Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,
Esses ultimos dias fui até a faculdade e levei meu pendrive para imprimir um trabalho, dai a atendente da biblioteca disse que meu pendrive "estava com vírus" e com isso, acabou abrindo um atalho que dava origem em todos os arquivos que continha no pendrive. Quando cheguei em casa e espetei o pendrive nela acabei notando que uns arquivos executáveis que eu tinha sumiram, e no desktop alguns programas desapareceram. Feito isso, fiz backup, formatei meu notebook, reinstalei todos programas e passei o Kaspersky Internet Security em todo o PC e nos meus dois dispositivos de armazenamento removíveis (Pendrive esse que estou falando, e meu HD Externo sem problemas) e ambos apresentaram nenhuma ameaça.

Passei um programa chamado LimpaPenDrive no meu pendrive, dai ele limpou ele completamente excluindo o atalho e transformando ele nessa pasta de arquivos onde estão todos meus arquivos. Feito isso, copiei essa pasta Arquivos para minha área de trabalho, formatei meu pendrive e copiei de volta essa pasta Arquivos só que com todos os arquivos internos distribuídos pelo pendrive como sempre foi e fiz um escaneamento nele para garantir, até ai ok 0 de vírus.

Só que o problema veio depois, quando espetei novamente o pendrive no meu computador, ele continuou exibindo aquele único atalho com todos arquivos do meu pendrive. Como eu procedo para resolver esse problema? Estou em dúvida se isso é o pendrive que está "morto" ou o computador com algum vírus pois estou estranhando por ambos não estarem infectados e acontecer esse comportamento no pendrive. Valeu!!

duvida.jpg

duvidadepois.jpg

Postado

Informe exatamente qual foi esse programa LimpaPenDrive, talvez este comportamento seja característica desse programa, pois talvez ele tenha deixado alguns arquivos ocultos para fazer exatamente isso.

Se voce scaneou com o antivírus e nada foi detectado, então ele deve estar limpo.

Mas se quiser zerar este pendrive, use o diskpart:

Abra o CMD como Admin, dê Enter após cada comando:

diskpart

list disk (identifique o pendrive)

select disk 3 (onde 3 é o pendrive)

clean

create partition primary

format partition fs=fat32 (ou ntfs)

exit (para sair do diskpart)

Postado

Então, esse Limpapendrive baixei no site do Professor Ramos http://professorramos.com/index.php/downloads/ que é um programa que deleta os atalhos e mantém a(s) pasta(s) original(is).
Fiz agora outro escaneamento utilizando Kaspersky Internet Security e ele detectou um cavalo de tróia que foi excluido na hora, depois disso 0 falhas e 0 ameaças de novo dai passei um limpa pendrive agora de novo e ele deixou aquela pasta sem nome com todos os meus arquivos originais., o que imagino que esteja 100% livre de virus não sei. Quero zerar ele, porém antes preciso realizar um backup desses dados que são importantes para não perder. Seria indicado arrastar todos eles para o desktop ja que não existem ameaças, realizar esse zeramento e depois copiar todos eles para a raiz?? Muito Obrigado! 

Postado

A melhor varredura que tem é o Virus Total Online pois ele utiliza vários antivírus.

Depois de voce estar satisfeito com as varreduras dos antivírus, pode sim copiar para o computador, zerar o pendrive e trazer de volta os arquivos.

Também indicaria uma prevenção no pendrive, tem uma vacina que protege os arquivos autorun e recycler do pendrive:

https://sourceforge.net/projects/usbdriveprotect/

Tutorial:

http://www.yamstutoriais.com.br/2014/01/tutorial-como-proteger-vacinar-o-seu.html

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!