Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com dúvida entre esses 2 processadores: Intel Core i5 4440 e AMD FX6300, e queria saber qual vocês recomendam. Cada processador tem sua parte boa, o da AMD com melhor custo benefício, e o da Intel com melhor desempenho. Irei mostrar alguns dados comparando os 2 e peço que me digam qual vocês recomendam :)

Intel Core i5-4440 (cliquem no nome e desçam a página para mais detalhes).

-4ª geração

-4 núcleos

-3.1GHz / Turbo boost 3.3GHz

-Placa gráfica integrada: Intel HD Graphics 4600

-Cache 6MB

preço mais baixo que encontrei (novo): R$ 887,76 (cavuca.com)

AMD FX6300 (cliquem no nome e desçam a página para mais detalhes).

-6 núcleos

-3.5GHz

-Cache 8MB

-Sem placa gráfica integrada

preço mais baixo que encontrei (novo): 489,99 (mercado livre)

Algumas imagens do teste feito pela Chipart, neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=hF9xOhMM0X8, tendo como referência para o i5 4440, o i5 4460, que é praticamente a mesma coisa e até um pouco melhor:

A primeira imagem que selecionei, é de um teste que eles fizeram com jogos, a média de todos, usando uma GTX 980 como placa de vídeo. E o resultado foi:

TEST MEDIA.png

Uma diferença de 5 frames.

Agora trocando a placa por uma 750Ti:

TEST MEDIA 2.png

Uma diferença de 0,83 frames.

Conclusão:

Uma diferença de R$ 400,00 para praticamente a mesma coisa (ou não, isso que quero saber kk, pois o que os dados mostram é isso, mas antes de escolher o FX6300 de cara, vim perguntar aqui, sei lá, tá muito bom pra ser verdade).

E aí? O que acham?

Não sei muito sobre o assunto, então quero ajuda para escolher.

Obs:

Pretendo usar uma GTX 960 4GB com o processador;

Uso do PC focado em jogos.

Postado

Fala Amigão!

Bom, se pretende usar vídeos da ChipArt pra conferir o desempenho das máquinas, sugiro que veja esse vídeo aqui: 

Sei que tem pessoas que não gostam do videos deles mas essa não é a questão, também pretendo comprar uma GTX 960 4GB e um processador novo, vendo esse vídeo cheguei a conclusão de que até um i3 4170 seria uma melhor opção ao invés de um FX 6300. Não sou fanboy da AMD e nem da Intel, atualmente tenho um FX 4300 e não me arrependo de ter comprado ele. Porém tudo depende da empresa que patrocina o jogo, como você pode ver não existe um superior, pois tem jogos que a AMD sai na vantagem e outros que a Intel tem muita mais vantagem, como por exemplo Dying Light. Também não sei se os caras deram uma retocada ali nos gráficos e mostraram resultados diferentes do comum, porém minha opção agora foi optar por um i5 4440 caso tenha grana, se não eu iria de i3. Mas essa é só a minha opnião, claro.

Abraço

• Curtir 1
Postado

@gokurim02

A questão é a seguinte amigo, eu vi esse vídeo, essa é a média geral de frames de todos os jogos que eles realizaram.

Onde, nesses jogos, a maioria massiva eram jogos não-cpu bound, ou seja, jogos que não pesam muito no processador. Em uma média geral o que vai pesar mais é a maioria e não a minoria.

Mas e os jogos cpu-bound? Aí sim, esses fazem diferença. Vamos pegar por exemplo o GTA V, que é um dos jogos mais pesados para processador hoje em dia, se você abrir ele com configs muito alta na gtx 980+fx 6300 e na gtx 980+i5 4440 você vai perceber que a diferença pode chegar até a uns 20 FPS.

Mas e na GTX 750 TI? Aí a diferença é praticamente nula, mas por quê? Porque a GTX 750 TI não tem poder de fogo suficiente para aguentar a mesma configuração alta que a GTX 980, o que acaba aliviando a carga do processador mais forte e o fazendo ter o mesmo desempenho ao processador mais fraco.

