Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Aconteceu um problema comigo que nunca tive antes, e é no mínimo estranho. 

Comprei hoje uma placa-mãe nova GigaByte H61M-S1 rev. 2.2, e um processador i5 3470 usado de um conhecido que alegava estar funcionado perfeitamente. Durante a montagem e instalação notei que a placa-mãe não inciava o sistema! Eu tinha acesso à BIOS normalmente, alterava as coisas normalmente, porém na hora de arrancar pra instalar o sistema travava tudo antes de iniciar qualquer forma de instalação de sistema. Simplesmente travava na logo inicial da placa. Depois de inúmeras tentativas, percebi que só conseguia iniciar se fosse desativado um dos 4 núcleos do processador no setup da placa. Não é possível escolher qual núcleo desativar, posso apenas escolher a quantidade deles que vai ser usada. Funciona normal com 1, 2 ou até 3 núcleos, porém se ativar os 4 a placa trava na tela do logotipo. Enquanto estou no setup, com os 4 núcleos ativados, tudo aparece normal, inclusive tensão, frequência e tudo mais, normalmente mostrando os 4 núcleos em funcionamento. O problema está no processador ou na placa? Queria ter uma certeza antes de pedir a troca da mesma na loja. 

Se alguém passou por algo parecido ou puder ajudar eu agradeço!

• 2 semanas depois...
Postado

Testei o mesmo processador em uma placa intel Desktop Board DH61CRBR, com bios atualizada também, e foi o mesmo problema.. com 3 núcleos funciona, com 4 trava.. posso condenar o processador?? Ou é alguma incompatibilidade??? Existe a possibilidade de ter estragado apenas 1 núcleo? E como saber qual foi? Nenhuma dessas placas permite escolher exatamente qual núcleo usar, apenas a quantidade deles

• Membro VIP
Postado

Sim é possível. Seria mais comum se o processador fosse K, que oferece overclock. Talvez tenha sofrido alguma descarga elétrica, algo do tipo.

Semelhante ao que ocorria com alguns processadores da AMD que eram vendidos com denominação inferior porque o processo produzia alguns processadores com defeito, então apenas parte dos núcleos fica disponível para uso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...