Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do forum, meu problema é o seguinte:

Meu PC fica lento quando o HD esta 100% em uso, sempre foi assim em todos PCs que tive. Ja tive um Sempron com 512 de RAM e HD Maxtor de 40GB, era assim, hoje estou com um FX6300, 8GB RAM 1600MHz e HD Seagate Barracuda ST3000DM001 3TB.

Gostaria primeiramente de entender o porque isso ocorre, sei que existe um hierarquia de memória e que o HD e a memória mais lenta pelo fato de ter partes mecânicas, mas não me conformo que não exista uma solução para essa lentidão sem ter que recorrer a um SSD ou RAID.

Acontece muito isso quando instalo games, sério, não entendo direito o que acontece no disco que ele fica 100% em uso porém a velocidade de leitura e escrita fica muito baixa as vezes o que poderia ser uma instalação de alguns minutos começa a se arrastar por algumas HORAS, não sei o que acontece, seria a paginação nesse caso? A instalação começa rápida, mas no final fica extremamente lenta. Gostaria de antes compreender o problema e saber se alguém tem uma solução sem ter que recorrer a SSD ou RAID. Muito obrigado desde já.

Postado

O 100% é que o windows supõe para cada programa na hierarquia. Ou seja se nada mais relevante estiver usando o HD o Windows dará mais enfase a tal programa de instalação ou jogo, agora se o HD estiver trabalhando sempre em seus 100% as vezes sem você fazer nada, ai você tem que investigar a fundo por que isso pode ser algum possível problema.

Outro caso que você deve observa é se sua placa-mãe suporta essa quantidade de de GIGA que seu HD possui algumas indica ate quanto elas suportam, ela talvez esteja forçando alem do limite suportado. Agora realmente o que fica travando o PC não é os 100% do HD mais o 100% da CPU, como anda esse Status do seu processador?

Postado

Então cara o 100% em uso é para o uso geral do disco não é? Que mostra no gerenciador de tarefas do Windows? Tem lá, aplicativos e processos em segundo plano e a porcentagem de uso de CPU, RAM, Disco e Rede.

Processador fica bem baixo o uso nesse caso, RAM tambem, nada de incomum.

Mas em todo computador que eu uso e o disco fica em 100% eu noto isso, fica bem difícil de abrir até um bloco de notas para se ter uma noção. Eu sempre achei que nesse caso o Windows poderia reservar, sei lá, uma pequena porcentagem que seja do HD para o uso do próprio sistema. Mas do jeito que esta trava geral mesmo!

Quando não estou instalando nada, jogando por exemplo, o desempenho do PC fica normal. Geralmente é quando esta descompactado algum arquivo durante a instalação de alguma coisa que fica lento desse jeito.

Postado

Bem possível que o culpado seja o antivírus e o Windows Defender, depois que desativei o Windows Defender e coloquei um antivírus mais leve (Panda 2016 Free) o sistema melhorou bastante.

Para desativar o Windows Defender no Windows 10:

Entre em Modo Seguro.
Execute o regedit
HK_Local_Machine/system/currentcontrolset/services/windefend
À direita, dois cliques em Start e mude o valor de 2 para 4
Reinicie

Também faça uma desfragmentação no disco.

Postado

Olá hardwareBR.

Além do que os colegas já disseram, outra possibilidade seria seu HD estar com setores defeituosos. Use um programa de diagnóstico para verificar a saúde de seu HD e poste o resultado aqui para analisarmos.

No aguardo.

Abraço. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...