Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, esse é meu primeiro tópico no fórum e eu espero que possa postar dúvidas sobre questões ou até mesmo cálculos, se não poder, me perdoem, mas estou com uma dúvida nessa questão referente ao assunto de capacitores em que a questão pede a tensão em cada capacitor, mas não entendi na primeira parte em que a chave fica totalmente aberta, e ainda tem outra fonte(não sei se ela influencia por estar ligada num circuito aberto), no caso pra resolver os dois circuitos, terei que utilizar a formula de carga e descarga? sou péssimo em circuito RC, é meio recente e já tenho uma prova essa sexta, se alguém puder ajudar <3 boa noite

1.PNG

Postado

@Hélio189 pelas regras do fórum não respondemos questões escolares. Dicas: esse tipo de exercícios tem aos montes no Google, Youtube. No exercício 1 qual a tensão no capacitor para t<0? É uma fonte de corrente contínua, o capacitor se carrega através dos resistores 3 + 2 ohms até a tensão da fonte (= 12V). Ao comutar a chave o capacitor vai se descarregar através do resistor de 2 ohms até atingir a tensão da fonte 2 (=4V).

No exercício 2 a fonte é de corrente, o capacitor vai se carregar através do resistor de 4 ohms. Após o capacitor se carregar a corrente no ramo do resistor de 4 ohms é zero e a tensão no capcitor será a tensão sobre o resistor de 2 ohms (= 2 x 6=12V). Ao acionar a chave o resistor de 4 ohms é curto-circuitado e excluído do circuito e o capacitor se conectado ao resistor de 2 ohms. Como o capacitor está com 12 V e o resistor também está com 12 V você pode facilmente verificar o que acontece.

• Curtir 1
Postado

Esse tipo de exercício é resolvido com conhecimentos de equações diferenciais. A ideia é encontrar uma condição inicial com t < 0s (capacitor como circuito aberto) e uma solução geral com t > 0s, resultando no final em uma solução particular, que seria a tensão elétrica v(t).

Façamos o item a) para exemplificação. Quando t < 0s, sabe-se que o circuito poderia ser configurado da seguinte forma, sabendo que um circuito aberto equivale a uma fonte de corrente nula GbhmuXl.gif.

u06uRiy.png

A Primeira Lei de Kirchhoff garante que a corrente no resistor de 3Ω seria nula, visto que as correntes em todos os outros ramos seriam nulas. Assim, aplicando a Segunda Lei de Kirchhoff no laço mais externo do circuito, vem que:

Yt0TY8A.gif

Feito isso, analisemos o circuito agora para t > 0s, isto é F5Rua4D.gif:

zcb6o1v.png

O método da correntes de malha implica em:

jThILuP.gif

O que seria bastante óbvio para a primeira malha, considerando a fonte de corrente nela. Porém, na segunda malha:

XrmBm40.gif

Com isso, usando a condição inicial na solução geral acima, o valor de k' pode ser determinado:

2ylljO2.gif

Portanto, a resposta final do exercício seria:

J0Z6OKU.gif

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...