Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Eu comprei um PC novo no mês passado, configuração básica, 4GB RAM, 1TB HD, Fx-6300, (esqueci o modelo de placa-mãe, atualizarei depois caso necessite) Fonte genérica 350w de fabrica.

Eu usei ele em torno de um mês, porém essa semana houve algumas obras na casa e foi utilizado uma máquina de solda na rede elétrica, e o PC estava ligado nessa mesma rede, eu percebi que no momento houve perturbação na rede elétrica, pois as luzes ficaram bastante fracas, o computador ficou ligado por cerca de 30 segundos a 1 minuto antes de ser desligado, na mesma noite ele voltou a ser ligado, sem nenhum problema, porém no dia seguinte ao tentar ligar, não apresentou nenhuma imagem, nem o Windows nem da placa-mãe, o mouse (ligado USB frontal) funcionou.

Após isso, eu forcei o desligamento duas vezes, e na terceira tentativa de ligar, ao desligar o PC toda a energia da casa caiu junto, instantaneamente, eu fui ao disjuntor, desativei e ativei e a energia voltou.

Bom, o problema é basicamente esse, eu estou muito confuso com tudo isso, não tenho certeza que a perturbação na eletricidade e casa tenho causado isso, já que o PC é novo e ainda está em garantia, me falaram que caso eu acione a garantia eu perderia já que afirmaram mau uso, seria isso mesmo?

É isso galera, espero que vocês tenham entendido!

Obrigado.

Nota: a fonte do PC está ligada em 110v, passando por um estabilizador. (moro no nordeste 220v)

Postado
9 horas atrás, Natte. disse:

Boa noite!

Eu comprei um PC novo no mês passado, configuração básica, 4GB RAM, 1TB HD, Fx-6300, (esqueci o modelo de placa-mãe, atualizarei depois caso necessite) Fonte genérica 350w de fabrica.

Eu usei ele em torno de um mês, porém essa semana houve algumas obras na casa e foi utilizado uma máquina de solda na rede elétrica, e o PC estava ligado nessa mesma rede, eu percebi que no momento houve perturbação na rede elétrica, pois as luzes ficaram bastante fracas, o computador ficou ligado por cerca de 30 segundos a 1 minuto antes de ser desligado, na mesma noite ele voltou a ser ligado, sem nenhum problema, porém no dia seguinte ao tentar ligar, não apresentou nenhuma imagem, nem o Windows nem da placa-mãe, o mouse (ligado USB frontal) funcionou.

Após isso, eu forcei o desligamento duas vezes, e na terceira tentativa de ligar, ao desligar o PC toda a energia da casa caiu junto, instantaneamente, eu fui ao disjuntor, desativei e ativei e a energia voltou.

Bom, o problema é basicamente esse, eu estou muito confuso com tudo isso, não tenho certeza que a perturbação na eletricidade e casa tenho causado isso, já que o PC é novo e ainda está em garantia, me falaram que caso eu acione a garantia eu perderia já que afirmaram mau uso, seria isso mesmo?

Obrigado.

Nota: a fonte do PC está ligada em 110v, passando por um estabilizador. (moro no nordeste 220v)

Bom dia @Natte. , seja bem vindo ao Clube do Hardware! =)

Estabilizador? Sério? Esses trecos já não servem pra nada faz uns 20 anos. Atualmente são extremamente prejudiciais aos equipamentos elétricos/eletrônicos e não devem ser utilizados em nenhuma hipótese.

Quanto ao seu problema, acho que é uma junção de vários fatores: fonte de péssima qualidade, estrutura elétrica da sua casa pode estar ruim ou subsimensionada, entre outros.

Se o equipamento está na garantia, acione o RMA. Recomendo que coloque uma fonte de qualidade (se quiser recomendação de fonte, poste sua configuração completa.

Abraços e boa sorte! :thumbsup:

• Curtir 1
Postado

Caso ainda esteja em duvida a respeito do uso ou não do estabilizador leia o tópico abaixo

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-razões-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Como a tensão dai é 220v tem esse tópico também, boa leitura

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/912596-devo-alimentar-o-pc-em-110-ou-220-volts/

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Natte. disse:

Boa noite!

Obrigado.

Como o nossos amigos ali disseram, aposente esse estabilizador porque ele é inútil atualmente, e as vezes até atrapalha mais do que ajuda.

Quanto ao seu computador, o problema mais óbvio é que quando ligaram a máquina de solda ela acabou comprometendo toda a rede elétrica da sua casa, e a sua fonte genérica não estava preparada para esse desligamento repentino.

Mas da mesma forma, pode ser diversos outros componentes, tipo memória ram, placa de vídeo ou placa-mãe.

O que é recomendável nesse caso é acionar o RMA. Creio que seja impossível deles rejeitarem por "mau uso", logo que não tem como saber se realmente foi.

Passe a ligar seu computador direto na tomada em 220v com a fonte chaveada para essa tensão (se não tiver a chave, ela é bivolt e se ajusta automaticamente). Além de diminuir o risco de perda da fonte, ainda vai receber uma corrente mais limpa, consequentemente aumentando a vida útil dos componentes.

• Curtir 1
Postado

@Mathels fonte obrigatoriamente tem que ter PFC Ativo e se tem PFC Ativo ela é fullrange (funciona com qualquer tensão entre 90 e 264v podendo por exemplo ser ligado em 180v) fonte bivolt automatico é 110 ou 220 e seleciona automaticamente a tensão e não tem PFC Ativo e nem as vantagens que ele traz

se fonte tem uma chave de seleção e não tem PFC ativo não use, 90% de chance de ser genérica...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!