Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ex: tenho um Miliamperimetro de medição maxima de 1mA (0,001A)  ....resistencia interna de 150ohms

vou colocalo no circuito de 30v com uma carga puxando 200ma... (30v 150r = 200ma)

se eu colocar uma resistencia em paralelo de 150,7ohms para drenar 199ma.Creio que não há como né pois as correntes se dividiriam .... queimando o amperimetro?

ou daria certo somento se eu colocar um Resistor em série antes do miliamperimetro com o valor de 30khoms ... dando 1ma no circuito para medição

tens outro jeito?

Postado

Opa desculpe ... não isso seria só um exemplo !!!

é uma apostila que eu li sobre resistência shunt ...para amperímetro.geralmente ela é de Níquel

no caso aqui já tem a resposta .... mais se eu n tivesse essa resistencia de niquel. Somente poderia usar neste circuito uma resistencia de 30k em serie com o instrumento medidor ?

WP_20160330_001.jpg

• Membro VIP
Postado

Na teoria uma resistência shunt tem 0,00R. Na prática ela tem mais que isso, e mais que isso, é um valor conhecido e constante independente da temperatura (por isso níquel) e é feita uma medida de tensão em cima dela. Se seu ...

1 hora atrás, mateus7 disse:

instrumento medidor

... for um voltímetro, basta medir o valor e dividir pelo R conhecido. De fato não estou conseguindo associar os 30K nesta equação. Talvez alguém do setor teórico te ajude, mediante mais informações. Defina melhor instrumento medidor. Convido-o também a sair um pouco do campo da teoria e dar uma olhadela aqui fora.

Se servir opinião prática pra quando você não tiver o fio de níquel, eu deixo você usar um resistor bem baixo qualquer pra medir corrente aproximada medindo a tensão em cima dele. Pois aqui fora nem sempre você precisa de precisaão absoluta. O valor dele envolve alguns "depende" que não consigo descrever com rapidez.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...