Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com circuito de transmissão de 8bits com rádio frequência


locoxhun

Posts recomendados

Olá galera! Esse é meu terceiro tópico sobre essa minha odisséia (um projeto da faculdade, quem quiser ver o meu outro tópico para ficar mais por dentro: Como utilizar decodificadores) o meu outro tópico é um pouco separado disso, mas quem quiser dar uma olhada: MC145026-27. Bom, resumindo, eu tenho um projeto pra faculdade na qual consiste em um carro de controle remoto, e dentre vários circuitos e a ajuda que o pessoal me deu, eu optei pelo circuito transmissor/receptor abaixo, porém ainda não consegui ele funcionar.

 

Transmissor:

RF-Transmitter.png

 

 

E o receptor:

 

RF-Recever2.png

 

Com apenas algumas mudanças: os módulos de rf, são de 433Mhz, esses aqui: http://www.baudaeletronica.com.br/transmissor-e-receptor-rf-433mhz.html

e os CIs 74ls147 e o 74ls138, substituí pelos 74HC147 e o 74HC138, respectivamente, creio que a unica diferença entre eles, seja que os LSs são TTL, e os HCs são CMOS. Eu optei por esses circuitos transmissor/receptor pois dentre os que foram me apresentados, e os que eu consegui encontrar, este é o unico que serve para a minha necessidade e também pude comprar os componentes necessários. Para meu projeto, eu preciso:

-Obter 8 canais, ou seja, controlar 8 funções para o meu carrinho (enviar 8 bits);

-E poder acionar mais de uma função "simultaneamente", por exemplo, que dois LEDs, um em cada saída, possam ficar acesos ao mesmo tempo.

Algumas perguntas:

-Os resistores de 10k dos botões, no circuito do emissor, têm que necessariamente ser de 10k? Se eu usar outro valor de resistor, não vai funcionar?

-Os circuitos acima, teoricamente, são funcionais?

-Posso em algumas das saídas, no meu receptor, não utilizar o flip-flop JK, e simplesmente colocar um transistor para ligar um LED, por exemplo?

Já tentei varias vezes fazer esse circuito aqui na protoboard, mas não tá funcionando D: D: D: D: Te algum erro no circuito?

 

PS.: Desculpem criar mais um tópico, é que queria fazer um específico para esse circuito!!

 

 

 

-Vereor nox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@locoxhun ,

 

Não serve para o que você quer. A solução para o seu problema já foi passada no primeiro tópico....

 

Meu amigo, me desculpe pela minha sinceridade.... não consigo entender como é que você mesmo não consegue analisar esses circuitos, pois são muito simples de entender o funcionamento. Se você não está conseguindo, ainda mais depois de 3 posts semelhantes, e já tendo as respostas dos outros posts, acho que é melhor você desistir desse curso.... ou então estude, mas estude mesmo, você não vai aprender nada se ficar sempre perguntando. De que adianta se formar e não ser capaz de trabalhar profissionalmente ?

 

Vá a luta, vá para a bancada de testes, monte você mesmo e veja os problemas, te garanto que você vai aprender muito, mas muito mais do que ficar fazendo perguntas aos outros !

 

Não me interprete mal, eu te garanto que este "choque de realidade" é para te fazer pensar em mudar sua atitude, e um dia você vai me agradecer por isto !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Entendo perfeitaente o seu ponto de vista! Mas consegui sim, analisar os circuitos que vi, entender seu funcionamento, testei várias vezes todos os que eu pude comprar os componentes para testar, e em momento algum eu pedi por respostas, apenas por opiniões, sempre deixei bem claro isso!! Sou uma pessoa que gosta de ouvir a opinião de outras pessoas, com outras habilidade e experiencias, isso ajuda a enxergar as coisas de outras maneiras, ponderar e aprender sempre. E para mim, é muito valiosa toda essa troca de tentativas e comunicação e troca de experiências. Isso enriqueçe nosso conhecimento. Não cabe a ninguem prepor os limites, ou dizer que alguém não vai conseguir, e deve parar onde estar e não seguir mais um caminho. Não me leve a mal também, por favor, este apenas o meu ponto de vista, e minha simples opinião :)

 

 

 

-Vereror nox.

E obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!