Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador amd phenom ii esquentando muito e desligando


Posts recomendados

Desculpem o testamento, mas achei importante explicar tudo direitinho.

 

Uma das minhas máquinas tem um processador phenom II x4 840, que, de uns tempos pra cá (1 mês ou um pouco mais), vem esquentando absurdamente demais. As temperaturas em IDLE ficam na faixa de 57º, enquanto que rodando algum jogo chega a bater 70º fácil e no teste de stress do AIDA incrivelmente passa dos 80º! Mal dá pra encostar no dissipador de tão quente que fica.


Esse processador sempre trabalhou quente e o cooler box é bem velho e barulhento quando está full, mas agora o computador começou a desligar sozinho e estou com medo de danificar o processador. Não acredito que seja problema de ventilação, pois ele ficou anos em um gabinete daqueles mais básicos e eu costumava jogar jogos bem mais pesados em 1080P. Atualmente quem joga com ele usa um monitor de tubo, a 1024x768 no médio, ou seja, os jogos não estão forçando a máquina.


De qualquer forma, troquei o gabinete por um maior com mais ventilação, limpei tudo e organizei muito bem o cabeamento. Comprei outro cooler box c/ dissipador barato similar pra ver se era esse o problema, troquei a placa-mãe genérica por uma ASrock. identifiquei que o sata do hd estava ruim e troquei, formatei e reinstalei o windows.


Não estou conseguindo resolver, será que colocar coolers no gabinete pode resolver? Talvez uma pasta térmica mais cara? Comprar um cooler melhor? O cooler box que veio com o processador segurou ele bem durante 3 anos!!! Não quero gastar mais dinheiro à toa chutando no escuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, como eu disse anteriormente, comprei outro cooler (cooler master) similar ao cooler box, só para ver se mudava alguma coisa. Eu sei que os coolers amd box não são grandes coisas, mas esse que veio no processador está com ele a mais de 3 anos.

Troquei a pasta térmica sim, porém coloquei daquelas mais baratas, acho que para um processador em stock não precisa de uma pasta térmica mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer é que eu comprei essa suspeitando ser problema na antiga, problema não começou agora com a nova placa, esse é um pc razoável apenas para uma criança jogar jogos não tão pesados como minecraft e plants vs zombies garden warfare. E ele funcionou muito bem durante mais de 3 anos, até há um mês começar a dar esse problema de super aquecimento e desligar sozinho. Como  a placa-mãe dele era uma genérica pcware, resolvi trocar, na esperança de não ser o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rafaelsantosx disse:

Não acredito que seja problema de ventilação, pois ele ficou anos em um gabinete daqueles mais básicos e eu costumava jogar jogos bem mais pesados em 1080P. Atualmente quem joga com ele usa um monitor de tubo, a 1024x768 no médio, ou seja, os jogos não estão forçando a máquina.

Essa diminuição brusca de resolução, transferiu muito do peso do jogo pra CPU.. A placa de vídeo opera mais folgada, gera mais FPS e sobrecarrega a CPU.. Isso PODE ser um fator..

 

Qual o resto do PC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, quando se diminui gráfico e resolução, diminui a carga sobre a GPU, fazendo com que ela tenha potência para renderizar mais quadros por segundo (FPS), a produção de mais FPS pesa ainda mais sobre o processador que precisa enviar draw calls para a GPU com ainda mais velocidade, fazendo o mesmo esquentar mais por trabalhar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AS configs do pc são:

 

placa-mãe asrock n68-gs4 fx

Proc Phenom II x4 840

Mem 2x4 gb kingston (sem dissipador)

Fonte corsair CX 500

Video GTX 550ti

 

Como disse, não é um computador para rodar jogos pesados em altas configurações, apenas jogos mais modestos para crianças. 

 

Coloquei uma pasta térmica daquelas brancas que vem em um pote, deu uma melhorada em stock, já foi providenciar 2 coolers pra colocar no gabinete pra melhorar a circulação. Queria uma dica de um cooler box barato, será que um cooler de FX com dissipador em cobre melhora nesse phenom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael vou comentar o sistema de resfriamento que montei pois utilizo um processador  similar (X4 910) que somado com uma Nvidia 760 rodo  bem os jogos da atualidade  no médio / high) com boa jogabilidade em fps  e o processador não passa de 40 graus durante os jogos ( em dias muito quentes  o processador chega no máximo a 45 sem ar condicionado)

 

Primeiramente aconselho o cooler que instalei da zalman, comprei no kabum por 95,00 tem um excelente custo  benefício e já acompanha  uma boa pasta termica

 

http://www.kabum.com.br/produto/30582/cooler-zalman-cnps5x-performa-1155-1156-775-am3-am2-fm1/?tag=Cooler%20zalman

 

Após isso instalei 2 cooler do lado de fora de um  gabinete comum (micro atx) jogando ar para dentro e um cooler interno jogando ar para fora.

 

Foi mais que suficiente para ter conforto em rodar jogos pesados sem passar da faixa dos 45 graus no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!