Então tudo depende dos jogos que você deseja jogar, é só criar um balanço na configuração. Você pode colocar um FX 6300 numa GTX 980? Pode. O desempenho vai ser ruim? Não. Mas terá jogos que o gargalo vai existir e o desempenho poderia ser melhor com um i5.

No mais, o poder de fogo da GTX 960 4GB já começa a dar indicios da necessidade de um i5/FX 8350 mas, no geral, o FX 6300/i3 4170 aguenta ela tranquilamente e vai ter um desempenho excelente, então não é motivo pra preocupação.

Postado

@gokurim02

O problema ai na verdade é o preço da placa-mãe.

A placa-mãe do FX costuma ser mais cara porque as baratas são as fuleras adaptadas do Phenon e capam o desempenho dos FX. placa-mãe recomendada pro FX é uma com chipset 970 (Exemplo: Gigabyte GA-970-D3P).

Já no i3 isso não acontece, você pode comprar uma B85 ou até mesmo uma mais simples, H81, que não capa o desempenho do i3.

Por isso o i3 ganha no custo x beneficio.

Mas como você tá olhando no Mercado Livre onde os preços variam bastante, dá uma pesquisada boa. Os 2 processadores se assemelham muito em poder de fogo, não tem muita diferença entre os 2 não.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Eu não iria de I3... dual core, mesmo com HT já tá ultrapassado exatamente pelo CPU bound. Se for PC para durar um tempo sem mexer esquece.

Ou vai de FX 6xxx (melhor seria os 8xxx) ou pega logo um I5.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

I5 qualquer é melhor que os FX. Clock por clock eles são melhores (por isso a AMD empurra os clocks dos FX mesmo de entrada pra 4GHz + em modo turbo).

Além disso, por causa da arquitetura, é como se os FX tivessem hyperthreading, pois há um enfileiramento de dados a cada dois núcleos, ou seja, é como se o FX 6300 tivesse 3 núcleos e o 8320E 4 núcleos na hora do "pega pra capar".

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, the Hacker disse:

@Narak13 você dizendo isso o minimo que eu iria esperar de você era dizer pra ir de i5 por ser superior não? Ja que o proposito dele e games

Ele perguntou entre o i3 e o FX 6300...Por isso disse o i3.

Se fosse o i5, obviamente iria recomendá-lo, sem sombra de dúvidas.

Mas parece que ele não tem dinheiro pra um i5.

Postado

Ja me disseram isso de os fx terem metade dos núcleos e a outra metade e formada por modulos ou seja ficaria assim:

Fx4xxx= 2 núcleos

Fx6xxx= 3 núcleos

Fx8xxx= 4 núcleos

• Membro VIP
Postado
agora, the Hacker disse:

Ja me disseram isso de os fx terem metade dos núcleos e a outra metade e formada por modulos ou seja ficaria assim:

Fx4xxx= 2 núcleos

Fx6xxx= 3 núcleos

Fx8xxx= 4 núcleos

+- isso. É uma espécie de Hyperthreading mesmo.

Você nunca vai conseguir deixar os 6 núcleos do 6300 a 100% ao mesmo tempo, pois como há este enfileiramento um dos núcleos deste grupo de 2 está em espera.

Hyperthreading funciona quase da mesma forma, você só tem benefício em paralelo (programas em segundo plano) se os núcleos não estiverem a 100%.

Postado

O que acham desse PC aqui q eu montei?

Fonte PcYes ATX 430W Reais 80 Plus Bronze / 240 reais 

Gabinete Rhino PcYes com 3 Fan, branco com led azul / 305 reais

Memória Ram 8GB 1866MHz DDR3  / 260 reais

Placa-mãe B85M mATX p/ Intel LGA 1150 / 450 reais

Processador i5 4440 Cache 6MB 3.1GHz 3.3 GHz Turbo boost LGA 1150 HD Graphics 4600 /  992 reais

HD SATA 3.5 HDD 1TB 7200RPM 64MB Cache 6GB/s / 320 reais

Placa de vídeo GTX 960 4GB / 1100 reais

Total: 3600 reais - comprando cada peça em lugares diferentes, com preços menores, vai sair uns 3100/3200 pra menos

Preciso saber se tudo é compatível e está com custo x benefício bom, e se vocês tem outras peças para recomendar :)

