Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Quanto A Fluxo De Ar


Memphys

Posts recomendados

Galera, a tempos que eu leio sobre casemod, já até fiz um mais simples, que destruiu meu gabinete e ficou legal :rolleyes:

mas minha dúvida é a seguinte.

Em todo lugar que se vê, um sistema "bom" de ventilação, seria 2 Fans jogando ar dentro e 2 tirando, sendo

1º - Frontal - Entrando

1º - Lateral - Entrando

1º - Traseira - Tirando

1º - Parte Superior - Tirando.

até ai nenhuma novidade, mas chega a minha dúvida.

pela fisica, todos nos sabemos que o ar quente sobe, por isso que se coloca a fan superior jogando ar para fora, porém, a diferença de temperatura na parte inferior do gabinete e na superior e tão grande assim?!

tenho um ventilador de teto no meu quarto, não seria mais interessante colocar a Fan superior jogando ar para dentro ao invés de tirando?

porque não creio que a diferença (por conta do tamanho do gabinete) vá significar algum resultado.

ta ai, uma duvida que eu sempre tive, mas nunca vi ninguém perguntando.

valeu []'s :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso é uma coisa a se estudar mesmo, mas uma coisa eu já posso adiantar essa Fan aí lateral não adianta muita coisa não, os melhores esquemas são feitos com uma frontal ventilando uma traseira exaustando e uma no teto exaustando também, já ficou comprovado q essa fan lateral, não ajuda muito pois sua corrente de ar é jogada p fora junto c a corrente q vem da Fan frontal sem nem mesmo atingir as MB sakou?

Qualquer dúvida!!!

falou B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como você mesmo disse, "o ar quente sobe", então creio que não seria a melhor opção a ser feita não...

você pode tentar também, inverta o fan e olhe as temperaturas..

agora quanto ao que o Nightwish disse "que o fan na lateral não ajuda muito"...discordo de você cara...o fan na frente do case tem a passagem obstruida por muita coisas, desde gabinetes com pequenas aberturas na frente (como é o caso do Solid) e os furos que sao poucos, aumentando o barulho e diminuindo o fluxo de ar ...

se você colocar um fan na lateral jogando o ar para dentro do case, tem que colocar-lo bem em cima da direçao da placa-mãe, na parte dos slots pci,agp...você terá um ótimo resultado ..teve uns colega meu que colocou um assim e abaixou uns 3ºC no processador e quase 2 no chipset ...

é isso...falou !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É cara não tenho experiências próprias para comprovar isso, pois ainda nem coloquei Fans no meu Case, mas não iria colocar uma coisa se não tivesse fundamento OK veja o link abaixo e entenda o q eu quis dizer beleza

http://www.casemodbr.com/index.php?artigos...ensionando_fans

Dê uma analisada e me diga qualquer coisa, também tenho interesse em saber qual melhor esquema, para Case pois como eu disse ainda não fiz no meu OK

Abração B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esses desenhos são bastante teóricos, mas na pratica, não é exatamente assim que rola.

mostrei o exemplo da fan superior, ainda acho que ela não vai fazer tanta diferença jogando como colocando o ar.

quanto a lateral, acho sim que ela é válida, principalmente se ela ta jogando ar na altura da placa de video.

faz uma diferença sim, pois o ar que entra ali, não foi "aquecido" pelo case, nem passou por nenhum componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Memphys, eu e o dkyrk analizamos melhor a situação, e realmente a Fan Lateral ajuda na ventilação, poiseu estava me apoiando no Tuto q mensionei no tópico anterior, mas não percebi q ele se referia a um Case q tinha uma Fan, traseiro( essa sim poderia atrapalhar junto c essa lateral sakou?)

