Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente, consegui um Arduino UNO R3 e o mesmo não faz comunicação com o computador, já instalei os drivers, mas mesmo assim, o PC nem reconhece que há um novo Hardware ali.

Pesquisando mais a fundo, percebi que o problema era o própio Arduino, o LEDS do RX e TX não piscam e nem fazem nada, apenas ficam ligados, juntamente ao ON. a saída 5VCC não está fornecendo tensão, o que me pode concluir que o regulador de tensão queimou (que no meu caso, é o RXI 117-5, mas na imagem abaixo é o RUR 117-5). Fazendo uma inspeção mais a fundo, percebi que quando alimento o Arduino, um componente esquenta muito (a ponto de ser impossível encostar):

uno.thumb.jpg.ed22ffc181b94352c90d09abdb

(o que está com a marcação, cujo nome é LPFG)

Então pessoal, o que deve ser feito para trazer o Arduino de volta? o ATMEL está em perfeito estado (tirei ele e coloquei em outra placa, e está funcionando)meu Arduino morreu? ele não faz mais nada, apenas acende o RX, TX e o ON. O que deve ser feito? obrigado pela ajuda... :thumbsup:

Postado

@Luan.Alencar ,

Esse componente é um regulador de tensão que gera a tensão de 3,3 Volts. Ele deve estar em curto, e isso faz a tensão de 5V ( que é a que alimenta esse regulador ) cair.

Vai ter de trocar esse componente por outro....

Segue o link do circuito eletrônico para você ver, é o CI U2, ok ?

https://electrosome.com/wp-content/uploads/2014/07/Arduino-Uno-R3-Schematic-Diagram.jpg

Existe uma chance muito pequena de ser também o CI U5 que esteja danificado...

Paulo

Postado

@Luan.Alencar ,

Bom, tem de trocar ele pelo menos para começar .....  Existe tambem a possibilidade de o Atmega16 (U3) também estar danificado, mas de imediato não dá para afirmar mais nada sem trocar o regulador, ok ?

Agora, tem alguma coisa errada no que você escreveu... Se estiver acendendo RX e TX deve ter alguma tensão no 5V !

Paulo

Postado

@Luan.Alencar ,

O que é esse OUT ?????

O certo é você medir as tensões nos pinos onde se disponibiliza as tensões de 5V e de 3,3V, que estão na sua foto na parte de baixo. O fato do regulador de 3,3 Volts estar bem quente significa que ele está em curto, e deve existir tensão no +5V, como você reportou um pouco mais baixa, cerda de 4,3 Volts. Faça a troca desse regulador de 3,3 Volts e conte o que aconteceu.

Paulo

• Membro VIP
Postado

acho que algo está consumindo muita corrente do 3v3 não necessariamente o regulador 'em curto' (que seria pro gnd). Se o curto for entre entrada e saída, justifica o 4.3 na saída.

Numa olhadela rápida no esquema do @aphawksó percebo 3v3 no conector power. Para medições, desconecte o que estiver nele ou seja deixe praticamente aberto

Postado

Não há tensão nas portas 5VCC e nem na 3V3. Esse OUT é direto do regulador, que está fornecendo 4.3V.... Não entendo como pode ter dado curto, sendo que quase nunca cheguei a usa-lo.... é possível, pelo ICSP, ter dado algum problema quando alimentei por ali? Certo dia, conectei a energia direto a ele....

• Membro VIP
Postado

"Portas 5vcc" e "OUT direto do regulador" não está muito claro. tem alguém confuso e provavelmente seja eu

Mostra no esquema abaixo (caso seu o do teu) as localizações das medições que fizeste...

Arduino-Uno-R3-Schematic-Diagram.jpg

Se não ligou nada invertido, sobretensão e tal, penso não haver porquê dar problema ao alimentar pelo isp

Postado

@Isadora Ferraz Eu fiz dois testes de tensão no U1 (Regulador de tensão 3V3). Primeiro, testei o pino 5(OUT) e como eu disse, forneceu 4,35V, o segundo, foi no pino 1 (IN), para averiguar se há o recebimento de tensão:

Em azul, o primeiro procedimento, em vermelho, o segundo: 

Arduino-Uno-R3-Schematic-Diagram.thumb.j

• Membro VIP
Postado

ok...

enquanto ele estava com 4.3 na saída, quanto está na entrada?

5?

é ele quem aquece?

como disse, só vi 3v3 no conector; está mesmo ligando sem nenhuma carga nele?

se tiver + coisas alimentadas com 3v3, realmente existe um problema na sua placa. Mas se não, existe a possibilidade do seu precioso funcionar sem o regulador

Paulo @aphawké PHD em arduínos. Siga seus conselhos

• Membro VIP
Postado

ah tá. Deve dar certo.

Se está alimentando só com a v da usb, T1 e u5a penso fazerem parte do circuito. Paulão pode confirmar se achar que deve

Boa sorte!!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...