Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd muito sobrescrito


Posts recomendados

Olá, tenho um HDD da Toshiba de 500 GB ou 465 GB de acordo com o Windows, tenho utilizado ele a um bom tempo, já tenho a uns 3 anos e já gravei e utilizei bastante ele. Já tenho muitos arquivos sobrescritos e já formatei muitas vezes esse HDD e por conta disso ele está bem lento, qualquer coisinha que eu faça nele seus picos batem 100%. Eiste algo que eu possa fazer para torna-lo um pouco melhor novamente, tipo sobrescrevendo o HDD novamente porém sobrescrevendo algo vazio no disco para poder deixá-lo mais nítido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Baixe o HD Tune Pro (link abaixo) para fazer um diagnóstico mais detalhado. Na aba "Benchmark" marque a opção "Read" e faça o teste, na aba "Error Scan" apenas faça o teste (não marque nada) e na aba "Health" tire printscreens (fotos) de todos os dados ali informados. Poste aqui os resultados dos três testes: Benchmark, Error Scan e Health.

Três anos de uso para um HD não é muito, um HD em média dura 5 anos. O meu HD, por exemplo, tem 16 mil horas ligado. Obviamente, há um desgaste natural dos componentes e um perda de algum desempenho, mas nada gritante (a não ser em situações de uso intensivo). Como você verificou o uso de 100% do HD? Qual o Windows que você usa? Quanto de memória RAM há no PC? E quanto da memória RAM se encontra em uso com o PC recém ligado?

O zero-fill (sobrescrever completamente o HD) não é recomendado em situações de desgaste do disco, pois fará escrita em sua totalidade, causando mais desgaste e dificilmente trará algum benefício. Os dados dos testes mostrará qual é a melhor alternativa.

Os sistemas exibem que os HDs de "500GB" somente tem 465GB, e na verdade somente tem isso mesmo 465GB. O problema é causado pelo marketing que utiliza uma unidade de medida diferente do padrão binário. Leia a explicação completa para um melhor entendimento.

 

Link do HD Tune Pro: http://www.hdtune.com/files/hdtunepro_560_trial.exe

Link explicação dos 465GB: http://www.hardware.com.br/livros/hardware/gigabyte-bilhao-bytes.html

 

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, ufrarion, muito obrigado pelo retorno. Bem a seu pedido vamos lá.

 

Não baixei nenhum dos programas que me recomendou pois estou utilizando outro HDD e deixei o antigo guardado, comprei este aqui pois é mais rápido. O OS que eu utilizo é o Fudindows 8.1 Professional x64, Mem. RAM de 8 GB com o clock de 1600mhz Kingston e durante a inicialização ela atinge no máximo 1,1 GB de utilização. Verifiquei o uso de disco no Gerenciador de tarefas e no monitor de recursos. Meu PC é um notebook da Comecei Comprando Errado (CCE) que originalmente vinha com 2 GB de memória RAM e com o Windows 8, formatei por não ter me adaptado com o sistema e mais tarde testei as modificações do 8 para o 8.1 e gostei, por isso instalei o 8.1, o modelo é o Ultra thin N325. Já utilizei para jogar bastante e utilizo muito ele desde que comprei. Pensei em antes de baixar HD Tune em utilizar uma das outras partições dele para ver se o problema persiste. Te agradeço muito pela atenção e pela dica.

Grato.

@Tiago Wolff Peralta Amanha pela tarde postarei uma imagem do outro HDD. Grato mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!