Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola a todos.

Estou querendo fazer o circuito abaixo para medir a rotação de um cooler pequeno.

Bom,eu vou ter que montar um codigo c (ccs)para variar a velocidade do cooler(pwm)controle da largura de pulso e um tacometro para medir as rotações desse motor.

O cooler fica entre o TIL 78 e o TIL32.

O programa para variar a velocidade(pwm) eu tenho mas como poderia fazer para colocar no mesmo codigo as instruções para contagiros?schematic_small.png

• Membro VIP
Postado

Pelo hardware do mc. Coloque o sinal do seu contagiros na entrada de contador do timer1. Seu algoritimo vai ser: zere contador, espere 1 tempo, capture a contagem numa variável. Se eu fosse você, nem perdia tempo esperando. Use um outro timer pra interromper a cada segundo, capturar e zerar.

Postado

Isadora o esquema anexo foi apenas referencia  e guia para estudar,na verdade estou montando uma placa laboratorio ,lembra?

Quero deixar espaço na pci para os dois leds IR  e esse potenciometro ai de 100k não entendi qual a sua função e como ajustar,tem a explicação no site que eu vi.

http://www.pyroelectro.com/tutorials/digital_tachometer_rpm/schematic.html

Na verdade é o PIC16F877A que vou usar,a placa laboratorio esta ficando muito boa(ainda esta no forno)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!