Obs: Vou jogar nele só LoL e algum outro joguinho de FPS do momento :P

• Membro VIP
Postado

@gokurim02 , eu iria de XFX ou Corsair, mas alguns aqui recomendam esta fonte da PCYes;

Este gabinete tá salgado hein, acho que você o encontra por preço melhor;

Hyper X você encontra no ML pentes de 8GB por menos de 180 reais;

Estes dias tinha 960 4B por ~1000 reais, não lembro a loja;

Também tinha o 4590 por ~1000 reais, não lembro a loja;

O resto é +- por aí.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx

então, botei todos os sites e preços da kabum, mas não vou comprar tudo lá, na verdade só a fonte, coloquei pra saberem a média do preço e lá tem as especificações tudo certinho e tal.

o gabinete: ficou 260 na submarino, escolhi ele porque as avaliaçoes sao bem boas, as pessoas dizem que ele é grande, ele é bonito. vi num vídeo ele sendo montado com um i5 4440 e uma gtx 960, exatamente como eu escolhi, assim eu sei que vou conseguir montar de boa ele, sem faltar espaço nem nada, e como é a primeira vez que vou montar, estava com medo de nao encaixar direito e tal.

a memória: sim, encontrei por 175 lá

a placa de video: então, vou comprar tudo e deixar ela pra daqui um tempo, senão fica mt caro de uma vez só, aí eu pesquiso direitinho o preço, peguei do site da kabum só porque lá é mais detalhado mesmo

valeu aí pela avaliaçao :)

• Membro VIP
Postado

@gokurim02 O gabinete é bom sim, tenho um Rhino destes, o preço é que não tá ajudando. Produto nacional, aço nacional, tudo produzido aqui e aumentam o valor por causa do dólar. Paguei 200 na época.

Quanto ao CPU, veja os 4590, são melhores e o preço tava nivelado com o 4440.

Postado

Sinceramente, Uso domestico aconselharia Intel, meu antigo processador intel ja deu bastante resultados mais acho meio absurdo o preços dos processadores da intel, atualmente to montando plataforma amd e não to me arrependendo, pessoal diz que esquenta muito, cooler box nao resfria mais nada disso ta acontecendo cmg. Logico sei que cada caso e caso, mais sem duvida amd tem mais custo beneficio, não vejo futuro em pagar o dobro do valor por 10 fps. Esse e meu ponto de vista. logico aconselho tambem não pegar fx 6300 um fx 8320 pra cima ou ate fx 8320e menor tensão ta pra economizar na placa :P

• Curtir 1
Postado

@the Hacker

Orçamento limitado e vga no nível de GTX 960 R9 380x vá de FX 6300.

Mais dinheiro para investir vá de i5 4440.

Mas FX 6300 tem 6 núcleos físicos só que com menos unidades computacionais e cache L2 compartilhado  usa o esquema CMT:

Em processamento single thread qualquer core i3 bate com folga até mesmo um FX 8350 octa-core

Aqui um resumo:

CMT do Bulldozer

1 módulo do Bulldozer = 2 unidades INT e 1 unidade FP = cache L2 compartilhado entre os 2 núcleos
2 núcleos do Bulldozer tem 2 unidades INT/1 unidade FP e cache L2 compartilhado

SMT do Zen baseado nos Core i3 i5 i7 atuais:

1 núcleo do Zen = 1 unidades INT e 1 unidade FP = cache L2 dedicado
2 núcleos do Zen tem 2 unidades INT/2 unidades FP e cache L2 individual

Dá uma lida neste tópico tem algumas informações reunida a respeito disso.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1160326-qual-o-processador-mais-barato-para-essa-finalidade-atualmente/#comment-6390901

• Curtir 1
Postado

Muitas pessoas confundem em relação aos FX quanto aos núcleos mais na realidade seguem estes esquemas.

Só que os FX tem o ipc muito baixo, por isto eles só são fortes em multitarefa, quando todos os núcleos físicos são usados, por isto vemos ele se equiparando somente em Multi-Thread, um FX 8350 e i7 3770k, enquanto em single thread um i3 bate qualquer processador da AMD no mercado.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...