Agora quanto a Fam superior(teto) acho ainda q será melhor aproveitada exaustando OK, pois como sempre é frizado o ar quente sobe, se você empurrá-lo de volta para dentro , você vai criar uma corrente quente permanente no seu case, prejudicando assim a troca do ar quente pelo frio OK

falou B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza

Bem cara. hoje fiz um teste. Fiz no local da baia (peguei aquelas baias de plastico e coloquei um cooler lá). Esse cooler joga ar para dentro e ele se encontra na parte de cima do gabinete. Po a temperatura do meu processador está em 42 º e do gabinete em 30º.

Eu também tenho outros coolers, mas a adição desse diminuiu muito a temperatura. Agora vamos ver no calor mesmo!!!

valeu

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza Dohko, mas e antes de você colocar essa Fan na frente, quanto q estava a temp, o q está sendo discutido aqui, é quanto se ganha em temp, com esqiemas diferentes de ventilação sakou! posta aí p gente as temps anteriores e posteriores p gente colocar esse seuesquema na discussão falou

valeu pela dica

fui B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nightwish@25 jul 2004, 08:36

beleza Dohko, mas e antes de você colocar essa Fan na frente, quanto q estava a temp, o q está sendo discutido aqui, é quanto se ganha em temp, com esqiemas diferentes de ventilação sakou! posta aí p gente as temps anteriores e posteriores p gente colocar esse seuesquema na discussão falou

valeu pela dica

fui B)

Beleza?

Bem, devido ao clima estranho no Rio de Janeiro não dá para fazer o " teste verdadeiro" . Mas por exemplo:

Antes de eu colocar o cooler da frente (no local da baia) a temperatura do processador ficava em torno de 53ºC (usa normal, internet, musica , sem jogar...) e a temparetura no gabinete ficava em torno de 36 - 37 (visto que eu tenho outros coolers auxiliando a diminuição de temperatura do gabinete).

Agora com a instalação desse cooler, a temparetura do processador (mesmo tipo de uso) não passa de 43º e do gabinete não passa de 30 - 31ºC.

Lembro que o cooler (da baia) fica exatamente na linha do processador, ou seja, o ar frio que entra passa pelo processador que pega o ar frio e o ar quente que sai dele o cooler de exaustão (que fica atrás do gabinete) joga-o para fora.

Agora eu vou colocar todos os coolers auxiliares ligados a uma outra fonte (uma fonte AT que eu tinha aqui em casa). E vou fazer um tipo de painel de controle para poder deixar ou não os coolers ligados, visto que, em tempo frio não precisa fica todos os coolers ligados, já que a temp ambiente é baixa..

Quando ou fazer o painel, post aqui como eu fiz e os resultados das temperaturas (já que eu posso desligar e ligar cada cooler) (e esses coolers estão em posições questionáveis).

valeu

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara...não rola de colocar o fan superior jogando ar p/ dentro.....um amigo meu fez isso....aumentou a temp....o dele estava jogando o ar em cima do cooler do processador...aí atrapalha no fluxo de ar dele....esse fan superior tem que ser retirando o ar mesmo...okz?! B)

t+ :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rca@26 jul 2004, 17:15

cara...não rola de colocar o fan superior jogando ar p/ dentro.....um amigo meu fez isso....aumentou a temp....o dele estava jogando o ar em cima do cooler do processador...aí atrapalha no fluxo de ar dele....esse fan superior tem que ser retirando o ar mesmo...okz?! B)

t+ :-BEER

Beleza?

Mas eu fiz um pouco diferente...

Na parte da frente do gabinete o ar frio entra e na parte traseira sai o quente...

Acho que desse modo não tem interfere no fluxo de ar..

Lembrando, testei nesses dias que estava fazendo um calor meio chato.. A Temperatura do processador quando eu estava jogando Medalha de Honra ficou em 51- 53 grau!! Não passando disso. Creio que quando eu colocar o cooler na parte superior do gabinete deverá descer um pouco a temperatura..

Mas o teste final será quando eu colocar os cooler na fonte AT externa e eu poder ligar cada cooler em separado ai sim vou ter a definição legal desses problemas de temperatura..

valeu

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!