while, e ao final mostre qual destes números é o maior

Faça um programa que leia dois valores inteiros x e y, e que calcule e mostre a potência xy . Obs. Sem utilizar funções de math.h 

Peço ajuda de quem souber, por favor. Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do primeiro problema:

#include <stdio.h>

int main(){
	int a,i=0, maior=0;

while(i<10){
		printf("Digite o %d numero: ",i+1);
		scanf("%d", &a);
		if(a>maior){
			maior=a;
		}
		i++;
	}

printf("%d e o maior", maior);

return 0;
}

Não copie apenas, tente entender o método usado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Fol10 @CiroboyBR Utilizei o seu exemplo (Fol) e tentei fazer com minhas variáveis. Consegui, porém fiquei em dúvida em uma parte: porque tem que colocar o i++ (ou no meu exemplo, contagem++)?

Meu exercício:

# include <stdio.h>
# include <stdlib.h>

int main ()
{
	int maior=0,numero,contagem=1;
	while(contagem<=10)
	{
		printf("Digite um numero (maximo ate 10): ");
		scanf("%d",&numero);
		if(numero>maior)
		{			
		maior = numero;
		}
	contagem++;	
	}
	printf("O maior e %d",maior);
	return 0;
}

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Stynne A contagem é necessária pra existir uma restrição, o loop while(contagem <=10) funciona enquanto contagem for menor que 10, o contagem++ serve pra que em cada repetição a variável contagem aumente uma unidade, para que assim que chegar em 10, sair do loop. Se você tirar daí o loop vai ficar infinito, porque não vai ter mais nada limitando a repetição.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais