Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravador de cd/dvd não lê discos?!?!


Posts recomendados

Olá pessoal, eu tenho mais uma dúvida em questão de periféricos.

O meu computador super básico possui um problema no gravador de CD/DVD.

Ele ainda funciona, e está ligado, ele abre e fecha a tampa, etc. Mas, quando eu coloco um disco para ler, o disco roda um pouco e depois para, mas o conteúdo do disco não aparece no computador e nem consta que o disco está lido.

Procurei alguns tutoriais na internet, mas são várias as ocasiões do problema.

  • Pode ser a lente de leitura que está sujo;
  • Pode ser que o tipo SATA esteja errado;
  • Pode ser minha opção atual de overclock, etc.

 

Mas, realmente não sei qual é realmente a causa do problema. Eu levantei uma sugestão para mim mesmo: Acho que pode ser o tipo de SATA que esteja errado.

Meu HD funciona em modo RAID. E (será?) que meu gravador funcione em IDE?

Sinceramente eu não sei a causa do problema, e eu não pretendo comprar outro gravador, ao menos não agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Você sabe me dizer se seu gravador cd/dvd é SATA ou IDE?

 

Já verificou no SETUP ou no gerenciador de dispositivos  se seu Drive foi detectado?

 

Se ele está abrindo e "lendo" significa que a alimentação está ok, porém pode ser problema no

seu cabo SATA ou se for ide cabo flat.

Arrume com algum amigo outro cabo e faça a substituição, e veja se o problema persiste.

Se for conector sata, tente trocar de conector se houver outro, e faça o teste verifique se ele esta sendo identificado.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fábio Corrêa Vitorino Olá! Boa noite e desculpe a demora.

Em questão se o meu gravador é RAID ou IDE, eu ainda não sei direito. Depois eu vou verificar a etiqueta se ele é RAID ou IDE.

E sim, o gravador é detectado no meu computador. Ele é detectado como (ATAPI iHAS122 SCSI CdRom Device).

E na descrição e em nenhum lugar, ele diz se ele é RAID ou IDE.

Em um utilitário chamado Speecy, eu verifiquei sobre o minha unidade de disco, e ele diz que ele está funcionando normalmente.

Aí eu tentei colocar na BIOS meu setup como IDE, mas meu HD funciona somente com RAID.

Então ou o problema pode ser na lente de leitura, ou como você disse, o problema pode ser no meu cabo SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fábio Corrêa Vitorino disse:

Boa noite!

Sim, muito provavelmente seu drive da gravadora é sata, tente então trocar o cabo, e veja se o problema persiste.

 

Esse seu drive ele é novo? Você comprou recente? Ou já faz tempo que tem?

Mas semana passada, eu troquei os cabos SATA do gravador com o do HD, e mesmo assim meu HD continuava funcionando normalmente. Então acho que o erro não está no cabo SATA.

 

E não, meu drive não é novo. Se eu não me engano, eu tenho este meu computador (e o drive) desde 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você fala em etiqueta ser Raid ou IDE...raid é técnica que torna o sistema mais rápido e seguro. RAID (Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes) é uma tecnologia utilizada principalmente em servidores que consiste em um conjunto de dois ou mais discos. Já IDE é uma forma de conexão de periféricos.

É fácil saber, IDE são os dispositivos que usam aquela fita larga conectada no mesmo, já SATA é aquela fita bem menor, em sua maioria na cor vermelha.

Já arrumei gravadores de DVD abrindo, soltando os cabos flats e reconectando.

 

Cabo flat

cabo-flat-para-disquete-16759-MLB2012563

 

Cabo SATA

 

prod_37_GD_2010611153428.JPG

 

Cabos usados dentro do gravador de DVD

cabo-flat-power-button-h-buster-hbnb-140

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATAPI iHAS122 SCSI CdRom Device

 

Isso não é nem SATA e nem IDE, é SCSI e é antigo pois não lê DVD

 

Pode ser que a mídia ( o disco ) tenha perdido sua capacidade de leitura o que está acontecendo muito hoje devido á má qualidade ( eu mesmo tenho vários não lendo ou gravando e não têm muito tempo da compra ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Henrique - RJ disse:

Se for CD então esse disco pode já estar se apagando por que hoje os discos vendidos são de péssima qualidade para serem baratos.

Sim, eu entendo. Então isso quer dizer que o problema não é no meu drive de CD/DVD, e sim no próprio disco, fui isso que entendi, está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Eu testei agora com outros CDs, e olhe o resultado:

  • Eu tentei com um DVD. E como você disse, não leu.
  • Depois, eu tentei com um CD de música. Também não leu.
  • E depois, tentei com uma CD-ROM original de um jogo de PlayStation 2. E adivinha? Também não leu.

Então, o problema pode ser ou o driver errado, ou o problema pode ser no próprio drive físico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!