Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma antena omni aquario 15dbi suspensa por um mastro a 7m de altura, ligada a um roteador greatek 1000 mW dentro de uma caixa hermética com um cabo pigtail 40cm aquario, recebendo internet por um cabo RJ45 de uns 10m. Usando um celular motoG, consigo ver o sinal até uns 200m da antena (a localidade tem poucas barreiras é um sítio com apenas algumas casas, a antena fica sempre visível) porém não conecta, ele conecta apenas a menos de 100m, quanto mais longe mais lento fica a internet. Quero usar dessa forma, sem antena cliente, sem repetidor, como obter o melhor um melhor sinal se possível claro?.

Existe alguma configuração no "roteador" ou aparelho/cabo a colocar na antena que possa melhorar/estabilizar esse sinal?

Algumas casas tem roteador, antena parabólica, isso pode trazer interferência?

Postado

A questão é que a transmissão é bidirecional, ou seja, existem 2 sinais: da torre para o celular e do celular para a torre. Como a antena do celular é de baixo ganho a torre recebe o sinal do celular muito fraco e por isso não se estabelece a conexão. É como falar com uma pessoa usando um megafone e ela responder sussurando: ela ouve, mas você não.

Antena omni e alta potência é uma combinação ruim porque espalha sinal para todas as direções poluindo o espectro radioelétrico. O recomendado é antena direcional com uma potência menor.

Roteadores Wi-Fi interferem uns nos outros porque existem poucos canais para muitos usuários. Use um app como WiFi Analyzer para verificar sinais interferentes.

• Curtir 1
  • 11 meses depois...
Postado

Tenho uma duvida também sobre a antena externa.

Minha situação é a seguinte:
Em um colégio municipal, o pessoal recebe um sinal banda larga de 2mb da operadora OI. Porém esse sinal esta em uma sala de informatica distante da secretaria. Existe um cabo de rede ligada a um Roteador TP-LINK WR941ND 300MBPS que vai até a secretaria. Até ai tudo bem. Só o diretor pediu que eu aumentasse o sinal WIFI desse Roteador, então instalei uma antena Externa Omni Aquário 15db em um local de 12 metros de altura bem no meio do colégio e liguei essa antena a cabo Coaxial de 30 metros e conectei em uma das antenas do roteador.

Minha duvida é justamente essa ... não tenho sinal nessa Omni. Posso estar em baixo dela e não aparece o sinal de torre. O que posso fazer amigos?

Postado

Usar antena omni é ruim, o mais indicado seriam antenas setoriais. Mas o cabo ou o conector podem estar com defeito, teste a continuidade com um multímetro entre as duas pontas do cabo (condutor central e malha). O sinal da antena omni é em forma de toro, bem embaixo da antena o sinal é fraco mesmo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!