Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock num 8320e e msi gaming. chave slow mode deve ser desativada !!!


ilkyest

Posts recomendados

Já tive problemas quanto os sensores das temperaturas quando tive um FX 6300, no caso eu tive que descobrir a temperatura verdadeira indicada pelos programas, baixei o core temp, hw monitor, aida64, deixe os 3 utilitários abertos e verifiquei quais as temperaturas estão equivalentes nos 3, no meu caso o sensor não indicava corretamente as temperaturas dos núcleos e somente a temperatura do CPUTIN indicava corretamente em todos os programas, geralmente a temp do CPUTIN é 10 graus abaixo da temp dos núcleos e com esta base, conduzia-me durante o overclock.

 

Mas antes de fazer overclock é necessário:

 

1- Acesse a bios e desative o turbo core, salve e reinicie.

2- Acesse a bios e verifique em alguma das abas o vcore setado na bios, anote em um papel salve e reinicie

3- Acesse a bios e selecione manualmente o vcore que você anotou no papel, aproveite e desative alguma opção de economia de energia, salve e reinicie.

4- Acesse a bios, eleve o multiplicador aos poucos, o clock padrão do FX 8320E é 3.2 ghz se não me falha a memória suba para 3.3 ghz, salve e reinicie o computador.

5- Entre no Windows e rode o utilitário OCCT por 20 minutos, verifique se dar algum erro ou tela azul e fique de olho nas temperaturas dos núcleos não pode passar de 70 graus.

5.1- Se passar no teste pelo OCCT, suba o clock para 3.4 ghz e rode o OCCT novamente; se der erros, suba o vcore de 0.1 em 0.1 até passar no teste pelo OCCT.

 

***OBS***

 

A regra básica é: Testar o processador em X clock e em X vcore, se passar no teste suba o clock de 100 em 100 mhz e se não passar no teste suba o vcore de 0.1 em 0.1 até estabilizar no presente clock, sempre testando a estabilidade do over pelo utilitário OCCT.

 

Fique atento para as temperaturas não passarem de 70 graus, caso contrário melhor juntar uma grana para um cooler que mantenha as temps dentro do permitido.


Valeu, qualquer dúvida manda aí para nós aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@OCCT  na verdade eu sempre subi 2/2 passos e desci de 1/1.

 

A pergunta é...

 

CPU Voltage ou CPU-NB voltage. Agora está em "auto" ambos. Ontem deixei em 4.400 o processador, e ambos em auto, e segurou de boa, pelo menos instalando o linux, e sem iommu ativado....

 

 

P_20160426_053513.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, ilkyest disse:

A pergunta é...

 

CPU Voltage ou CPU-NB voltage. Agora está em "auto" ambos. Ontem deixei em 4.400 o processador, e ambos em auto, e segurou de boa, pelo menos instalando o linux, e sem iommu ativado....

Cadê a pergunta? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PH Benchmarker

 

Em 26/04/2016 às 12:35, PH Benchmarker disse:

 

"Vulgo": Vcore, tensão do núcleo do CPU.

 

"CPU Voltage ou CPU-NB voltage."

 

Qual desses dois eu devo subir? porque eu entendo que subi o errado. Mas, mesmo em 4,6GHz, e ambos em "Auto" tá rodando o OS pelo menos... aí que estou a não entender mais nada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest

 

Já tentou subir o clock ao máximo sem mexer no NB voltage e outras opções?

 

Tenta fazer do jeito que te disse e alcançar o clock máximo somente subindo o vcore, quando chegar no limite aí sim você parte para tentar subir o NB voltage, eu subi um FX 6300 na pior mobo para fazer overclock a GA 78LMT-S2, eu já elevei de 3.5 ghz para 3.9 ghz, só não aumentei mais porque não queria arriscar nessa mobo, mas a única coisa que fiz foi tudo que descrevi acima para você, subindo o vcore, passo a passo, mas fiquei atento sempre nas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest  

 

1- Você está fazendo overclock no North Bridge (Ponte norte do chipset)? Se não está pode deixar o NB-Voltage em padrão.

 

2- Sobe apenas o CPU Voltage (vCore) manualmente e aos poucos coisa de 0,1v, seu CPU é o mesmo que o meu, logo o padrão sem turbo core ativado é 1,113v. Se estava fazendo overclock com o vCore em automático, recomendo recomeçar o over, pois em automático a mobo às vezes exagera e joga um pouco a mais de vCore, fazendo aquecer sem necessidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PH Benchmarker  aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah beleza.... isso que eu queria saber

 

é, eu estava subindo o errado mesmo.

 

Vou fazer diferente. Esse proc. aí pelo que vi é mais frio que o phenom. Eu vou baixar a stock o clock dele, e rodar em linux alguma coisa, porque pelo que vi o lm-sensors lê melhor que o speedfan e o hwmonitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2016 às 13:14, ilkyest disse:

@PH Benchmarker  aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah beleza.... isso que eu queria saber

 

é, eu estava subindo o errado mesmo.

 

Vou fazer diferente. Esse proc. aí pelo que vi é mais frio que o phenom. Eu vou baixar a stock o clock dele, e rodar em linux alguma coisa, porque pelo que vi o lm-sensors lê melhor que o speedfan e o hwmonitor

Rapaz, sinceramente acho que essa temperatura e muito errada mesmo se tivesse water cooler. meu fx 8320e+ msi 970 também em jogos normais fica com 50ºC com cooler box

tenta usar msi comander center vem no cdzinho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eae amigo, tudo beleza? Bom, primeiramente sou leigo nessas coisas e preciso de uma ajudinha, to querendo fazer um overclock no meu 8320E, vi em vários artigos em que pessoas  conseguiram deixar ele até em 4.5 ghz, achei isso esquisito e não sei se é verdade, se sim ou mais próximo gostaria da um passo a passo se possivel, embaixo vai as configurações do meu PC: 

 

AMD FX 8320E Eight-Core Processor 3,2GHZ

Zalman Cooler CNPS8X

MEMORIA G.SKILL ARES 8GB (2X4)1600 MHZ

placa-mãe Asus M5A78L-M/USB3

Fonte Corsair 600W

Asus Strix GTX 960 2GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Pessoal, voltando ao tópico....

 

P_20160426_053513.jpg

 

Eu estou achando que o V-core é o de baixo mesmo. Vejam: O processador está em stock. não tem sentido que a alimentação dele (v-core) seja de apenas 0,880V. Tá muito estranho, e estou com muito receio em aumentar. O overclocker da AMD não faz nada nessa mobo.. Nada nada. Só o OC  Genie que faz, mas põe tudo em full (até os fans)

 

 

PrtScr capture.jpg

PrtScr capture_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, vamos lá...

 

e É o Vcore mesmo, meu deus...

http://www.overclockersclub.com/reviews/amd_fx8320e_cpu__msi_970_mobo_review/4.htm

 

Ali é o review, exatamente, da minha mobo... OMG... e veja que pelo CPU-Z é o tal vcore... que foldando, está em 0,880V, é uma brasa mora :eek:

PrtScr capture_5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!