Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida com temperaturas do processador


Posts recomendados

Boa tarde! 

A conf. do meu pc é esta:

-processador intel core i7 350GHZ 8MB

 -placa-mãe Asus p8z77v De luxe

 -HD sata 3 1tb seagate 64MB 7200rpm

 -Memoria corsair 4x4 GB

 -Gabinete Corsair Carbide 

 -HD ssd 120GB Corsair

 -Placa de video Gtx 690 Geforce DDR5

 -Fonte Corsair HX850W 80 Gold Modular

 -SO- Windows 10 - 64 Bits

Gostaria de uma ajuda aqui quanto as temperaturas do meu pc, se é algo que devo me preocupar.

1º print em IDl e a 2° em full

 

Semana passada reparei que a temp do meu processador estava meio alta, troquei a pasta termica

usei uma artic silver 5, ja há tenho a mais de 4 anos, mas a consistência dela estava boa.

Melhorou um pouco, mas mesmo assim resolvi dar formatada no pc, por que estava precisando, e achando que talvez tirando um pouco de tranqueira do pc ajudaria na temperatura também.

 

Só um detalhe, tanto no AiSuite que eu usava antes de formatar como no Aida64, não mostram todas as fans que tenho pc

tenho 2 frontais de entrada de ar, 1 traseira de saida, 2 na parte de cima de entrada de ar, e uma grande na lateral que esqueci o diametro, mas ela é bem grandona.

 

O que me deixou muito assustado foram essas temperaturas dos CPU / núcleo passando dos 70°, não é normal isso é?

Outra coisa.. qual é a fan que fica em cima do processador? a CPU OPT ou a Processador?

Se for a processador é normal quase 1.8k de rpm? O certo não seria 1.2k rpm?

Se alguem puder ajudar agradeço.

 

Abraços

 

Sem título.pngfull.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Creio que o seu processador seja o I7 950 e não I7 350.

 

Segundo a Intel o limite TCase é de 67.9C.
O limite da temperatura para os núcleos é estipulado de 5C - 8C acima desse TCase.

 

Assim, pelo seu teste as temperaturas ainda estão aceitáveis.

 

Creio que você está usando o cooler box, e pode ser difícil manter temperaturas mais baixas, pois seu desempenho é mais limitado.

 

2) Pelo AIDA, acredito que o processador se refira ao conector CPU FAN da placa-mãe.
O OPT FAN seria o conector adicional da placa-mãe.

 

De preferência ligue o cooler box na CPU FAN.

 

O CPU OPT seria mais para o caso de por exemplo usar um air cooler e querer adicionar uma segunda fan.
Esse conector pode também ser usado para qualquer outra fan de gabinete.

 

A rotação do cooler box é controlada pela placa-mãe, conforme for a temperatura do processador.
Não precisa se preocupar, desde que o cooler não esteja falhando ou parando de girar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder @EdsonSM 

 

O processador é esse :Core i7 - 3770k CPU @ 3,50Ghz (8 cpu), ~3.5ghz  (é o que mostra no dxdiag)

 

a fan do processador é o cooler box mesmo.

 

Edson, tem momentos que as temperaturas de alguns  núcleos chegam a 75° + até aqui é aceitável?

 

Deixar o pc nessas condições por longos períodos (8~10 hrs) poderia me trazer algum problema?

 

O que eu poderia estar fazendo para baixar essa temperatura ( da maneira mais barata possível rs)

 

Limpeza interna já fiz, troca da pasta térmica ja fiz, pc foi até formatado esse fds, e tudo o que da pra desativar o que fica em segundo plano eu desativo.

 

Abraços, e mais uma vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a Intel o TCase é 67.4C, dai as temperaturas dos cores são estimados em 5C - 8C acima desse limite.
Qualquer temperatura dentro dessa faixa seria considerado como aceitável, mesmo para períodos mais longos de uso.

 

Mas pessoalmente iria prefirir não deixar passar muito dos 70C.

 

Creio que não vale muito a pena insistir no cooler box, pois de qualquer forma ele tem seu próprio limite no desempenho.
Você trocar de pasta com mais frequência e melhorar a ventilação do gabinete, mas para períodos mais longos de uso você ainda poderá ver temperaturas passando dos 75C.

 

Pessoalmente recomendo optar por um cooler melhor que esteja dentro do seu orçamento e que caiba no gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem várias opções, entre elas pessoalmente optaria pelo Hyper 212X ou Evercool Venti Heatpipe.
Acredito que poderá inclusive, continuar usando a fan do painel lateral.

 

Tem outras opções também como Xigmatek Dark Knight que usam presilhas ou pinos de borracha para prender a fan.
Pessoalmente, prefiro não recomendar esses coolers por conta dessas presilhas terem o risco de se danificarem durante a instalação ou conforme o uso.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado novamente por responder @EdsonSM , final de abril vou comprar.

Dentre esses que você citou qual seria o melhor?

 

A proposito, não costumo me arriscar muito mexendo no pc, o maximo que faço é tirar placa de video e pentes de memória para dar uma limpada, inclusive quem trocou a pasta términca não foi eu.

 

você aconselha uma pessoa mais capacitada para eu trocar o cooler ou será que seguindo o manual de instalação eu consigo sem maiores problemas? Eu fico com um pouco de receio por se tratar do processador.... vai que queimo ele, ai to ferrado hehe.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


1) Não conheço nenhuma review comparando os dois, mas ambos possuem dimensões similares e possuem 4 x 6mm heatpipes.
É possível que no uso prático não se veja diferença de desempenho entre eles.

 

O 212 é um cooler mais conhecido e popular nos fóruns, mas o Evercool Venti você pode encontrá-lo com preço um pouco mais em conta.


O novo 212X é uma atualização do antigo 212 Evo, com melhorias no design e vem com uma fan mais moderna.

 

2) A dificuldade de instalação vai depender da prática de cada um.
A instalação de qualquer um deles pode ser trabalhoso.

 

Caso nunca tenha instalado nenhum outro cooler, creio que possa faltar confiança em querer fazer a instalação pela primeira vez.
Vai depender de você querer que alguém faça a instalação na sua frente ou que pelo menos supervisione o que está fazendo.

 

A ajuda de um colega com mais familiaridade ajudaria a minimizar riscos de danificar alguma peça importante do pc, por falta de prática ou conhecimento.

 

3) Recomendo que veja antes um vídeo de instalação, ficaria mais fácil de entender o manual e decidir se precisaria de ajuda de alguém ou não.

 

Existem vídeos de instalação do 212 no YouTube.
O Plus, Evo e X possuem basicamente o mesmo mecanismo de retenção e qualquer um deles podem ser usados como referência.

Esse vídeo aqui é do 212X, mas se sinta a vontade para escolher outros tutoriais.

 

Não vi nenhum vídeo de instalação do Venti, mas se precisar veja mais detalhes aqui.

 

No seu caso, deve ser possível fazer a instalação dentro do gabinete, sem precisar tirar a placa-mãe.

Mas dependeria mais da sua preferência ou dificuldade em querer instalar dentro ou fora do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, obrigado por responder Edson.

Se tiver que tirar a placa-mãe do gabinete acho que vou passar para outra pessoa fazer hehe..

 

Mas antes de comprar até, vou ver esses tutoriais e videos que você passou, e outros mais para ter uma noção de saber se dou conta ou não.

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!